02/10/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

SANTOS ANJOS DA GUARDA (Branco, Prefácio dos Anjos – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Anjos todos do Senhor, bendizei o Senhor; cantai a sua glória, louvai-o eternamente (Dn 3,58).

Oração do dia

Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Êxodo 23,20-23)

Leitura do livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 23 20 “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.
21 Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele.
22 Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários.
23 Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei”.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 90/91

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.


Quem habita ao abrigo do altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

Do caçador e do seu laço ele te livra.
Ele te salva da palavra que destrói.
Com suas asas haverá de proteger-te,
com seu escudo e suas armas, defender-te.

Não temerás terror algum durante a noite
nem a flecha disparada em pleno dia;
nem a peste que caminha pelo escuro
nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mateus 18,1-5.10)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! (Sl 102,21).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as nossas oferendas em honra dos santos anjos e fazei que, velando sempre ao nosso lado, nos guardem dos perigos desta vida nos levem à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Na presença dos anjos eu vos louvo, Senhor meu Deus (Sl 137,1).

Depois da Comunhão

Ó Deus, que alimentais com tão grande sacramento a nossa peregrinação para a vida eterna, guiai-nos, por meio dos vossos anjos, no caminho da salvação e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Os anjos nos colocam na presença de Deus

“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei” (Êx 23,20).

É com muito amor e alegria no coração que, hoje, celebramos os Santos Anjos da Guarda. É uma dádiva divina, Deus deu a cada um de nós, no momento da nossa concepção, um anjo para guardar, proteger e caminhar conosco por todos os dias da nossa vida.

Não estamos sozinhos, Deus está conosco! E a maneira singular, particular e amorosa de Deus caminhar conosco é através dos seus anjos. E os anjos estão como mensageiros, como a ponte entre nós e Deus, eles estão conosco em todo o caminhar da vida com a missão de nos conduzir para a eternidade.

É preciso que tomemos, cada vez mais, consciência e ciência da presença dos anjos em nossa vida, é preciso que nós, acima de tudo, respeitemos o nosso anjo companheiro, o nosso anjo guardião, o nosso anjo amigo, como diz a Palavra: “Respeita-o e ouve a sua voz”.

Os anjos estão como mensageiros, como a ponte entre nós e Deus

Os anjos estão caminhando conosco na jornada da vida, porém, é preciso, acima de tudo, tomarmos consciência, os anjos são seres espirituais, são puros espíritos e espíritos puros, então, não há materialidade nos anjos, não vemos os anjos, mas eles estão conosco. E, se há pureza nos anjos e os anjos são seres puramente espirituais, é preciso que haja pureza de alma e de coração para gozarmos mais ainda da presença angelical em nossa vida. É numa relação de fé, numa relação mística e amorosa que criamos comunhão com o nosso Anjo da Guarda.

O Anjo da Guarda é para nossas crianças já no ventre de suas mães, o Anjo da Guarda é para nossas crianças que estão nascendo, aprendendo a andar e caminhar. Como é importante aprender a se comunicar e falar com Deus por meio desse anjo companheiro. O Anjo da Guarda acompanha nossos adolescentes, jovens, nossa vida adulta, nossos idosos e vai conosco até o término de nossa vida. Mas é preciso mais uma vez frisar que precisamos priorizar a nossa vida espiritual, a nossa vida de relação com Deus para que, cada vez mais, tenhamos comunhão com o nosso Anjo da Guarda.

O Anjo da Guarda não suporta a rebeldia, a transgressão e o pecado; o Anjo da Guarda é aquele que quer nos prevenir do pecado, é aquele que quer nos desviar do caminho do mal, o Anjo da Guarda está aqui nos inspirando, nos guardando, nos iluminando; e, quando nos despimos de todo orgulho, da soberba e da vaidade e, na mais pura humildade, nos colocamos na presença do Senhor, podemos ter a certeza de gozar da companhia dessa presença angelical e celeste em nossa vida.

Não estamos sozinhos, o nosso anjo caminha conosco. Caminhemos com ele, nos relacionemos com ele, falemos com ele, oremos e invoquemos por ele, porque os anjos nos colocam na presença de Deus. Para caminharmos sempre com Deus na nossa vida. Peçamos sempre o auxílio do nosso Anjo amigo, nosso Anjo companheiro e guardião.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ