26/12/2021 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Cultive o amor no seio de sua família

 

SANTO ESTÊVÃO Diácono e Protomártir (Vermelho, Glória, Prefácio do Natal – Ofício da Festa)

Antífona de Entrada

As portas do céu abriram-se para santo Estêvão, que foi o primeiro dentre os mártires e por isso, coroado, triunfa no céu.

Oração do dia

Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos santo Estêvão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 6,8-10;7,54-59)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 6 8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.
9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.
10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
54 Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele.
55 Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:
56 “Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
57 Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele.
58 Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo.
59 E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 30/31

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

 

Sede uma rocha protetora para mim,

um abrigo bem seguro que me salve!

Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;

por vossa honra, orientai-me e conduzi-me!

 

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,

porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

Vosso amor me faz saltar de alegria,

pois olhastes para as minhas aflições.

 

Eu entrego em vossas mãos o meu destino;

libertai-me do inimigo e do opressor!

Mostrai serena a vossa face ao vosso servo

e salvai-me pela vossa compaixão!

Evangelho (Mateus 10,17-22)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 10 17 Disse Jesus: “Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.
22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, recebei de nossas mãos as oferendas que hoje apresentamos, comemorando com alegria o glorioso martírio de santo Estêvão. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Enquanto o apedrejavam, Estêvão dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito (At 7,58).

Depois da Comunhão

Nós vos damos graças, ó Deus, por tanta bondade para conosco, pois nos salvais pelo natal do vosso Filho e nos alegrais com a festa de santo Estêvão. Por Cristo, nosso Senhor.

                                                     Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Cultive o amor no seio de sua família

“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).

Celebramos, com muito amor, a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Em todo o contexto do Natal, colocamos a primazia da família porque Deus veio morar no meio de nós no seio de uma família. Para Deus nada é mais sagrado do que a família, a família humana, mas a família de onde nós viemos, a família onde estão os nossos pais, a família onde se realiza o amor conjugal do homem e da mulher.

Como é importante resgatarmos a cada dia o valor sagrado que tem uma família. Não podemos cair na mentalidade, na visão mundana de que família é coisa descartável. Nenhum ambiente é tão importante para que sejamos pessoas humanas plenas como o nosso ambiente familiar, ainda que na vida nós tenhamos tantos outros compromissos com trabalhos, estudos e outras coisas que nos envolvam. Precisamos do ambiente familiar, do nicho familiar, do aconchego da família.

É preciso que o amor seja um vínculo fundante dessa família, mas seja também o vínculo que mantém essa família durante todo o tempo

Deus, nossa família divina: Pai, Filho e Espírito Santo, nos deu Seu Filho eterno presente entre nós, no seio de uma família, para que tenhamos a compreensão cada vez mais lúcida de que a bênção, de que a formação humana, de que o ser humano pleno se faz no seio de uma família. É claro, não vamos nos iludir porque há famílias que passam por muitos sofrimentos, há famílias que, muitas vezes, faltam um dos membros importantes (o pai, a mãe), por diversas circunstâncias da vida. Há famílias que se dissolveram, mas nenhum desses acontecimentos tira o brilho, o lugar, tira a importância que a família tem para resgatar a humanidade. Não há nenhum plano de governo, não há nenhum plano que você possa pensar para fazer bem à humanidade que não passe pela família.

Para que uma família viva e seja plena é preciso que o amor seja um vínculo fundante dessa família, mas seja também o vínculo que mantém essa família durante todo o tempo. Nenhum outro sentimento, nenhuma outra virtude é tão sublime como o amor. É preciso que o amor seja cada vez mais cultivado e vivido no seio de nossas famílias!

O que leva uma família, muitas vezes, a viver crises não são simplesmente os problemas que aparecem, porque todos eles aparecem em qualquer família, mas é o amor ser ignorado, é o amor não ser respeitado, é o amor não ser vivenciado, é o amor ser negligenciado, é o amor ser deixado de lado.

Todas as coisas podem ser deixadas de lado: televisão, celular, computador… A família pode até passar por dificuldades financeiras, mas não pode faltar o amor, pois sem o amor a família perde o sabor, a razão e a graça de ser. Que nossas famílias sejam, hoje, resgatadas e batizadas no amor sublime de Deus que nos visitou, para tornar a nossa família cada vez mais sagrada e amada no coração do Senhor.

Deus abençoe você! Deus abençoe sua família!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ