27/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - O amor de Deus é capaz de resgatar a sua vida
SÃO JOÃO EVANGELISTA APÓSTOLO E EVANGELISTA (Branco, Glória, Prefácio do Natal Ofício da Festa)
Foi João que na ceia repousou sobre o peito do Senhor: feliz o apóstolo a quem foram revelados os segredos do reino e que espalhou por toda a terra as palavras da vida.
Ó Deus, que pelo apóstolo são João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da primeira carta de são João.
1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
Palavra do Senhor.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno,
que se apóia na justiça e no direito.
As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.
Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, pra os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Santificai, ó Deus, as nossas oferendas e concedei-nos haurir nesta ceia os mistérios do Verbo eterno, revelados, por esta mesma fonte, ao apóstolo João. Por Cristo, nosso Senhor.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e da sua plenitude todos nós recebemos (Jo 1,14.16).
Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos que o Verbo feito carne, que são João anunciou com seu evangelho, habite sempre entre nós por este mistério que celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O amor de Deus é capaz de resgatar a sua vida
“De fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1João 1,2).
Na alegria deste tempo de graça, que é o Natal, estamos hoje celebrando o apóstolo da vida, da vida nova, vida divina que Deus nos trouxe: o apóstolo São João, também Evangelista.
João, um discípulo muito íntimo de Jesus, muito próximo d’Ele, João que era tocado por uma ternura sem igual, é para nós testemunha (como ninguém), do amor divino que se manifestou a nós.
Quando tocamos nas obras joaninas, as cartas que João escreveu, no Evangelho que João escreveu, nós tocamos no amor de Deus ou o amor de Deus nos toca, o amor de Deus vem ao nosso encontro porque é isso que João anuncia com todo seu coração. A vida eterna, a vida que estava junto de Deus, junto do Pai, essa vida se manifestou, se tornou visível, ela está à nossa frente; e somos testemunhas dessa vida visível que Deus nos trouxe.
É por amor que a nossa vida é tocada, é transformada, é libertada, é resgatada
Por isso, o amor para João é vida, e o que dá sentido à vida é o amor de Deus porque é por amor que a vida, que estava junto de Deus, veio até nós. É por amor que a nossa vida é tocada, é transformada, é libertada, é resgatada. É por amor que Deus, nosso Senhor, nos liberta. Que, hoje, celebrando o apóstolo do amor, João, sejamos revestidos desse amor divino.
Na sociedade em que estamos se fala muito de amor, e a expressão “amor” se tornou, muitas vezes, até uma expressão vulgar, usada de todo e qualquer jeito, de modo que o amor perde a sua essência e o seu vigor quando ele é mal compreendido, mal vivido e, sobretudo, quando ele não é encarnado na vida. É preciso que, hoje, nos libertemos das divisões mundanas de amor, para nos voltarmos para o sentido mais sublime. É João quem nos diz que Deus é amor.
Ninguém vai amar verdadeiramente ou ninguém vai ser curado no amor, se não conhece o amor de Deus. Os casais tentam se amar, mas o amor humano não é suficiente para manter um casal unido, se doando um ao outro, se não se reveste dessa graça do amor sublime de Deus. Como amar os filhos? Como amar as realidades duras? Como amar os inimigos? Como perdoar quem nos feriu? Como superar os obstáculos, as frustrações da vida? Se não estivermos revigoradas no amor.
Neste tempo do Natal, é tempo de nos revermos a partir do amor de Deus que se manifestou, que nos visitou e que vem ao nosso encontro. Que o amor de Deus seja pleno em nossa vida!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário