01/09/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada
Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Oração do Dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 1 Coríntios 2,10-16
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
10 Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11 Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou
13 e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.
14 Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.
15 O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém.
16 Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145

É justo o Senhor em seus caminhos.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.



Evangelho - Lucas 4,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados.
32 Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade.
33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: 34 “Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!”
35 Mas Jesus replicou severamente: “Cala-te e sai deste homem”. O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum.
36 Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: “Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?”
37 E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)

Depois da Comunhão
Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

A palavra do Senhor expulsa os espíritos malignos de nossas vidas

"Que palavra é esta? Ele comanda os espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem "(Lucas 4:36)

Estamos contemplando o poder da palavra de Jesus, na verdade Jesus é a palavra viva e encarnada, a palavra eterna do Pai. A palavra de Deus tem poder e autoridade, é assim que devemos nos render à palavra de Jesus, pois passamos por tantas situações perturbadoras na vida que perturbam a nossa própria existência. 

Quem pode acalmar os demônios que atormentam, as assombrações que fervem em nosso ser? A palavra de Jesus tem poder, e a palavra Ele mesmo em ação  expulsa os espíritos impuros. 

Este homem que estava na sinagoga possuído por um espírito impuro, viu que os espíritos impuros começaram a gritar quando viram Jesus, e eles próprios disseram: “Vens nos destruir? "Eu sei quem é? O filho de Deus, o Santo de Deus ”, e Jesus ameaçando-os disse:“ Cale a boca e saia daí ”. 

 

Os espíritos impuros estão ali com os sentimentos impuros, com o olhar impuro agindo e perturbando nossa vida.  

A palavra de Deus quer expulsar de nossa vida todos os espíritos impuros que gritam dentro de nós. E não são poucos, têm muito medo, ressentimento, raiva, ressentimento, decepções e desilusões que gritam dentro de nós; nossas vaidades que perturbam a cada dia, as maldições que entram em nós e muitas vezes, não as percebemos. 

Os espíritos impuros estão ali com sentimentos impuros, como o olhar impuro agindo e perturbando nossa vida e nossa existência. Precisamos nos render ao poder de Jesus e ao poder da palavra de Deus, porque a palavra de Deus não apenas creu, como no início, criando todas as coisas, como um novo coração creu, um novo espírito em nosso ser, mas a palavra dele expulsa o que é mau.  

O mal foge, teme e não resiste à Palavra do Senhor nosso Deus. Portanto, é uma provocação e um questionamento em nossa vida: Qual é o lugar que a palavra de Deus ocupa em nosso coração? Qual é o lugar que a palavra de Deus ocupa em nosso ser?

Se os demônios temem e fogem da palavra de Deus, não poderemos fugir dela, temos que abrigar, preencher e colocar a palavra como sentinela, para que esteja em nós. Está em nosso coração o tempo todo, de modo que nenhum tormento está em nossa alma. A palavra de Jesus é poderosa e queremos nos render a ela. 

 

Deus te abençoe   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ