14/02/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

SANTOS CIRILO E METÓDIO Monge e Bispo (Branco, Pref. Comum ou dos pastores – Ofício da memória)

Antífona de entrada
Minhas palavras que coloquei em tua boca, diz o Senhor, não se afastarão jamais de teus lábios; e tuas oferendas serão aceitas em meu altar (Is 59,21;56,7)

Oração do Dia 14/02/2020
Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; daí-nos acolher no coração a vossa palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 1 Reis 11,29-32;12,19
Leitura do primeiro livro dos Reis.
11 29 E aconteceu que um dia, saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou-se em caminho com o profeta Aías de Silo, vestido com um manto novo. Estavam os dois sós no campo.
30 Então Aías, tomando o manto novo que trazia, rasgou-o em doze pedaços.
31 “Toma para ti dez pedaços, disse ele a Jeroboão, pois isto diz o Senhor, Deus de Israel: Vou arrancar o reino das mãos de Salomão, e dar-te-ei dez tribos.
32 Mas, em atenção ao meu servo Davi e à cidade de Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, ficar-lhe-á ainda uma tribo”.
12 19 Desse modo, separou-se Israel da casa de Davi até o dia de hoje.
Palavra do Senhor.

Salmo - 80/81
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Em teu meio não exista um deus estranho
nem adores a um deus desconhecido!
Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor,
que da terra do Egito te arranquei.

Mas meu povo não ouviu a minha voz,
Israel não quis saber de obedecer-me.
Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos,
abondonei-os ao seu duro coração.

Quem me dera que meu povo me escutasse!
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
Seus inimigos, sem demora, humilharia
e voltaria minha mão contra o opressor.

Evangelho - Marcos 7,31-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
31 Jesus deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.
32 Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.
33 Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
34 E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: “Éfeta!”, que quer dizer “abre-te!”
35 No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
36 Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
37 E tanto mais se admiravam, dizendo: “Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!”
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Dignai-vos, ó Deus todo-poderoso, impregnar com as bênçãos celestes estas oferendas de vosso povo, que vos apresentamos na festa de são Cirilo e são Metódio. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
O Filho do homem veio dar a sua vida para a salvação de todos (Mc 10,45).

Depois da Comunhão
Alegrando-nos na festa de são Cirilo e são Metódio, recebemos, ó Pai, o penhor da salvação; fazei que ele nos ajude na vida presente e nos conduza à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Abra todo o seu ser para ser curado por Jesus


"Então eles o apresentaram a um surdo mudo e pediram que ele impusesse suas mãos" (Mc 7, 32)

Aquele homem surdo e burro que, certamente, estava perdendo a audição diante de muitas circunstâncias da vida, e também era burro, porque quem não escuta também falha em falar, falha em desenvolver o modo de falar. Ele já falou tão pouco que também não pode pedir a Jesus que cure. Eles foram as pessoas que pediram e imploraram por ele.
Quantas pessoas precisam se aproximar de Jesus, mas não ouvem mais, não podem mais falar ou se comunicar bem! E como precisamos ajudar um ao outro para nos alcançar em Jesus!
Precisamos implorar pela cura da nossa surdez, porque precisamos ouvir a Deus e precisamos ouvir um ao outro. A surdez do mundo é essa: quem não ouve a Deus não ouve os outros.
O que é ser surdo e burro, meu irmão, mas a pessoa que ouve apenas a si mesmo, suas necessidades, seu egoísmo e individualismo! O que é surdez, meu irmão, minha irmã, mas a pessoa que está fechada em seu mundo e não sabe se comunicar; com dificuldade, ele não pode expressar a verdade, porque é surdo para também ouvir a verdade. Este homem [da Palavra] foi submetido à cirurgia de Jesus; e como precisamos, todos os dias, passamos pela cirurgia do Doutor, do Mestre Jesus, para sermos curados de nossa surdez!
Como Jesus nos cura? Como Jesus nos dá a audição da graça?
Primeiro, ele afastou aquele homem da multidão. Então, saia do meio da multidão, saia da confusão dos barulhos do mundo, saia das mídias sociais, da televisão, dos computadores, saia do celular, saia daquelas conversas desnecessárias, saia para que Você pode ficar sozinho com Jesus. Deixe que Ele tire você de toda a confusão que é o mundo.

Abra sua mente, abra seu coração e todo o seu ser para ser curado por Jesus

Então, Jesus coloca os dedos nos ouvidos daquele homem. Deixe Jesus tocar seus ouvidos, porque tocar está tocando o coração, deixando a Palavra entrar em você. Quando o barulho do mundo está em você, é possível estar na Igreja, mas a Palavra Dele não toca em você, porque você está disperso, está voando, está em seus problemas, em suas ocupações e preocupações, Jesus não escuta e Sua palavra não toca mais. Então, saia do mundo e deixe Jesus agora tocar em seus ouvidos, porque uma Palavra Dele é suficiente, uma graça de Jesus é suficiente para seus ouvidos se abrirem.
Mais tarde, Jesus cuspiu com saliva e tocou a língua. Veja como é bonito: a língua daquele homem era impura, suja e ele não sabia como reivindicar o nome de Deus. Jesus entrou em sua intimidade, tocou a saliva daquele homem, tocou sua língua.
Deixe-me dizer-lhe: deixe Jesus tocar nossa língua, abrir nossa boca para clamar Seu nome, pronunciar Sua graça, abençoar, adorar e glorificar, porque, às vezes, nossa boca se abre e fala apenas o que não edifica e o que Isso não cria.
Abra sua mente, abra seu coração e todo o seu ser para ser curado por Jesus. Os ouvidos do homem se abrem, sua língua se solta e ele começa a falar sem dificuldades. Vamos ouvir Deus e falar sobre Deus sem dificuldades, se nos deixarmos cuidar de Jesus, operados por Ele em Sua graça e em Seu amor.
Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ