24/06/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio Ofício da Solenidade)
Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-lo (Jo 1,6s; Lc 1,17).
Ó Deus, que suscitastes são João Batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei á vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do profeta Isaías.
49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".
4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa".
5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse: 13 22 "Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades’.
23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus.
24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel.
25 Terminando a sua carreira, dizia: ‘Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado’.
26 Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação".
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Jo 1,7; Lc 1,17).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.
57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60 Mas sua mãe interveio: "Não", disse ela, "ele se chamará João".
61 Replicaram-lhe: "Não há ninguém na tua família que se chame por este nome".
62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.
63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: "João é o seu nome". Todos ficaram pasmados.
64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus.
65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia.
66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: "Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele.
80 O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, acorremos ao altar com os nossos dons, celebrando com a devida honra o nascimento de são João Batista, que anunciou a vinda do salvador do mundo e o mostrou presente entre os homens. Por Cristo, nosso Senhor.
A Missão do Precursor
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Proclamamos, hoje, as maravilhas que operastes em são João Batista, precursor de vosso filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do salvador da humanidade, e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do batismo, nas águas assim santificadas, e, derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo. Por essa razão, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos, jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz...
Graças ao entranhado amor do nosso Deus, visitou-nos a luz que vem do alto (Lc 1,78).
Restaurados, ó Deus, à mesa do Cordeiro divino, concedei que a vossa Igreja, alegrando-se pelo nascimento de são João Batista, reconheça no Cristo, por ele anunciado, aquele que nos faz renascer. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
João nos aponta a salvação que está em Jesus
Celebremos com muito amor o nascimento de João Batista. É Jesus quem vai dizer que entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João.
João representa o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro dos profetas do Novo Testamento. João é aquele que fecha a porta daquilo que foi a revelação primeira e abre a porta para a revelação definitiva, ele abre as portas e os caminhos para que ali possa trilhar a palavra que nos salva: Jesus, nosso Senhor e Salvador.
João é um homem destinado para a graça, é um instrumento da graça, é um instrumento de Deus santificado desde o ventre de sua mãe. Preparado para ser um homem de Deus, desde o ventre de sua mãe ele foi chamado para isso.
Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação
Mais do que chamado, João é aquele que corresponde à graça recebida, se torna uma chama acesa para nos mostrar o caminho da salvação. Entre tantas virtudes que, hoje, podemos apreciar desse menino que nasce de Israel, nós olhamos para João como o mais humilde dos homens. “Convém que ele cresça e que eu desapareça” (João 3,30). “Eu nem sou digno de desatar as suas sandálias” (João 1,27). “É Ele o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1,29).
João não vive em função de si, mas em função do Mestre Jesus. João não é o caminho, o caminho é Jesus, mas ele é a seta que nos mostra o caminho e a direção de Jesus. João não quer discípulos para si, mas ele coloca aqueles que o seguem num primeiro momento para seguir Jesus.
Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação. Sei que o nascimento de João Batista na nossa cultura brasileira se revestiu das festas juninas, de todas as celebrações que, muitas vezes, são feitas; e, às vezes, esquecemos quem é de verdade João Batista.
O homem de uma vida ascética, disciplinada, um homem voltado para as coisas do Senhor. É digno se alegrar, festejar, mas, muitas vezes, celebramos o nascimento dele, se acende fogueira por aqui e acolá, se come, se bebe, se diverte, mas se esquece de olhar o essencial.
O que João nos aponta é a salvação que está em Jesus, ele nos aponta o caminho da sensatez, da humildade e da salvação. A vida de João Batista merece ser cada vez mais bem refletida e meditada porque ele traz muita luz para a sociedade obscura onde nos encontramos.
João preparou os caminhos para a chegada do Senhor. Vivemos tempos onde aguardamos a vinda definitiva de Jesus, e João para nós é seta, é um sinal dos tempos que precisamos estar atentos para não nos perdermos nos tempos em que estamos.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário