07/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Busquemos as ovelhas que estão distantes de Deus
SANTO AMBRÓSIO BISPO E DOUTOR (Branco, Prefácio do Advento I ou dos Pastores Ofício da Memória)
Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do profeta Isaias.
40 1Consolai, consolai meu povo, diz vosso Deus.
2Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados.
3Uma voz exclama: "Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.
4Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!
5Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu".
6"Clama!", disse uma voz, e eu respondi: "Que clamarei?" Toda criatura é como a erva e toda a sua glória como a flor dos campos!
7A erva seca e a flor fenece quando o sopro do Senhor passa sobre elas. (Verdadeiramente o povo é semelhante à erva.)
8A erva seca e a flor fenece, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.
9Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: "Eis vosso Deus!
10Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista;
11como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam".
Palavra do Senhor.
Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome!
dia após dia anunciai sua salvação.
Manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,
e os povos ele julga com justiça.
O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que viver em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas.
Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá salvar-nos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 12"Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, ao celebramos esta eucaristia, fazei que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava santo Ambrósio ao proclamar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Eu vim para que tenham a vida, e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).
Ó Deus, que nos reconfortastes com este sacramento, fazei-nos progredir pelos ensinamentos de santo Ambrósio, para que, percorrendo corajosamente vossos caminhos, nos preparemos para o eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Busquemos as ovelhas que estão distantes de Deus
“Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mateus 18,14).
É muito importante termos a ciência e a consciência de que cada ovelha é importante para Jesus. Eu sou importante, você é importante, nós somos importantes, o seu irmão que está na sua casa, o seu filho, o seu marido, a sua esposa, o seu colega de trabalho, o seu funcionário, o seu patrão, aquele irmão que está perdido, aquele que está jogado nas ruas por onde nós passamos. Mas, muitas vezes, nós criamos a marginalidade religiosa, onde algumas pessoas são as “escolhidas por Deus” para serem salvas, e as outras são as “condenadas”, as coitadas. E nós lamentamos por elas, mas não fazemos nada por elas.
Deus não, Deus não está contente com as 99 ovelhas que têm, e uma está perdida e largada. Deus é um pai que tem juízo. E uma mãe que tem juízo nunca diz: “Tenho três filhos comigo. Aquele que saiu não tem importância, o importante é que tenho três”. Não! Para uma mãe, um filho é tão importante quanto os outros três, quanto os outros quatro, porque são únicos.
É hora de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha
É único o filho que vive aquela dor, aquele sofrimento, aquela separação. Como para Deus, cada vida é única, por isso o Pai não deseja que se perca nenhum dos Seus filhos, porque todos eles têm importância para Ele.
Precisamos vencer esses tempos em que vivemos, tempos de paralisia em que nos conformamos com o que temos, [com a quantidade] de pessoas que estão na igreja. Há o padre que diz: “A minha igreja está cheia!”. É verdade, tem 500 pessoas na sua igreja! Mas há 20 mil fora dela. “Nossa, mas a Missa lá é boa, porque, numa missa só, tem duas mil pessoas!”. É verdade, duas mil pessoas! Mas as outras 100 mil nem passam na porta da igreja, e todas elas têm a sua importância.
Não desprezemos ninguém, não negligenciemos ninguém. É hora, meus irmãos, de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha [perdida], talvez nós tenhamos, hoje, as 99 bem distantes de Deus, do colo de Deus, do carinho e da proteção d’Ele.
Quando o Papa Francisco nos convoca a ser uma “Igreja em saída”, é porque precisamos sair mesmo da acomodação, da estagnação, da conformação, e irmos atrás de toda humana criatura, porque toda pessoa é importante para Deus.
No mundo em que vivemos, não! Nós criamos rótulos, pessoas mais importantes, mais influentes… Isso é do mundo, e a mentalidade mundana estraga a Igreja, estraga a nossa missão neste mundo. Para Deus, toda pessoa humana é importante!
Papa Francisco nos recordava a Igreja lá nos seus primórdios, quando ela parava porque um mendigo, um irmão de rua morreu. Hoje, nós olhamos pessoas que morrem e, muitas vezes, não têm importância nenhuma, significado nenhum. Pessoas estão sofrendo, estão passando por isso e por aquilo, estão sendo ignoradas. Não podemos negligenciar a nossa missão, não podemos negligenciar aquilo que é a nossa tarefa, o nosso apostolado neste mundo, precisamos buscar cada uma das ovelhas do Senhor, porque toda pessoa é importante!
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário