08/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 SÃO DOMINGOS PRESBÍTERO E PREGADOR (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)


Antífona de entrada
Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).
Oração do Dia
Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de são Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Habacuc 1,12-2,4
Leitura da profecia de Habacuc.
12 Não sois vós, Senhor, desde o princípio, o meu Deus, o meu Santo, o Imortal? Senhor, vós destinastes este povo para fazer justiça, o Rochedo, vós o designastes para aplicar castigos.
13 Vossos olhos são por demais puros para verem o mal, não podeis contemplar o sofrimento. Por que olharíeis os ímpios e vos calaríeis, enquanto o malvado devora o justo?
14 Trataríeis os homens como os peixes do mar, como os répteis que não têm dono.
15 Ele pesca todos com o anzol, pega-os no covo, e recolhe-os na rede: e com isso se alegra e exulta.
16 Por isso, oferece sacrifícios à sua causa, e queima perfumes à sua rede porque, graças a elas, teve pesca abundante e suculento manjar.
17 Mas, continuará ele a esvaziar sua rede, e a degolar impiedosamente as nações?
1 Vou ficar de sentinela, e postar-me sobre a trincheira; vou espreitar o que vai me dizer o Senhor, e o que ele vai responder ao meu pedido.
2 E o Senhor respondeu-me assim: “Escreve esta visão, grava-a em tabuinhas, para que ela possa ser lida facilmente;
3 porque há ainda uma visão para um termo fixado, ela se aproxima rapidamente de seu termo e não falhará. Mas, se tardar, espera-a, porque ela se realizará com toda a certeza e não falhará.
4 Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 9A/9
Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor. 

Deus sentou-se para sempre no seu trono, 
preparou o tribunal do julgamento; 
julgará o mundo inteiro com justiça, 
e as nações há de julgar com equidade. 

O Senhor é o refúgio do oprimido, 
seu abrigo nos momentos de aflição. 
Quem conhece o vosso nome em vós espera, 
porque nunca abandonais quem vos procura. 

Cantai hinos ao Senhor Deus de Sião, 
celebrai seus grandes feitos entre os povos! 
Pois não esquece o clamor dos infelizes, 
deles se lembra e pede conta do seu sangue.

Evangelho - Mateus 17,14-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
17 14 E, quando eles se reuniram ao povo, um homem aproximou-se deles e prostrou-se diante de Jesus,
15 dizendo: “Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água.
16 Já o apresentei a teus discípulos, mas eles não o puderam curar”.
17 Respondeu Jesus: “Raça incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando hei de aturar-vos? Trazei-mo”.
18 Jesus ameaçou o demônio e este saiu do menino, que ficou curado na mesma hora.
19 Então os discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não pudemos nós expulsar este demônio?”
20 Jesus respondeu-lhes: “Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Transporta-te daqui para lá’, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum”.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, atendeu com bondade, pela intercessão de são Domingos, as preces que vos apresentamos e, pela força deste sacrifício, confirmai com a graça da vossa proteção aqueles que lutam em defesa da fé. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio (Sl 33,9).

Depois da Comunhão
Ó Deus, concedei à vossa Igreja o vigor do sacramento que nos alimentou na festa de hoje, para que ela se dedique inteiramente ao vosso serviço pela intercessão de são Domingos, que a fez florescer com a sua pregação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Depositemos em Deus toda a nossa fé

“Jesus respondeu: ‘Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível” (Mateus 17,20).

É duro ver o pai desesperado, triste e agoniado por aquilo que o filho está vivendo – uma epilepsia, com algumas manifestações psíquicas de transtorno – querer ajuda, querer que o filho seja liberto, e os discípulos não puderam fazer nada por Ele, pelo contrário, tiveram até medo.

É o que acontece conosco quando não temos fé, quando temos de lidar com realidades contrárias do que estamos acostumados, quando temos que lidar com o diferente.

Na época de Jesus, não se tinha um diagnóstico avançado e apurado para lidar com a epilepsia, bem como com outras patologias, doenças, enfermidades ou debilidades da própria natureza. Então, aquilo que era estranho, causava medo, pavor, susto ou achavam que aquilo era maldição ou qualquer coisa parecida.

Os tempos evoluíram e a epilepsia, a lepra e tantas outras enfermidades têm tratamentos, mas há outras realidades que são novas; há doenças e enfermidades que o corpo científico se debruça para saber como lidar e não tem uma resposta imediata. O que não se pode é se assustar, não se pode deixar de cuidar, de lidar e acolher qualquer ser humano por suas debilidades, sejam elas psicológicas, psíquicas e físicas.

A nossa fé nos leva a acolher, a cuidar e dar atenção, porque nem isso os discípulos puderam fazer com essa situação. Por isso, o pai estava tão desesperado.

Fé não é só crer em Deus, é colocar n’Ele toda a nossa confiança

Precisamos, pela fé, acalmar os corações, acalmar o nosso próprio coração. Precisamos iluminar a razão de tantos que vivem desesperados nas realidades da vida.

Jesus disse aos Seus discípulos que eles não tiveram fé ou que era uma fé demasiadamente pequena. Não tem régua para medir o tamanho de uma fé, o que existe é a intensidade da fé, da confiança e da esperança.   

Como se mede a fé? É quando lidamos com as realidades que contrariam a nossa fé. É muito bonito ter fé quando estamos alegres e felizes, mas e quando as adversidades e os ventos contrários vêm? Se nos desesperamos, é sinal de que a nossa fé é ilusória porque nem pequena ela é, ela é menor do que um grão de mostarda, ou seja, quase que inexistente.

Fé não é só crer em Deus, é colocar n’Ele toda a nossa confiança. Aconteça o que acontecer, venha o que vier, eu sei em quem coloquei a minha fé e a minha confiança.

Deus abençoe você!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ