05/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Sejamos a voz de Deus nos desertos do mundo em que vivemos
Dia 5 de Dezembro - Domingo
II SEMANA DO ADVENTO (Roxo, Creio, Prefácio do Advento I II Semana do Saltério)
Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz (Is 30,19.30).
Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Confira também Roteiros Homiléticos
Leitura do livro do profeta Baruc.
5 1 Tira, Jerusalém, a veste de luto e de miséria; reveste, para sempre, os adornos da glória divina.
2 Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do Eterno.
3 Deus vai mostrar à terra, e sob todos os céus, teu esplendor.
4 Eis o nome que te é dado por Deus, para todo o sempre: “Paz da Justiça e Esplendor do temor a Deus!”
5 Ergue-te, Jerusalém, galga os cumes e olha para o oriente! Olha: ao chamado do Altíssimo, reúnem-se teus filhos, desde o poente ao levante, felizes por se haver Deus lembrado deles.
6 Quando de ti partiram, caminhavam a pé, arrastados pelos inimigos. Deus, porém, tos devolve, conduzidos com honras, quais príncipes reais,
7 porque Deus dispôs que sejam abaixados os montes e as colinas, e enchidos os vales para que se una o solo, para que Israel caminhe com segurança sob a glória divina.
8 As florestas e as árvores de suave fragrância darão sombra a Israel, por ordem do Senhor.
9 Em verdade, é o próprio Deus quem conduz Israel, pleno de júbilo no esplendor de sua majestade, pela sua justiça, pela sua misericórdia!
Palavra do Senhor.
Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar;
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: Maravilhas
fez com eles o Senhor!”
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas
ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
4 Em todas as minhas orações, rezo sempre com alegria por todos vós,
5 recordando-me da cooperação que haveis dado na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.
6 Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo.
8 Deus me é testemunha da ternura que vos consagro a todos, pelo entranhado amor de Jesus Cristo!
9 Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério,
10 com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo,
11 cheios de frutos da justiça, que provêm de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
3 1 No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilina,
2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias.
3 Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados,
4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
5 Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados.
6 Todo homem verá a salvação de Deus’”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.
Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e vê; vem a ti a alegria do teu Deus (Br 5,5; 4,36).
Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Sejamos a voz de Deus nos desertos do mundo em que vivemos
“E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados” (Lucas 3,3).
A graça que contemplamos, hoje, no Evangelho, é o Espírito do Senhor, é a virtude do Senhor se dirigir a João, o filho de Zacarias e Isabel, lá onde ele está no deserto. E uma vez que a Palavra entra em João, uma vez que a Palavra do Senhor se apodera de João, ele vai pregar a Palavra, vai anunciá-la.
João se preparou para isso, retirou-se, foi ao deserto, lapidou o seu coração, viveu na profunda comunhão com Deus para poder compreender a sua própria missão. Um homem escolhido desde o ventre da sua mãe, separado, consagrado, mas ele foi se guardar para poder anunciar e proclamar aquilo que era a sua missão: trazer o coração dos homens para a conversão, para o perdão dos pecados.
Precisamos ser a voz onde a Palavra de Deus vem para provocar conversão, mudança, para dar direção ao mundo
João era a voz que gritava no deserto. Você pode pensar que no deserto não tem ninguém. Tem as poucas pessoas que estão lá, mas quando prego no deserto, primeiro, estou pregando para mim mesmo, estou anunciando para o meu próprio coração que preciso de conversão, que preciso encontrar o caminho do Senhor e endireitar a minha própria vida. A voz que clama no deserto do meu coração, que ressoa no deserto da minha alma, vai ressoar nos corações que estão ao meu lado.
Precisamos abrir o coração para que a Palavra de Deus provoque conversão e para que ela nos dê a direção para onde devemos caminhar, por onde devemos direcionar a minha vida. Mas precisamos, mais do que nunca, nos tempos em que vivemos, ser voz para a Palavra de Deus. Gosto muito dessa distinção, porque João não era a Palavra, ele era a voz por onde a Palavra de Deus ecoava, e a Palavra é aquele que vem, que João anuncia, a Palavra é Jesus. Mas para que a Palavra de Jesus chegue nos corações, Ele precisa da minha voz, da sua voz.
Há voz para tudo! Há voz para cantar tudo quanto é coisa que você imaginar! Há voz que é usada para provocar discórdia e confusão; quantas vozes são usadas para, de um canto a outro deste mundo, espalhar mentiras, fake news, espalhar confusões! Quantas vozes são usadas para, realmente, causar distúrbio na vida dos outros.
A grande pergunta: Que voz estou sendo no mundo em que estou? Onde é que ressoa a minha palavra? Onde a minha palavra chega, ela provoca vida e conversão? Tem gente que usa a sua voz somente para contar piadas, muitas vezes, imorais, indecentes; outros usam a sua voz para contar mentiras, para contar isso, contar aquilo.
Precisamos ser a voz de Deus, precisamos ser a voz onde a Palavra de Deus vem para provocar conversão, mudanças, para dar direção para o mundo em que estamos. Como João foi, sejamos também, hoje, a voz de Deus nos desertos do mundo em que vivemos.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário