25/06/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 

XII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

Oração do dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Gênesis 17,1.9-10.15-22)

Leitura do livro do Gênesis.
17 1 Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro;
9 Deus disse ainda a Abraão: “Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu e tua posteridade nas gerações futuras.
10 Eis o pacto que faço entre mim e vós, e teus descendentes, e que tereis de guardar: Todo homem, entre vós, será circuncidado.
15 Disse Deus a Abraão: “Não chamarás mais tua mulher Sarai, e sim Sara.
16 Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis.”
17 Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e começou a rir, dizendo consigo mesmo: “Poderia nascer um filho a um homem de cem anos? Seria possível a Sara conceber ainda na idade de noventa anos?”
18 E disse a Deus: “Oxalá que Ismael viva diante de vossa face!”
19 Mas Deus respondeu-lhe: “Não, é Sara, tua mulher que dará à luz um filho, ao qual chamarás Isaac. Farei aliança com ele, uma aliança que será perpétua para sua posteridade depois dele.
20 Eu te ouvirei também acerca de Ismael. Eu o abençoarei, torná-lo-ei fecundo e multiplicarei extraordinariamente sua descendência: ele será o pai de doze príncipes, e farei sair dele uma grande nação.
21 Mas minha aliança eu a farei com Isaac, que Sara te dará à luz dentro de um ano, nesta mesma época.”
22 Tendo acabado de falar com ele, retirou-se Deus de Abraão.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 127/128

Será assim abençoado todo aquele
que respeita o Senhor.

Feliz és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo irá bem!

A tua esposa é uma videira bem fecunda
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira
ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião
cada dia de tua vida.

Evangelho (Mateus 8, 1-4)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
1 Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu.
2 Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, podes curar-me”.
3 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: “Eu quero, sê curado”. No mesmo instante, a lepra desapareceu.
4 Jesus então lhe disse: “Vê que não o digas a ninguém. Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote e oferece o dom prescrito por Moisés em testemunho de tua cura”.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Possa glorificar-vos, ó Deus, este sacrifício oferecido com alegria na festa de santo Irineu; que ele nos leve a amar a verdade, para guardarmos inabaláveis a fé e a unidade da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).

Depois da Comunhão

Ó Deus, por estes sagrados mistérios, aumentai em nós aquela fé que, mantida até o fim, coroou de glória santo Irineu; dai que também nós sejamos justificados, seguindo-a fielmente. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

O Senhor tem o poder de purificar a nossa vida

“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’” (Mateus 8,2).

Diante de numerosas multidões que seguiam a Jesus, Mateus nos chama a atenção para este detalhe: um leproso se aproximou. A cena parece até chocante porque tem multidões, e no meio das multidões cada um tem seus problemas, cada um quer uma coisa, mas um leproso não pode se aproximar das pessoas.

Um leproso, de acordo com as normas sanitárias daquele tempo, vivia afastado e marginalizado, até porque se acreditava (e era assim que se prescreviam as coisas até na Lei antiga): que alguém que estivesse com sua carne estragada, precisava manter-se afastado e só podia estar junto aos outros quando a sua carne fosse purificada.

Imagino que esse homem já discriminado, afastado e longe dos outros vence essas barreiras todas, movido por um sentimento: o sentimento da fé e da confiança, pois ele sabe que Jesus é a sua esperança e n’Ele o leproso coloca tudo aquilo que o seu coração anseia.

É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores

Vida social ele não pode ter, a vida dele não caminha para frente, mas ele encontra em Jesus o poder purificador do seu corpo, da sua alma e de todo o seu ser. Ele se volta para Jesus não com desespero, mas com confiança. Talvez no meio daquela multidão houvesse muita gente desesperada com essa ou aquela situação.

Nós nos desesperamos por qualquer coisa, perdemos as estribeiras com tanta facilidade, não podemos passar uma contrariedade que logo já nos agitamos. Mas esse homem não, ele não segue o impulso das multidões, porque se ele fosse seguir nem ali chegaria, porque sabe que seria reprimido e discriminado.

Ele passa por cima de tudo isso, se aproxima de Jesus e proclama o senhorio e a autoridade de Jesus, proclama que a sua vida está nas mãos de Jesus. “Senhor, se tu queres, podes me purificar”. E Jesus disse: “Eu quero, fica limpo. Eu quero, fica curado. Eu quero que sua vida seja agora renovada”.

Meus irmãos, existe uma multidão de coisas à nossa frente, uma multidão de problemas, talvez uma multidão de pecados, existe uma multidão de tantas situações que estão diante de nós que nos paralisam, nos mantêm na retaguarda, nos mantêm reféns de nós mesmos, porque somos reféns das nossas emoções e dos nossos sentimentos.

É preciso deixar isso de lado, se prostrar diante de Jesus e pedir: “Senhor, tu tens o poder de me purificar”. É hora de sermos purificados, de purificarmos a nossa mente de tantos pensamentos e tormentos. É hora de purificarmos o coração dos ressentimentos, das mágoas e dos rancores. É hora de nos purificarmos de todo medo e pavor que nos apavora e faz tremer.

É preciso se aproximar de Jesus e com a fé do leproso proclamar: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar”.

Deus abençoe você!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ