05/09/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Oração do Dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - 1 Coríntios 4,6,15
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
4 6 Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.
7 O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?
8 Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis, de fato, para que também nós reinemos convosco!
9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.
10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados!
11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes,
12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos!
13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora...
14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.
15 Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho.
Palavra do Senhor.
Salmo - 144/145
O Senhor está perto de quem o invoca!
É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.
O Senhor cumpre os desejos dos que o temem,
ele escuta os seus clamores e os salva.
O Senhor guarda todo aquele que o ama,
mas dispersa e extermina os que são ímpios.
Que a minha boca cante a glória do Senhor
e que bendiga todo ser seu nome santo
desde agora, para sempre e pelos séculos.
Evangelho - Lucas 6,1-5
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?"
3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;
4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?"
5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)
Depois da Comunhão
Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A essência de Deus é o amor e a misericórdia
“Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos” (Lucas 6,1).
Primeiro, é preciso entender que o sábado na mentalidade judaica, na cultura, na tradição judaica, ocupa um lugar central, porque observar a lei acima de tudo é guardar o sábado. A lei para quem vive a radicalidade da compreensão da letra está acima de todas as coisas: não se pode abrir mão do sábado, não se pode trabalhar aos sábados, não se pode, de forma alguma, realizar nada.
Eles entenderam a lei escrita, mas não entenderam o espírito dela. Eles entenderam que era para guardar o sábado, mas não entenderam por que o guardar. Guardar em honra, em respeito, em amor ao Senhor nosso Deus, mas a palavra fundamental é compreender o amor.
O amor a esse Deus não pode nos levar a sermos pessoas cegas, bitoladas, rigoristas, que estão preocupadas com a letra, mas não estão preocupadas com a essência da letra.
Aquilo que fazemos para Deus, em honra e amor a Ele, é para entrarmos na essência d’Ele. Então, eu cumpro os meus preceitos religiosos, vou à Missa, faço as minhas orações, mas não entro na essência de Deus, a qual nos revela justamente Jesus.
A essência de Deus é aquilo que Ele é: amor e misericórdia. Deus não é a lei pela lei, Ele não é o rigorismo pelo rigorismo. Deus não nos forma para sermos cegos, mas para abrirmos os nossos olhos.
O amor a esse Deus não pode nos levar a sermos pessoas cegas, bitoladas e rigoristas
Do que adianta guardarmos o sábado ou observarmos a lei se não enxergamos o pobre, o sofrido… Se não enxergamos quem está na nossa casa, se não enxergamos a dor do outro? “Eu sei que é sábado, mas os discípulos estão com fome, não comeram e estão arrasados. Debulhem as espigas e comam”. E Deus estava ali sendo agraciado, louvado e exaltado porque cuidou da fome e da necessidade do outro.
Jesus mesmo dá o exemplo de Davi: os pães estavam reservados aos sacerdotes, mas Davi, na sua fome, comeu aquilo que estava reservado somente a eles. A lei que não nos ensina a cuidar do outro, a nos voltarmos para o outro, a atender a necessidade do outro, essa lei não é divina ou não tem o espírito da graça.
Não é o problema da lei, mas o problema de quem a interpreta, é de quem olha a letra pela letra, é de quem olha as Escrituras pelas letras, mas não pelo Espírito. Por isso, que Deus nos conceda hoje o Espírito da graça, do amor e da misericórdia para entendermos que a pessoa humana, que o ser humano na fome, na sede, na carência e em tudo que vive é mais importante.
Quem ama a Deus cuida do seu próximo!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário