07/06/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
X SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
1 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, e a todos os irmãos santos que estão em toda a Acaia.
2 A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação,
4 que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!
5 Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações.
6 Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos.
7 A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação.
Palavra do Senhor.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei,
ele me ouviu
e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.
O anjo do Senhor vem acampar
ao redor dos que o temem e os salva.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que um dia tereis! (Mt 5,12)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 5 1 vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3 “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.
Sois minha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17,3)
Ó Deus, que curais nossos males, agir em nós por esta eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O autor da verdadeira felicidade é Deus
«Bem-aventurados os que têm o espírito dos pobres, porque deles é o reino dos céus» (Mt 5,3).
As bem-aventuranças que o Evangelho nos apresenta devem fazer parte, antes de tudo, dos nossos objetivos de vida, porque o desejo do coração do homem é a felicidade.
Deus quer nossa felicidade. Às vezes vejo pessoas pregando sobre tristeza, pregando em nome de Deus. Devemos nos submeter à tristeza? Não! Não se submeta à tristeza, porque ela não vem de Deus e mata. Deus quer que sejamos felizes, mas o significado da felicidade para Ele não é o sentido humano e mundano.
A sensação de felicidade pertence Àquele que é o Autor da verdadeira felicidade: Deus. Por isso, os valores evangélicos, muitas vezes, se contradizem com os valores humanos, pois o primeiro valor evangélico é o desapego.
Aprendemos, no mundo em que estamos, a nos apegar, a ter e possuir cada vez mais. Cada pessoa que está apegada aos bens e à pessoa, sofrida e ferida, não encontra o significado de ser feliz. Aqui, não se trata de ter ou não patrimônio, a questão é onde colocamos o coração.
Feliz é aquele que traz a verdadeira felicidade que está em paz, em união e em harmonia
Não há felicidade na ambição, na ganância, na ganância, não há felicidade em ter que ter, e cada vez querer ter mais. Experimente a felicidade de um coração que sabe compartilhar, dividir e cuidar. Experimente ser feliz e bem-aventurado por ter um coração pobre e desapegado.
Se você vier a ter todos os bens deste mundo, não se apegue a nenhum deles. Eu sei que a pessoa se sente mais feliz do mundo porque ela comprou a casa, ela conseguiu aquele carro. Tudo isso é temporário, então tome cuidado, lute para ter, não coloque no seu coração “ter”, porque ele passa. Agora, o que somos, seremos para sempre. A felicidade está em deixar ir.
Bem-aventurado e feliz quem passa por aflições, pois Deus conforta o coração aflito. Geralmente, aqueles que sofrem aflições são por causa do bem, da justiça, da verdade, e o consolo de suas aflições é o coração de Deus.
Bem-aventurados todos aqueles que exercem misericórdia para com os outros. Como o coração que sabe ser misericordioso é feliz, porque triste é o coração que tem maldade, ressentimento; triste é o coração que vive do ressentimento e do ressentimento, mas o coração que está cheio de amor se desdobra na misericórdia para com o outro.
Quem sabe promover a paz é feliz, porque no mundo onde ela se multiplica, as discórdias, as divisões e a falta de unidade se espalharão; onde as pessoas lutam por tudo, feliz é aquele que traz a verdadeira felicidade que está na paz, na união e na harmonia.
Quem tem um coração pacífico, tem um coração puro, e os puros vão a Deus. Aqui é pureza ter um coração que não mistura, não polui, não vê o mal, não o promove ou se comove. Que beleza aproximar-se dos corações puros, cheios de intenções purificadas no coração de Deus! Corações purificados não apenas trazem Deus até nós, mas nos aproximam Dele.
Deus quer que sejamos felizes e nos apresenta o programa de felicidade que se chama: bem-aventuranças.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário