10/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 SÃO LOURENÇO DIÁCONO E MÁRTIR (Vermelho, Glória, Prefácio dos Mártires – Ofício da Festa)


Antífona de entrada
São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.
Oração do Dia
Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 2 Coríntios 9,6-10
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 9 6 convém lembrar: "aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.
7 Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria".
8 Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.
9 Como está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre.
10 Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.

Salmo - 111/112
Feliz o homem caridoso e prestativo.

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!

Ele não teme receber notícias más:
confiando em Deus, seu coração está seguro.
Seu coração está tranqüilo e nada teme,
e confusos há de ver seus inimigos.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho - João 12,24-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12 24 "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Pai, com bondade, as oferendas que vos apresentamos com alegria na festa do diácono Lourenço e fazei que elas possam servir para a salvação do vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Aquele que me serve, diz o Senhor, deve seguir-me. E onde eu estiver estará o meu servido (Jo 12,26).

Depois da Comunhão
Ó Deus, saciados por vossos dons, concedei-nos, ao vos prestar o devido culto na festa de são Lourenço, a graça de crescer na salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Vamos renovar nossa alma para experimentar o novo de Deus

“Garanto-vos que, se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só; mas, se morrer, dá muito fruto ” (Jo 12,24).

A Igreja dá-nos a graça de celebrar hoje a festa dos diáconos e mártir de São Lourenço. O Evangelho está em sintonia com o que foi a vida de São Lourenço, diácono e mártir. Ele, nos primeiros dias da Igreja, teve a graça de, no século III, dar a sua vida pela Igreja e pelo Evangelho. Ele foi especialmente responsável por cuidar dos bens da Igreja e dos pobres, porque os bens da Igreja são as almas, e as almas se alimentam de bens espirituais, especialmente a Eucaristia e a Palavra de Deus.

Os pobres são outros bens preciosos da Igreja, os pobres que estão desprovidos de seus bens precisam ser cuidados por todos nós, porque Jesus, que está na Eucaristia, está na Palavra, está nos pobres; "Foi Você, Senhor!" É com este espírito que o diácono Santa Lorenza atendeu, com todo amor, as necessidades dos mais pobres e sofredores.

Quando o Evangelho dizia que o grão que cai na terra e não morre, mas fica só, segue apenas um grão de trigo. Porém, aquele grão que jogamos na terra vai morrer, ou seja, vai ser fertilizado e vai dar frutos abundantes.

A alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus todos os dias

É preciso morrer para si mesmo todos os dias, é preciso morrer para o outro viver. Para sermos vida na vida do outro, precisamos morrer, para que nós mesmos possamos dar valor e sentido à nossa própria vida.

Os valores opostos florescem em nossa vida, que não são valores da vida: egoísmo, orgulho, orgulho, inveja ... Precisamos morrer pelo velho que está impregnado em nós para que o novo homem venha.

Não vamos nos contentar em ser o que somos, mas, pelo contrário, vamos morrer a cada dia para sermos melhores. Sem depreciação e desvalorização. Um atleta se dedica a ser cada vez melhor, e à medida que morre para si mesmo, na dedicação, no esforço, na luta, no combate, no despertar precoce, em todas as atividades que faz!

Que atividades devemos fazer com nossa alma, com nosso espírito e com nosso coração para sermos melhores a cada dia? Assim como o atleta que não treina atrofia seus membros, seu corpo, e perde toda sua agilidade e habilidade, a alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus a cada dia.

Trabalhemos com dedicação por seios novos e renovados a cada dia na presença de Deus.

Deus te abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ