28/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Busque promover a cultura da vida
SANTOS INOCENTES (VERMELHO, GLÓRIA, PREFÁCIO DO NATAL OFÍCIO DA FESTA)
Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo. Eles seguem o Cordeiro sem mancha e cantam: Glória a ti, Senhor!
Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamam vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da primeira carta de são João.
1 5A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma.
6 Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade.
7 Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8 Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9 Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.
10 Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.
2 1 Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2 Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
Palavra do Senhor.
Nossa alma, como um pássaro, escapou
do laço que lhe armara o caçador.
Se o Senhor não estivesse ao nosso lado
enquanto os homens investiram contra nós,
com certeza nos teriam devorado
no furor de sua ira contra nós.
Então as águas nos teriam submergido,
a correnteza nos teria arrastado
e, então, por sobre nós teriam passado
essas águas sempre mais impetuosas.
O laço arrebentou-se de repente,
e assim nós conseguimos libertar-nos.
O nosso auxílio está no nome do Senhor,
do Senhor que fez o céu e fez a terra!
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
2 13 Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar".
14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.
15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "Eu chamei do Egito meu filho".
16 Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos.
17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:
18 "Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem!"
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Recebei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo e purificai os que celebram com piedade os vossos mistérios, pelos quais concedeis a salvação mesmo àqueles que não vos conhecem. Por Cristo, nosso Senhor.
Os meninos de Belém foram resgatados dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro, e o acompanham por toda parte (Ap 14,4).
Ó Deus, concedei vossa copiosa salvação aos que se alimentam à vossa mesa, neste dia em que a Igreja celebra os mártires Inocentes que, não chegando a balbuciar o nome do vosso filho, foram glorificados pela graça do seu nascimento.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Busque promover a cultura da vida
“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo” (Mateus 2,13).
Na celebração deste tempo de Natal, cabe hoje na nossa Liturgia, os Santos Inocentes, esses primeiros mártires que deram sua vida por amor a Jesus ainda pequenos, ainda no ventre de suas mães, ainda recém-nascidos. Herodes mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, conforme o tempo que ele imaginava que Jesus podia ter, conforme lhe foi avisado pelos magos.
Então, essas crianças foram perseguidas porque Herodes queria matar Jesus. É claro, Herodes vê Jesus como um perigo, uma ameaça para ele; Herodes vê em Jesus um empecilho para o seu reino. É por isso que, em vez de se abrir para graça, ele se propõe a perseguir Jesus e até matá-Lo.
Vivemos num mundo, numa sociedade homicida, onde as pessoas, de fato, matam quem se opõe ou quem representa qualquer ameaça para a sua vida. As diferentes formas de homicídios que a nossa sociedade realiza: do aborto, às crianças inocentes que morrem, aos assassinatos e tantas tragédias que marcam a nossa sociedade; é uma oportunidade para refletirmos o valor da vida, porque Deus nos trouxe vida e quer que tenhamos vida em abundância diante das ameaças que a vida sofre. São tantas e, de todas as ameaças da vida temos que fugir, assim como José fugiu para o Egito para salvar e proteger esse menino.
Precisamos salvar o mundo em que estamos, a começar daqueles que, muitas vezes, não têm o direito a uma vida digna
Temos que fugir das ameaças da vida e temos que proteger a vida, mas a vida de todos, a vida das nossas crianças, seja no ventre da mãe, seja as crianças que nascem, estão ameaçadas pela fome, estão ameaçadas em muitos países pelas guerras, estão ameaçadas pela desnutrição, estão ameaçadas pela prostituição, onde crianças cada vez mais cedo estão sendo submissas à essa barbaridade.
Não adianta apenas contemplarmos a beleza da vida que Deus nos trouxe, se não nos tornamos profetas da vida, se não vamos salvar a vida das crianças, dos jovens, dos adolescentes, dos idosos, de todos aqueles que os “Herodes” dos nossos tempos, muitas vezes, com atos e atitudes querem matar.
O Senhor veio para nos trazer vida, e nós precisamos ser aqueles que estejam para salvar a vida humana. Precisamos colocar a nossa vida em favor da vida e jamais compartilhar da cultura de morte dos nossos tempos. Precisamos salvar o mundo em que estamos, a começar daqueles que, muitas vezes, não têm o direito a uma vida digna. Há ainda muitos que estão morrendo de fome, há muitos que ainda morrem sem ter o alimento digno de cada dia.
Promover a cultura da vida é favorecer a vida em todos os sentidos e opor-se a toda cultura de morte dos tempos vigentes.
Deus abençoe você!
Comentários
Postar um comentário