12/09/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
Oração do Dia
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - 1 Coríntios 10,14-22
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
10 14 Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria.
15 Falo como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo.
16 O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?
17 Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.
18 Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas?
19 Que quero afirmar com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa?
20 Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios.
21 Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?
Palavra do Senhor.
Salmo - 115/116
Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
Evangelho - Lucas 6,43-49
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 43 Disse Jesus aos seus discípulos: “Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto.
44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.
45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
46 Por que me chamais: ‘Senhor, Senhor. e não fazeis o que digo?’
47 Todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
48 É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída.
49 Mas aquele que as ouve e não as observa é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela, e ela logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos, por esta oferenda, render-vos a devida homenagem e fazei que nossa participação na eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Depois da Comunhão
Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Cuide-se para produzir as melhores frutas
“O homem bom joga as coisas boas do bom tesouro de seu coração. Mas o homem mau atira coisas do seu tesouro ruim, porque a tua boca fala que o coração está cheio "(Lucas 6:45)
Nós sabemos o que temos dentro de nós pelo que sai de nós. A palavra de Deus é muito verdadeira: uma árvore que é uma árvore ruim dá frutos ruins.
Veja, os frutos são aqueles que saem de dentro de nós. Não que alguém esteja te julgando, mas agressões, palavras ásperas, pesadas e destrutivas saem da sua boca, é tudo o que está dentro de você.
Muitas vezes, a gente tenta consertar, colocar outra coisa no lugar, mas o que está saindo é o que a gente está economizando. Às vezes há pessoas que, quando abrem a boca, temos que falar sobre elas. A pessoa fica amarga até o fim de uma coisa boa, mas quando ela começa a falar, é muito amargo, é difícil não ficar amargo por isso. Uma pessoa azeda quanta amargura se espalha.
Hoje, todos são críticos de todos, e uma pessoa crítica critica todas as pessoas,
mas você não pode olhar para isso. Nenhuma das pessoas vale, o governo não vale, a outra não vale ... E você só vê a pessoa falando de coisas que não valem, e quando a gente vê o ambiente também não vale, mas a pessoa não percebe que é de dentro dela que saem coisa. Quando a gente vê a boca da pessoa, ela fala palavras, agressões saem o tempo todo, palavras pesadas e ásperas.
A palavra de Deus é muito verdadeira: uma árvore boa só pode dar frutos bons, não dará frutos ruins ou estragados.
Cuidemos do tesouro que é o nosso coração, pois é a grande bênção ou a maldição da nossa vida, porque é o que está guardado naquele que trazemos para a vida.
É verdade que uma pessoa cheia da graça de Deus não fica só falando em alguns momentos: quando se prepara para falar lindamente, vemos na vida onde ela está. Ela faz a diferença no trabalho e na família. Quando ela chega, ela traz um pouco de graça, porque ela tem isso dentro de si, mas não é a graça de fazer palhaçada ... Ela traz graça, porque a palavra de Deus repousa sobre ela.
Preste atenção ao que sai de você onde você está, o que você traz para os outros, que presença você está na vida de quem é o seu porto. A graça que você comunica aos seus filhos, ao seu marido, à sua esposa, a quem você trabalha e vive, a quem eles são próximos a você.
Às vezes, a árvore precisa ser podada e purificada. Não que a árvore seja totalmente ruim, mas em algum momento está sendo negligenciada, por isso continua seca. Tenho certeza de que você é uma árvore de excelente qualidade, mas está negligenciada.
Cuide para que você possa produzir os melhores frutos.
Deus te abençoe
Comentários
Postar um comentário