07/10/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (Branco, Prefácio de Maria Ofício da Memória)
Antífona de Entrada
Ave, Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre (Lc 1,28.42).
Oração do dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 1,12-14)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 12 Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.
13 Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
14 Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial Lc 1
Bendita sejais, ó virgem Maria;
trouxestes no ventre a palavra eterna!
A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.
Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Evangelho (Lucas 1,26-38)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Fazei, ó Deus que a nossa vida corresponda às nossas oferendas e dai-nos contemplar de tal modo os mistérios do vosso Filho, que mereçamos alcançar as suas promessas. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
O anjo disse à Maria: Vais conceber e dar à Luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus! (Lc 1,31)
Depois da Comunhão
Senhor nosso Deus, anunciamos neste sacramento a morte e a ressurreição do vosso Filho, pedindo-vos que nos associeis às suas dores, para merecermos participar também das suas alegrias e glórias. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O santo rosário repele todo o mal de nosso meio
“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28).
Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora do Rosário. É uma graça imensa essa festa que celebramos em toda a Igreja. A Virgem Maria era a mulher orante por excelência, é aquela que se colocava inteira na presença do Senhor. Uma vez que ela era a mulher orante, ela é intercessora. Quem ora suplica e glorifica a Deus, quem ora intercede pelos seus.
Maria, Mãe de todos nós, desde o primeiro milagre, estava ali para interceder e suplicar a Jesus, desde Pentecostes ela era a alma orante suplicando o Espírito Santo por toda a Igreja nascente. Em toda a história da Igreja está a presença amorosa, intercessora e suplicante de Maria, nossa auxiliadora.
O Rosário não é uma repetição de Ave-Marias, o Rosário é a oração contemplativa e meditativa, é a oração de cura
Quando celebramos a Senhora do Rosário, reconhecemos a importância dessa oração tão poderosa e eficaz. O terço, o santo rosário é a oração da vitória. Lembramos que, nesta data, a Igreja teve uma importante vitória na batalha de Lepanto, no século XVI, graças ao povo que orava de forma incessante o Santo Terço, o santo rosário. Era a arma que o povo de Deus tinha na mão, é a arma do mais simples, aquele que é mais entendido das coisas de Deus, é a arma que deve munir todos os corações, a oração do santo rosário.
Primeiro, ela nos coloca em comunhão com os mistérios fundamentais da nossa fé, onde podemos meditar desde o momento em que o Anjo visita Maria, dando início à nova criação, à redenção de toda a humanidade, até a glorificação de Maria como Rainha do Céu e da Terra. Passamos pelos mistérios da vida de Jesus e de Sua Mãe aqui nesta Terra para iluminarmos também a nossa vida.
O rosário não é uma repetição de Ave-Marias, o rosário é a oração contemplativa e meditativa, é a oração de cura. Rezar o rosário com fé e intensidade vai nos libertando de toda a ansiedade; o rosário nos ajuda a repelir a ação do maligno. Em cada Ave-Maria pronunciada, estamos renunciando ao mal, estamos pisando na cabeça do maligno, estamos vencendo o combate na nossa vida espiritual. Por isso, armemo-nos no santo rosário, rezemos em casa, rezemos em família, rezemos com os amigos, rezemos sozinhos. Reze no seu quarto, reze onde você estiver, é a oração dos combatentes e dos vitoriosos.
O rosário nos dá a certeza de que Deus caminha conosco, e nós podemos caminhar com Ele, meditando os mistérios da nossa redenção, da salvação da humanidade.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário