30/04/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
IV SEMANA DA PÁSCOA (Branco Ofício do dia)
Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 26 "Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação.
27 Com efeito, os habitantes de Jerusalém e os seus magistrados não conheceram Jesus, e, sentenciando-o, cumpriram os oráculos dos profetas, que cada sábado são lidos.
28 Embora não achassem nele culpa alguma de morte, pediram a Pilatos que lhe tirasse a vida.
29 Depois de realizarem todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, puseram-no num sepulcro.
30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.
31 Durante muitos dias apareceu àqueles que com ele subiram da Galiléia a Jerusalém, os quais até agora são testemunhas dele junto ao povo.
32 Nós vos anunciamos: a promessa feita a nossos pais,
33 Deus a tem cumprido diante de nós, seus filhos, suscitando Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: 'Tu és meu Filho, eu hoje te gerei'."
Palavra do Senhor.
Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
"Fui eu mesmo que escolhi este meu rei
e, em Sião, meu monte santo, o consagrei!"
O decreto do Senhor promulgarei,
foi assim que me falou o Senhor Deus:
"Tu és meu filho, e eu hoje te gerei!"
Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei
por tua herança os povos todos e as nações,
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
Com cetro férreo haverás de dominá-los
e quebra-los como um vaso de argila!
E agora, poderosos, entendei;
soberanos, aprendei esta lição:
com temos servi a Deus, rendei-lhe glória
e prestai-lhe homenagem com respeito!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
14 1 Disse Jesus: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
3 Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.
4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou".
5 Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"
6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançarmos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
O Cristo Senhor foi entregue por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, aleluia! (Rm 4,25)
Guardai, ó Deus, no vosso constante amor, aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai
Jesus sabe o quanto o nosso coração se perturba, se agita, se preocupa e se inquieta. Ele sabe o quanto o nosso coração é movido pelos medos, pelas incertezas e isso vai envolvendo o nosso coração e nos enchemos de perturbação.
Tenha fé em Deus! Você sabe que a fé é o antídoto para vencer todos os medos e perturbações da nossa alma e da nossa vida, por isso não alimente os seus medos, pelo contrário, alimente a sua fé; não alimente as suas incertezas, mas alimente a sua convicção e a sua confiança em Deus. Não alimente aquilo que te traz descrença, mas alimente aquilo que sustenta a sua fé.
Alimente a sua relação com Jesus, alimente a sua relação com Deus, se encha, se preencha da Palavra e da presença de Deus. Diante de tantos caminhos, de tantas ilusões e apontamentos que recebemos na vida, não tiremos d’Ele o nosso olhar, porque Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai.
Volte-se para Jesus para que Ele nos faça caminhar no único caminho que nos traz a vida
Não tiremos de Jesus o sentido da nossa existência, não tiremos d’Ele a razão do nosso viver, porque existem muitas razões apontadas para o mundo, mas a única verdade que nos salva é Jesus. Se queremos uma razão para viver, o mundo nos aponta mil e uma razões, mas há uma única razão que dá sentido à nossa vida, essa razão se chama Jesus. Ele é o caminho, a Verdade e a Vida.
Por mais agitada que se encontra a vida de cada um de nós, por mais perturbado que esteja o nosso coração pelas inquietações e preocupações do cotidiano, nos voltemos para Jesus, permitamos que Ele acalente e acalme aquilo que nos atormenta no dia a dia. Permitamos que a vida de Jesus ressignifique a nossa vida cada dia e a cada momento. Permitimos em meio a esses tormentos todos que Jesus nos ilumine, nos acalme e que cuide de nós.
Volte para Jesus o seu coração, volte para Ele em meio aos planos todos que você já tem para a sua vida, para o seu cotidiano, para a sua existência. Entregue tudo nas mãos de Jesus, coloque no coração de Jesus, confie n’Ele e não deixe que a agitação perturbe o seu coração.
Não permita que o medo, que traz tanta depressão, dê direção à sua existência. Volte-se para Jesus para que Ele ilumine as estradas da nossa vida e nos faça caminhar no único caminho que nos traz a vida. Caminhemos nos caminhos de Jesus!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário