11/10/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
1 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus;
2 este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura,
3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos;
5 e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé,
6 entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo,
7 a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.
O Senhor fez conhecer a salvação.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deu, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 29afluía o povo e ele continuou: "Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filiar nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada (Sl 33,11).
Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A conversão é o caminho para entrarmos no Reino dos Céus
“Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração” (Lucas 11,30).
Jesus chama a sua geração de má e perversa, e por que é uma geração má? É uma geração que não enxerga o bem, que não enxerga a graça, é uma geração onde Ele está presente, mas Seus sinais não são reconhecidos, nem os Seus milagres e prodígios, acima de tudo, o apelo para entrar no Reino de Deus. Ele traz o Reino de Deus para o nosso meio e nos aponta que o caminho para entrarmos nele é a conversão e a penitência.
Assim como Jonas pregou para os ninivitas, para que se arrependessem, convertessem-se e fizessem penitência, e os ninivitas ouviram Jonas e se converteram, penitenciaram-se e mudaram de vida, precisamos escutar Jesus, e Ele está nos chamando à conversão e à penitência, Ele está nos chamando a mudar o nosso comportamento, a nossa forma de agir e de pensar nessa vida. Jesus está nos chamando para uma sincera conversão.
Todo dia é dia de conversão, toda hora é hora de rever o coração, todos os dias nós devemos viver alguma penitência
Não esperemos sinais, não esperemos apelos, não esperemos chegar o momento da nossa morte, porque vai ser tarde. A hora da conversão é agora, o apelo da Palavra de Deus que vem ao nosso encontro é agora.
Estamos fazendo o mal? Deixemos de fazer o mal. Estamos fazendo algo errado? Deixemos de fazer o que é errado. Estamos vivendo excessos? Deixemos o excesso de lado. Estamos acumulando bens, isso ou aquilo? Temos de mais? Vamos repartir, porque todo dia é dia de conversão, toda hora é hora de rever o coração, todos os dias nós devemos viver alguma penitência. É uma urgência para que o coração se coloque na prontidão e na vigilância da conversão.
Não podemos perder a presença de Deus no meio de nós por não nos convertermos, por nos acomodarmos. Assim como Jonas foi um sinal – ele ficou três dias dentro da baleia –, Jesus é para nós a certeza definitiva, três dias no seio da morte e Ele ressuscitou glorioso. Não precisamos de nenhum sinal do Céu, não precisamos que Deus faça algum milagre, porque a nossa vida é um milagre, a Sua presença no meio de nós é o maior dos milagres.
Se não nos convertemos pelo que vemos e ouvimos de Jesus, com o que iremos nos converter? Por isso, precisamos ouvir Jesus e deixar que a Sua Palavra nos converta a cada dia.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário