29/09/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 SANTOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL (Branco, Glória Prefácio dos Anjos – Ofício da Festa)


Antífona de entrada
Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos á sua palavra (Sl 102,20).
Oração do Dia
Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Daniel 7,9-10.13-14

Leitura da profecia de Daniel.


9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.


Palavra do Senhor.



Salmo - 137/138
Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor!

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos
e ante o vosso templo vou prostrar-me.

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,
porque fizestes muito mais que prometestes;
naquele dia em que gritei, vós me escutastes
e aumentastes o vigor da minha alma.

Os reis de toda a terra hão de louvar-vos
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
Hão de cantar vossos caminhos e dirão:
“Como a glória do Senhor é grandiosa!”

Evangelho - João 1,47-51

Aleluia, aleluia, aleluia.


Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.


Naquele tempo, 1 47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”.
48 Natanael pergunta-lhe: “Donde me conheces?” Respondeu Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”.
49 Falou-lhe Natanael: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”.
50 Jesus replicou-lhe: “Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta”.
51 E ajuntou: “Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


Palavra da Salvação.



Oração Sobre as Oferendas
Nós vos apresentamos, ó Deus, com nossas humildes preces, estas oferendas de louvor; fazei que, levadas pelos anjos à vossa presença, sejam recebidas com agrado e obtenham para nós a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Graças vos dou, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos eu vos louvo (Sl 137,1).

Depois da Comunhão
Alimentados na força do pão do céu, dai-nos, ó Deus, sob a proteção dos vossos anjos, progredir no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Os anjos de Deus comunicam o amor d'Ele por nós

“Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1,51).

Hoje, temos a graça de celebrar os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Estamos contemplando a presença angelical dos anjos, dos arcanjos de Deus no meio de nós. A primeira coisa importante de dizer é que não podemos perder a visão do sobrenatural. Acostumamo-nos com as coisas do mundo, com as realidades humanas que nos entretemos com as coisas humanas e nos esquecemos ou deixamos em segundo plano a realidade espiritual tão presente e tão real no meio de nós. É aquilo que os olhos não conseguem ver, as realidades invisíveis que estão no meio de nós.

Por mais que façam figuras e imagens dos arcanjos, eles não têm aparências humanas, eles são realidades espirituais. Quando eu preciso conversar com meu anjo da guarda, quando eu preciso invocar os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, não preciso ter a imagem deles perto de mim. É claro que, onde os tiver, nos ajudará a lembrar e recordar, mas eles são realidades espirituais maravilhosas, são criaturas criadas por Deus, para a glória d’Ele primeiro.

Não se esqueça disto: os anjos estão para glorificar a Deus; e a função deles é a glória de Deus, mas todo anjo é mensageiro, é presença de Deus. Todo anjo é aquele que traz Deus para o meio de nós, e é isso que faz no meio de nós os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Deus está no meio de nós e os Seus anjos estão a serviço da comunicação do Seu amor por nós

O maior deles, ou o mais conhecido, o mais citado pelas Sagradas Escrituras é, justamente, aquele que nos defende contra as incidias e maldades do maligno: Miguel. Para nos dizer que ninguém é como Deus, ninguém é maior do que Ele. Estou vendo pessoas tendo medo do demônio, falando mais dele, o exaltando, mas não precisamos.

Miguel Arcanjo pisa na cabeça da serpente, ele pisa na cabeça do maligno e com sua espada desembainhada (no sentido figurativo da palavra) está dizendo: o demônio não tem poder sobre nós. Quando você sentir o poder do mal, invoque, por favor, a São Miguel Arcanjo, ele é Deus no meio de nós combatendo o poder do mal.

No meio do mundo em que vivemos há muitas doenças e enfermidades. Olhemos as pandemias, não é só a do coronavírus, mas tantas outras endemias, realidades e enfermidades do corpo, da alma e do espírito.

A saúde de Deus se chama Rafael, é o anjo da cura divina. Invoquemos São Rafael, invoquemos a presença da cura, da medicina divina no meio de nós. Deus nos quer curados e restaurados porque, na eternidade, seremos plenos, e São Rafael é aquele que nos dá a luz da cura divina.

A maior das tragédias humanas é a comunicação, não sabemos nos comunicar uns com os outros e não deixamos que a comunicação da graça de Deus esteja em nós. E, por isso, há tantos atropelos, desentendimentos, ofensas e desavenças.

A comunicação divina se chama Gabriel, invoquemos o arcanjo Gabriel para que Deus nos comunique a Sua graça e para que sejamos comunicadores da graça de Deus com o auxílio dessa presença amorosa de Deus, que é o arcanjo Gabriel.

Deus está no meio de nós e os Seus anjos estão a serviço da Sua glória, da comunicação da graça e do amor d’Ele por nós.

Deus abençoe você!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ