12/02/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

V SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de entrada
Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

Oração do Dia 12/02/2020
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 1 Reis 10,1-10
Leitura do primeiro livro dos Reis.
10 A rainha de Sabá, tendo ouvido falar de Salomão e da glória do Senhor, veio prová-lo com enigmas.
Chegou a Jerusalém com uma numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e uma grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se diante do rei Salomão e disse-lhe tudo o que tinha no espírito.
A tudo respondeu o rei. Nenhuma de suas perguntas lhe pareceu obscura, e deu solução a todas.
Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha feito,
os manjares de sua mesa, os apartamentos de seus servos, as habitações e uniformes de seus oficiais, os copeiros do rei e os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou estupefata,
e disse ao rei: É bem verdade o que ouvi a teu respeito e de tua sabedoria, na minha terra.
Eu não quis acreditar no que me diziam, antes de vir aqui e ver com os meus próprios olhos. Mas eis que não contavam nem a metade: tua sabedoria e tua opulência são muito maiores do que a fama que havia chegado até mim.
Felizes os teus homens, felizes os teus servos que estão sempre contigo e ouvem a tua sabedoria!
Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem aprouve colocar-te sobre o trono de Israel. Porque o Senhor amou Israel para sempre, por isso constituiu-te rei para governares com justiça e eqüidade.
10 Presenteou o rei com cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de perfumes e pedras preciosas. Não apareceu jamais uma quantidade de aromas tão grande como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 36/37
O justo tem nos lábios o que é sábio.

Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino;
confia nele, e com certeza ele agirá.
Fará brilhar tua inocência como a luz
e o teu direito como o sol do meio-dia.

O justo tem nos lábios o que é sábio,
sua língua tem palavras de justiça;
traz a aliança do seu Deus no coração,
e seus passos não vacilam no caminho.

A salvação dos piedosos vem de Deus;
ele os protege nos momentos de aflição.
O Senhor lhes dá ajuda e os liberta,
defende-os e protege-os contra os ímpios,
e os guarda por nele confiaram.

Evangelho - Marcos 7,14-23
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa palavra é a verdade, santificai-nos na verdade! (Jô 17,17).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
14 Tendo Jesus chamado de novo a turba, dizia-lhes: “Ouvi-me todos, e entendei.
15 Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.
17 Quando deixou o povo e entrou em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe acerca da parábola.
18 Respondeu-lhes: “Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro,
19 porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural?” Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava:
20 “Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
21 Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
22 adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
23 Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem”.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Demos graças ao Senhor por sua bondade, por suas maravilhas em favor dos homens; deu de beber aos que tinham sede, alimentou os que tinham fome (Sl 106,8s).

Depois da Comunhão
Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Todos os dias precisamos purificar a alma e o coração


“ Nenhuma coisa externa que entra no homem pode manchar; O que a torna impura é o que sai do homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! ”(Mc 7, 15-16)

Estamos, muitas vezes, conectados às coisas que estão saindo! É verdade que há muito fora que entra em nós, mas o problema não é o que está fora, o problema é o que entrou em nós.
Eu sei que a preocupação com os fariseus, segundo a Palavra, é com a questão de comer carne ou não comer, comer coisas com mãos puras ou impuras. Não, não é a impureza ligada às questões de higiene - essas questões devem ser tratadas como questões de higiene, saúde pública - que Jesus está falando não é o que ele está se referindo, mas o fato de nos preocuparmos com todos os preceitos externo, e não cuidar do essencial, que é o coração, o que precisamos fazer todos os dias, purificar a alma e o coração.
É bom que nos lavemos! Há pessoas que lavam mais de uma vez por dia, dois, três ... Eles lavam muito bem! E que beleza, lave-se, viva uma higiene física tão necessária! Ah, se tivéssemos o mesmo cuidado com nosso espírito, com nossa alma e nosso coração, porque o que está estragando os relacionamentos humanos, o que está estragando a vida humana com as impurezas que vêm de dentro de nós.
É dentro de nós que surgem as agressões, é dentro de nossos corações que surgem palavras de amargura, irritação, repugnância, pesadas e duras. É dentro de nós que mentiras, acusações, impurezas, todas elas. Sim, então, é dentro de nós que precisamos cuidar em primeiro lugar. Não podemos negligenciar nossos corações, porque quando cuidamos de nossos corações, as coisas vão na direção errada.

Toda e qualquer renovação começa em nosso próprio coração

Deixe-me dizer-lhe: qualquer pessoa que queira discutir um relacionamento, ou seja, o relacionamento conjugal, o relacionamento na amizade, a pessoa parte para uma discussão externa. Primeiro, ouvir o outro, acusá-lo, dizer que o outro é o problema. Não, ele está errado. Toda e qualquer renovação começa no coração, porque, às vezes, conversamos com o outro com o coração já armado, que vem das mentes, das fantasias, das coisas danificadas, das situações que não são resolvidas no interior. de nós; e desde então, realmente, a paz não se constrói, nada se renova, nada chega a concordar, porque estamos todos armados, bem silenciados com acusações, tédio, tristeza, reivindicações a fazer aos outros.
O que precisamos é purificar o que está dentro de nós. Somente quem tem um coração puro pode promover a paz e a reconciliação. E não vamos cair no puritanismo da visão mundana, mas no coração puro e renovado das falsas intenções, da hipocrisia. Removemos de nossos corações todo espírito de deboche que nos faz sentir melhor que os outros. Vamos purificar nossos corações de orgulho, orgulho, egoísmo, individualismo.
Quando purificamos o coração, realmente conseguimos construir novos relacionamentos ou renovar o que está ao nosso lado.
Não é que venha de fora que nos estrague, mas é o que vem de dentro que não renovamos.
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ