02/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Edifiquemos a nossa casa sobre a rocha

 

I SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Prefácio do Advento I – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

Oração do dia

Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Isaías 26,1-6)

Leitura do livro do profeta Isaías.
26 Naquele tempo será cantado este cântico na terra de Judá: "Nós vimos uma cidade forte, em que se pôs por proteção muro e antemuro.
Abri as portas, deixai entrar um povo justo, que respeita a fidelidade,
que tem caráter firme e conserva a paz, porque tem confiança em vós.
Tende sempre confiança no Senhor, porque o Senhor é o rochedo perene.
Ele derrubou os que habitavam nas alturas e destruiu a cidade soberba; derrubou-a por terra e ao nível do chão a reduziu.
Ela é calcada aos pés pela plebe, sob os passos dos indigentes".
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 117/118

Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

Daí graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
É melhor buscar refúgio no Senhor
Do que pôr no ser humano a esperança;
É melhor buscar refúgio no Senhor
do que contar com os poderosos deste mundo!”

Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
Quero entrar para dar graças ao Senhor!
“Sim, esta é a porta do Senhor,
Por ela só os justos entrarão”!
Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
E vos tornastes para mim o Salvador!

“Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação;
Ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”
Bendito seja, em nome do Senhor,
Aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho (Mateus 7,21.24-27)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 21 "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Vivamos neste mundo com justiça e piedade, esperando a feliz esperança e o advento da glória de nosso grande Deus (Tt 2,12s).

Depois da Comunhão

Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Edifiquemos a nossa casa sobre a rocha

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7,21).

Nem todos que falam do Senhor têm o Espírito do Senhor, nem todos aqueles que proclamam o nome de Jesus, que gritam o nome d’Ele, exclamam o Seu nome, nem todos aqueles que falam de Deus significa que têm o Espírito de Deus. Reconhecemos uma obra, se ela é divina ou de Deus, pelos frutos que ela dá, e não pelas palavras, porque essas, muitas vezes, são palavras que vão ao vento. Algumas pessoas querem até impressionar com seus discursos políticos, nos seus discursos aqui e acolá, nas suas falas, e em tudo invocam o nome de Deus, mas as obras não testemunham aquilo de que estão falando.

Olhemos para a nossa própria vida, pois nós, que muitas vezes invocamos o nome do Senhor, que clamamos pelo nome d’Ele, não significa que estamos n’Ele, porque nos aproximamos de Deus não é pela Palavra, mas pelo coração, e a boca precisa exclamar aquilo que ela tem dentro do coração. Muitas vezes, a boca pronuncia o nome do Senhor, mas o coração está cheio de maldades, de ações diabólicas, perversas, mentirosas e enganosas. Por isso não basta somente ouvir as Palavras do Senhor, é a isso que Jesus está se referindo: “Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática, é como um homem que edificou sua casa sobre a rocha”. 

Deus não quer que a sua casa, que a sua família, que a nossa vida despenque

Uma casa para estar bem construída precisa estar bem alicerçada. Da casa mais simples a maior das mansões deste mundo, se ela não for bem alicerçada, quando vem os ventos, quando caem as chuvas, quando as enchentes vêm… Estamos vendo tantas vezes, em situações de calamidades, casas caindo, moradias sendo arrastadas, porque não estão bem alicerçadas, mas olhamos, muitas vezes, a nossa própria vida ruindo, caindo, e aí a expressão: “A casa caiu”. Quando é que a nossa casa cai? Quando ela rui? Quando não estamos alicerçados em Deus.

Muitas vezes, as pessoas estão desanimadas, estão perdendo o sentido da vida, o gosto pelo viver. Muitas vezes, estamos vendo casamentos sendo destruídos, famílias sendo arrasadas, a própria vida humana perdendo o sentido e a direção, e perguntamos: “Onde estamos alicerçando a nossa vida?”.

Não descuidemos do alicerce da casa, não descuidemos do alicerce da família, não descuidemos do alicerce da nossa própria vida. É preciso alimentar-se, todos os dias, da Palavra do Senhor, mas é preciso, todos os dias, revisar a própria vida à luz da Palavra do Senhor. Alguém pode vir dizer: “Eu ia para a missa todos os domingos”,  “Eu rezava”, “Eu medito a Bíblia”, mas como estamos colocando em prática? Para bênção permanecer em você, na sua casa, na sua família, não basta ter uma Bíblia aberta, não basta fazermos orações de vez em quando, é preciso vir purificando, renovando, lapidando, orientando a vida e nos convertendo a partir da Palavra.

A Palavra não é apenas para ser lida ou ouvida, mas a Palavra de Deus é para ser vivida, vivenciada e praticada, aí estaremos realmente edificando sobre a rocha a nossa casa. Durante a vida, são muitas as chuvas, as enchentes, os ventos que dão contra a nossa própria vida, contra a nossa própria casa. Quem está forte no Senhor, Deus sustenta, o seu sustento é Deus, mas quem edifica a sua casa sobre a areia, ela rui, e Deus não quer que a sua casa, que a sua família, que a sua vida despenque. Por isso, alicercemos a vida em praticar a Palavra de Deus, porque é assim que entramos no Reino dos Céus.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ