22/06/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do dia)

Antífona de Entrada

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

Oração do dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Gênesis 13,2.5-18)

Leitura do livro do Gênesis.
13 2 Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro.
5 Lot, que acompanhava Abrão, possuía também ovelhas, bois e tendas,6 e a região não lhes bastava para aí se estabelecerem juntos. 7 Por isso houve uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot. Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra. 8 Abrão disse a Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos. 9 Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda.”
10 Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar. 11 Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente. Foi assim que se separam um do outro. 12 Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma.13 Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor.
14 O Senhor disse a Abrão depois que Lot o deixou: “Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15 Toda a terra que vês, eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre. 16 Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua posteridade. 17 Levanta-te, percorre a terra em toda a sua extensão, porque eu te hei de dar.” 18 Abrão levantou as suas tendas e veio fixar-se no vale dos carvalhos de Mambré, que estão em Hebron; e ali edificou um altar ao Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 14/15

Senhor, quem morará em vosso monte santo?

“Senhor, quem morará em vossa casa?”
É aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
quem pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho (Mateus 7,6.12-14)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 6 “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.
14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento (Sl 144,15).

Depois da Comunhão

Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Tenhamos zelo pela vida que Deus nos deu

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem’” (Mateus 7,6).

Não gasteis o tempo e a vida com coisas inúteis. Hoje, no mundo, existem muitas inutilidades; por exemplo, certas discussões e conversas, até em torno de coisas sagradas e religiosas, mas não devemos dar aos cães aquilo que é santo, e existem os chamados “cães religiosos”, aquelas pessoas vorazes, de discussões e de brigas, que não têm zelo pela fé.

O zeloso é aquele que procura, primeiro, conhecer e dialogar; não é zeloso aquele que procura, acima de tudo, criar confusões. Quando você vê uma pessoa, ela está ali para criar confusão por confusão e, muitas vezes, usando a ilusão, porque fala do nome de Deus. Não há sensatez na confusão, não há sensatez naqueles que querem simplesmente a discussão pela discussão, não há sensatez naquele que procura ofender o irmão, até porque pensa diferente dele em qualquer situação.

Olhemos para nossa própria vida, não percamos tempo com aquilo que não leva a nada

Não atireis, não deis aos cães aquilo que é santo. Não atiremos nossas pérolas aos porcos, porque há porcos dentro da Igreja e fora dela. E, com todo respeito, porco é aquele que gosta do que é sujo e impuro, e nada é mais impuro do que a maldade humana, aqueles que simplesmente querem o mal pelo mal.

Há pessoas que procuram virtudes, e os virtuosos procuram exaltar as virtudes, mas há aqueles que procuram os problemas, que procuram, de alguma forma, criar situações para futricar, para ter o que falar.

Já bastam, no mundo, os boletins de fofocas, já bastam aqueles que procuram só coisas a respeito da vida dos outros. Hoje, procurou-se ou tem se procurado na Igreja crescer aqueles que vivem disso, as chamadas “futricas religiosas”, aqueles que querem colocar uns contra os outros, querem, de alguma forma, combater o outro para dizer: “O zeloso sou eu”, “O certo sou eu”, “Quem defende a vida sou eu, e quem me segue é que está certo”.

Não percamos o nosso tempo com essas coisas. É preciso espalhar a boa semente, ser cada vez mais temente a Deus e à Sua Palavra. É preciso ter cada vez mais amor, zelo pela nossa Igreja obedecendo, amando e respeitando.

Nunca é zeloso quem desrespeita, fala mal e espalha cizânia no caminho dos outros. Tudo que quereis que os outros vos façam, faça a eles. Queremos ser respeitados? Respeitemos. Queremos amar e sermos amados? Amemos. Esse é o princípio da vida evangélica.

A Palavra está nos dizendo, hoje, que a porta de Deus é estreita. Largo, espaçoso e vago é o caminho das coisas perdidas, das inutilidades da vida.

Há tanta gente precisando ser salva, tanta gente sedenta do amor, da Palavra de Deus. Há tantos corações necessitados da cura e do perdão. Olhemos para nossa própria vida, não percamos tempo com aquilo que não leva a nada. Não percamos tempo com aquilo que só causa confusão, divisão, briga, separação e desunião. Não percamos tempo, porque o tempo que Deus nos deu, a vida que Deus nos deu é para salvarmos e semearmos a boa semente do Reino de Deus.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ