20/06/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio IV Semana do Saltério)
O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro de Jó.
38 1 Então, do seio da tempestade, o Senhor deu a Jó esta resposta:
8 “Quem fechou com portas o mar, quando brotou do seio maternal,
9 quando lhe dei as nuvens por vestimenta, e o enfaixava com névoas tenebrosas;
10 quando lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
11 dizendo: ‘Chegarás até aqui, não irás mais longe; aqui se deterá o orgulho de tuas ondas?’”
Palavra do Senhor.
Daí graças ao Senhor porque ele é bom,
porque eterna é a sua misericórdia!
Os que sulcam o alto-mar com seus navios,
para ir comerciar nas grandes águas,
testemunharam os prodígios do Senhor
e as suas maravilhas no alto-mar.
Ele ordenou, e levantou-se os furação,
arremessando grandes ondas para o alto;
aos céus subiam aos abismos,
seus corações desfaleciam de pavor.
Mas gritaram ao Senhor na aflição,
e ele os libertou daquela angústia.
Transformou a tempestade em bonança,
e as ondas do oceano se calaram.
Alegraram-se ao ver o mar tranqüilo,
e ao porto desejado os conduziu.
Agradeçam ao Senhor por seu amor
e por suas maravilhas entre os homens!
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
5 14 O amor de Cristo nos constrange, considerando que, se um só morreu por todos, logo todos morreram.
15 Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu.
16 Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de um modo humano. Muito embora tenhamos considerado Cristo dessa maneira, agora já não o julgamos assim.
17 Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo meu Deus visitou (Lc 7,16).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
4 35 À tarde daquele dia, disse Jesus a seus discípulos: “Passemos para o outro lado”.
36 Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam.
37 Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água.
38 Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos?”
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio! Cala-te!” E cessou o vento e seguiu-se grande bonança.
40 Ele disse-lhes: “Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?”
41 Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.
Eu sou o bom pastor e dou a vida por minhas ovelhas, diz o Senhor (Jo 10,11.15).
Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Acalmemos o nosso coração para encontrarmos a direção
Estamos todos nós andando, vivendo nos mares agitados da vida. Estamos todos nós nesta barca do viver, caminhando em direção à eternidade, mas basta ver que tem hora que os ventos se agitam e as ondas se revoltam e tudo isso vira um embrulho dentro de nós. As coisas se tornam confusas, nós nos tornamos perdidos no meio de tanta agitação que perdemos a direção do coração.
Agitações nós sempre teremos; problemas, dificuldades, tribulações e aflições são componentes da existência humana. Quando você olha para Jesus, ali no fundo do barco descansando, parece que é um Jesus indiferente aos problemas e aos dramas, mas, pelo contrário, é que Jesus mesmo dormindo parece que está vendo o que está acontecendo.
É que nós achamos que na vida é assim também: “Onde está Deus que não está vendo o que nós estamos passando?”, “Onde está Deus que não está olhando a pandemia e as endemias, os dramas todos da vida humana?”. Deus está aqui no meio de nós, primeiro, para deixar que o coração se acalme e se volte para Ele.
Só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção
Não sei se você já percebeu, mas em meio às situações de desastres na vida, seja um incêndio, uma calamidade, a maior dificuldade é orientar quem está desesperado, tanto que a frase que mais usamos é: “Se acalma”. É porque desesperado não dá para guiar uma pessoa.
Na vida, aquilo que nós escutamos e falamos para os outros que estão em situação de desespero, precisamos ouvir isso todos os dias: “Acalme o seu coração”, porque só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção, é que a mão de Deus pode, de fato, nos conduzir.
Eu fico olhando um acidente que, muitas vezes, acontece aqui e acolá no mundo, muitas vezes, é mais fácil salvar uma criança, um bebê do que o adulto, porque o adulto se desespera. A criança não sabe o que está acontecendo, então, ela fica ali e você vem e retira.
O desespero nos perde, nos faz, de fato, perder a direção e apressar ou puxar as coisas negativas para a vida. Por isso, a ordem de Jesus: “Silêncio! Cala-te!”, que Ele deu ao vento, Ele está dando aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos, às nossas emoções. Porque são as nossas emoções que estão se agitando, são os nossos sentimentos que estão nos perturbando, os nossos pensamentos que estão aflorados demais.
É preciso colocar ordem na casa, é preciso colocar ordem no interior para não sermos tomados pelo pavor. A graça de Deus que nos direciona quer trazer paz e luz, mesmo em meio a qualquer angústia que passamos nesta vida.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário