09/02/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

V DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)

Antífona de entrada
Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

Oração do Dia 09/02/2020
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Isaías 58,7-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
58 7 É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: "Eis-me aqui!" Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;
10 se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno.
Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Uma luz brilha nas trevas para o justo,
permanece para sempre o bem que fez.


Ele é correto, generoso e compassivo,
como luz brilha nas trevas para os justos.
Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.

Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!
Ele não teme receber notícias más:
confiando em Deus, seu coração está seguro.

Seu coração está tranqüilo e nada teme.
Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez
e crescerão a sua glória e seu poder.

2a Leitura - 1 Coríntios 2, 1-5
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
1 Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus.
2 Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.
Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor.
A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,
para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 5,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor (Jo 8,12).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos 5 13 "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha
15 nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.
16 Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Demos graças ao Senhor pó sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens; deu de beber aos que tinham sede, alimentou os que tinham fome (Sl 106,8s).

Depois da Comunhão
Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Precisamos ser luz na vida dos outros

“Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos” (Mt 5,14-15).

A primeira afirmação do Evangelho de hoje é que nós somos o sal da terra, ou seja, não é que devemos ser sal nós o somos. Isso é uma maravilha! Porque Deus nos criou com sabor, Ele não nos criou insossos, sem gosto, sem tempero. A nossa constituição vital de pessoas humanas, de seres humanos é para sermos saborosos, é para darmos sabor ao mundo, às coisas.
Nos encantamos quando vemos os animais: os golfinhos, os passarinhos; nós olhamos as baleias, os peixes, os pássaros e cada um dá um tom ao mundo em que estamos. Mas só quem dá sabor a este mundo somos nós, eu e você, nós filhos e filhas de Deus, porque nós somos criados para ser sal, para dar consistência e sabor ao mundo. Sabor de saborear, de dar realmente o tempero, mas, ao mesmo tempo, também de dar aquela consistência, porque o sal quando salga o alimento, ele o conserva, ele o mantém. Só nós podemos manter a obra criada. Conservar a obra criada e transformar o mundo em que estamos pelo tempero do sal de Deus que está em nós.

Ainda que passemos por muitas tribulações e aflições nesta vida, a luz de Deus está em nós

Nós somos a luz do mundo! Deus nos criou para sermos luz na vida do outro e onde estivermos. Eu sei que tem muita luz apagada, e que tristeza! Nós deixamos, muitas vezes, que a luz de Deus que está em nós se apague, então, nos tornamos canal de desânimo, de tristeza, de negativismo, de pessimismo, de maldade nas situações em que nos encontramos. Meus irmãos, ainda que haja muitas situações para desanimar, para desesperar, isto não é a resposta que nós damos, a resposta que nós damos para o mundo que jaz nas trevas, na escuridão, é a luz de Deus que está em nós.
Não deixe essa luz apagada, acenda essa luz, acenda esse ânimo, essa fé, essa coragem, esse entusiasmo; e brilhe! Por favor, não é o brilho do mundo, não é a fantasia do mundo, não é o brilho da pessoa que passa maquiagem no rosto e quer brilhar pelas aparências externas. Brilhe pela fé, pelo ânimo,  pela coragem, brilhe!
Seja luz! Porque você leva a luz de Deus para os outros. Não seja uma luz apagada, ainda que passemos por muitas tribulações e aflições nesta vida, a luz de Deus está em nós e precisamos ser luz na vida dos outros.
Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ