23/10/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro da carta de são Paulo aos Romanos.
8 1De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo.
2A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte.
3O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne,
4a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito.
5Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito.
6Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz.
7Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode.
8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.
9Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.
10Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação.
11Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.
Palavra do Senhor.
É assim a geração dos que buscam vossa face,
ó Senhor, Deus de Israel.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.
"Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?"
"Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador."
"É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face".
Aleluia, aleluia, aleluia.
Não quero a morte do pecado, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13 1Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2Jesus toma a palavra e lhes pergunta: "Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?
3Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
4Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
5Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo".
6Disse-lhes também esta comparação: "Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.
7Disse ao viticultor: 'Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?'
8Mas o viticultor respondeu: 'Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás'".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.
O Filho do Homem veio dar a sua vida para a salvação dos homens (Mc 10,45).
Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Cuidemos da nossa conversão todos os dias
“Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lucas 13,5).
Alguns judeus estão incomodados com aquilo que Pilatos fez com o sangue dos galileus, misturando o sangue dos galileus com os sacrifícios que eram oferecidos. No fundo, uma tragédia, uma desgraça.
Infelizmente, muitas vezes, a vida humana está suscetível a acontecimentos trágicos. Olhamos para as tragédias e dizemos: “Por que aconteceu?”… O avião caiu, o carro bateu, aquele outro foi assaltado, aquela vida foi tirada, e não pense que as pessoas que sofrem muitas vezes são parentes, são pessoas conhecidas; muitas vezes, até com a nossa própria vida, quem é que pode dizer que não vai passar por isso ou por aquilo? Não queremos passar, e é por isso que suplicamos com muita insistência no nosso coração: “Livrai-nos do mal, Senhor”. “Livrai-nos dos acidentes, das tragédias” — sempre suplico isso — livrai-nos das doenças contagiosas, perniciosas; livrai-nos das pandemias, enfim… Temos que estar sempre suplicando pela proteção de Deus, pela intervenção de Deus, pela mão de Deus porque as tragédias muitas vezes acontecem porque nós humanos provocamos.
Será uma tragédia eterna a não conversão, a não mudança de vida; a tragédia do inferno, a tragédia de estarmos para sempre separados de Deus
Provocamos tragédias, muitas vezes, na vida dos outros, o motorista que agiu com imprudência ou com irresponsabilidade, muitas vezes, ele provoca um acidente e não morre, mas outros ficam acidentados, quando não vêm a óbito porque alguém provocou aquela tragédia por desatenção ou assim por diante. Quantas irresponsabilidades são responsáveis por tragédias na vida de outras pessoas em tantos outros campos da existência humana.
Deus não quereria de forma alguma que as coisas fossem conduzidos dessa forma, por isso, quando suplicamos: “Livrai-nos do mal”, “Livrai-nos, Senhor dessas tragédias”, estamos não só suplicando para que Deus dê juízo a quem muitas vezes perde o juízo, estamos suplicando inclusive para que não sejamos sujeitos também para provocar o mal ou assim por diante. É claro que, muitas vezes, também acontece sem culpa. A análise, ou melhor, a consideração é Jesus quem faz. Não fique pensando que eles eram menos culpados, eram mais pecadores, quem foram as vítimas dessa tragédia.
Se não nos convertermos, na verdade, tragédia maior vai acontecer conosco porque será uma tragédia eterna a não conversão, a não mudança de vida; a tragédia do inferno, a tragédia de estarmos para sempre separados de Deus.
Assim como não podemos brincar com a vida humana, não podemos brincar com carro, não podemos brincar com direção, não podemos brincar e estarmos desatentos com a vida, não podemos brincar com a nossa conversão, não podemos brincar com a nossa salvação. Temos que ter responsabilidade com a nossa vida humana, cuidando dela a cada dia, com a vida do outro para não prejudicá-lo, mas cuidar da nossa conversão e da nossa salvação todos os dias.
Que nenhuma tragédia venha acometer a nossa vida mas, sobretudo, a tragédia da não conversão. Que Deus nos dê a graça da conversão todos os dias!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário