09/10/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Joel.
4 12 "De pé, nações! Subi ao vale de Josafá, porque é ali que vou sentar-me para julgar todos os povos ao redor!
13 Metei a foice, a messe está madura; vinde pisar, o lagar está cheio; as cubas transbordam - porque é imensa a maldade dos povos!
14 Que multidão, que multidão no vale do julgamento, porque chegou o dia do Senhor (no vale do julgamento)!
15 O sol e a lua se obscurecem, as estrelas empalidecem.
16 O Senhor rugirá de Sião, trovejará de Jerusalém; os céus e a terra serão abalados. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para os israelitas.
17 Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar.
18 Naquele dia, as montanhas destilarão vinho, o leite manará das colinas; todas as torrentes de Judá jorrarão; uma fonte sairá do templo do Senhor para irrigar o vale das Acácias.
19 O Egito será todo assolado, Edom será um deserto devastado, por causa das violências cometidas contra os judeus, e por causa do sangue inocente derramado em seu solo;
20 mas Judá será habitado perpetuamente, e Jerusalém, de idade em idade.
21 Vingarei o seu sangue, que eu não tinha ainda vingado, e o Senhor habitará em Sião".
Palavra do Senhor.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,
que se apóia na justiça e no direito.
As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.
Uma luz já se levanta para os justos,
e alegria, para os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 27 enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!"
28 Mas Jesus replicou: "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!"
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor.
Bom é o Senhor para quem confia nele, para aquele que o procura (Lm 3,25).
Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Ouçamos e pratiquemos a Palavra de Deus em nossa vida
“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28).
Enquanto aquela mulher, em alta voz, exaltava o ventre que trouxe Jesus e os seios que O amamentaram, proclamando essa feliz bem-aventurança, porque, de fato, bendita seja Ela, a Virgem Maria, como a própria Isabel a assaltou: “Feliz és tu que trouxeste para mim a mãe do meu salvador”. Então, Maria é feliz, é bendita, Bem-aventurada, é agraciada porque nos trouxe Jesus, mas Ela é muito mais ainda Bem-aventurada e muito mais feliz porque não só trouxe Jesus, mas foi a primeira que escutou Jesus, que viveu e praticou a Palavra d’Ele.
Escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus
Você pode, talvez, dizer assim: “Não tive a graça que Ela teve, porque só ela pode gerar Jesus”, mas todos nós podemos nos tornar tão discípulos de Jesus como Ela. O mérito que é d’Ela é d’Ela, só Ela pode ser a Mãe de Jesus, o Salvador, mas todos nós podemos ser discípulos, escutar a Palavra do Senhor e praticá-la.
A Palavra de Deus vem ao encontro de todos nós, a Palavra de Deus habita no meio de nós, está em nós, o que nós precisamos é acolher e ouvir. Não basta ser cristão, não basta ser um homem religioso, uma mulher religiosa, porque, muitos na época de Jesus também eram religiosos, mas não ouviram, não acolheram e não praticaram a Palavra.
Nós, hoje, podemos, talvez, nos gloriar porque “eu sou cristão”, porque “eu sou discípulo de Jesus”. Isso não é motivo de vanglória, o que é motivo da glória de Deus (porque a glória é toda d’Ele), é quando escutamos a Sua Palavra. Por isso, não conheço exercício espiritual, prática de fé mais importante do que a prática da escuta, na escuta da Palavra, porque, escutar a Palavra é escutar Deus, é deixar ser guiado, iluminado e direcionado por Deus, e, quando nós escutamos, meditamos e ouvimos a Palavra, nós a praticamos, somos de verdade felizes e bem-aventurados discípulos de Jesus.
Que a graça de Deus nos ilumine a cada dia para ouvirmos a Sua Palavra e a praticarmos em nossa vida!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário