26/09/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Oração do Dia
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Eclesiastes 11,9-12,8
Leitura do livro do Eclesiastes.
11 9 Jovem, rejubila-te na tua adolescência, e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta.10 Exclui a tristeza de teu coração, poupa o sofrimento a teu corpo, porque a juventude e a adolescência são vaidade.
12 1 Mas, lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; 2 antes que se escureçam o sol, a luz, a lua a as estrelas, e que à chuva sucedam as nuvens; 3 anos nos quais tremem os guardas da casa, nos quais se curvam os robustos e param de moer as moleiras pouco numerosas, nos quais se escurecem aqueles que olham pela janela,4 nos quais se fecham para a rua os dois batentes da porta, nos quais se enfraquece o ruído de moinho, nos quais os homens se levantam ao canto do passarinho, nos quais se extingue o som da voz,5 nos quais se temem as subidas; nos quais se terão sobressaltos no caminho, nos quais a amendoeira branqueia, nos quais o gafanhoto engorda, nos quais a alcaparra perde a sua eficácia, porque o homem se encaminha para a morada eterna e os carpidores percorrem as ruas;6 antes que se rompa o cordão de prata, que se despedace a lâmpada de ouro, antes que se quebre a bilha na fonte, e que se fenda a roldana sobre a cisterna;7 antes que a poeira retorne à terra para se tornar o que era; e antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu.8 Vaidade das vaidades!, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.
Palavra do Senhor.
Salmo - 89/90
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Vós fazeis voltar ao pó todo mortal
quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!”
Pois mil anos para vós são como ontem,
qual vigília de uma noite que passou.
Eles passam como o sono da manhã,
são iguais à erva verde pelos campos:
de manhã ela floresce vicejante,
mas à tarde é cortada e logo seca.
Ensinai-nos a contar os nossos dias
e daí ao nosso coração sabedoria!
Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?
Tende piedade e compaixão de vossos servos!
Saciai-nos de manhã com vosso amor,
e exultaremos de alegria todo o dia!
Que a bondade do Senhor e nosso Deus
e repouse sobre nós e nos conduza!
Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
Evangelho - Lucas 9,43-45
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
9 43 Todos ficaram pasmados ante a grandeza de Deus. Como todos se admirassem de tudo o que Jesus fazia, disse ele a seus discípulos:
44 “Gravai nos vossos corações estas palavras: O Filho do Homem há de ser entregue às mãos dos homens!”
45 Eles, porém, não entendiam esta palavra e era-lhes obscura, de modo que não alcançaram o seu sentido; e tinham medo de lhe perguntar a este respeito.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor (Jo 10,14).
Depois da Comunhão
Ó Deus, auxilia sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A verdadeira glória é a que vem da cruz
Jesus está enfatizando uma verdade, uma realidade que Ele vai encarar e que já assumiu no Seu coração: a verdade de não ser aceito, de ser rejeitado e, sobretudo, de ser entregue por causa daquilo que Ele trouxe, o Reino de Deus. Ele vai ser rejeitado, maltratado, julgado, condenado, crucificado e morto.
Ele começa a preparar os Seus discípulos para que possam compreender isso, mas os discípulos não podiam compreender ou não entraram no significado de tamanho mistério. Porque, na verdade, é aquele olhar que temos do triunfo. Para nós a vida em Deus é sempre triunfante, até escutamos alguns chavões: “Quem está em Deus não passa pelo mal”. “Quem está em Deus não experimenta derrotas”. “Quem está em Deus não tem sofrimentos”. “Quem está em Deus não tem doenças”. Não é verdade, isso é ilusão, isso é uma visão distorcida do Reino de Deus.
Quem está em Deus passa por aquilo que os humanos passam, porque Jesus, o Filho de Deus, o servo de Deus experimentou as maldições humanas na Sua própria carne, rejeitado, maltratado, crucificado, zombado e foi de todas as formas humilhado.
Toda a glória que não passa pela cruz é mundana, é do espírito do mundo
Quando passarmos pelas humilhações da vida, não as tratemos como castigo de Deus, como desprezo de Deus ou qualquer coisa que a mentalidade mundana dentro da fé criou, de forma alguma.
Abramos a mente e o coração porque os discípulos não se abriram para compreender e, por isso, abandonaram o Mestre quando passaram pelas provações, pelas privações, quando viram tudo que acontecia a Ele.
Muitos de nós abandonam Jesus quando estão doentes, enfermos, quando são caluniados, injustiçados, dizendo: “Eu não mereço isso”. E Jesus merecia o que passou, sofreu e viveu? De forma alguma. Mas sobre toda cruz vivida em Deus, vem o triunfo da glória. Toda a glória que não passa pela cruz é mundana, é do espírito do mundo.
O mundo tem a sua glória, as glórias mundanas estão aí, estão coroando e exaltando. As glórias mundanas são para quem é orgulhoso, soberbo, vaidoso, mas são glórias que não salvam, mas levam o ser humano a se perder no emaranhado de confusões, sentimentos e de tantas coisas da vida.
A verdadeira glória é a que vem da cruz e dela não se envergonhou Jesus. Pelo contrário, abraçou, foi todo humilhado e desprezado, nem aparência humana tinha, mas é essa glória que Ele abraçou, a glória da rejeição, a glória de ser rejeitado, mas ser coerente com aquilo que era o Reino dos Céus.
Peçamos a Deus a ciência divina para abraçarmos a nossa cruz de cada dia e não para buscarmos as glórias humanas. A glória que nos interessa é aquela que vem do coração de Deus.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário