26/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XXI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio I Semana do Saltério)
Antífona de entrada
Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).
Oração do Dia
Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - 2 Tessalonicenses 3,6-10.16-18
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
3 6 Intimamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à tradição que de nós tendes recebido. 7. Sabeis perfeitamente o que deveis fazer para nos imitar. Não temos vivido entre vós desregradamente, 8. nem temos comido de graça o pão de ninguém. Mas, com trabalho e fadiga, labutamos noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9. Não porque não tivéssemos direito para isso, mas foi para vos oferecer em nós mesmos um exemplo a imitar. 10. Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer. 16. O Senhor da paz vos conceda a paz em todo o tempo e em todas as circunstâncias. O Senhor esteja com todos vós. 17. A saudação vai de meu próprio punho: Paulo. É esta a minha assinatura em todas as minhas cartas. É assim que eu escrevo. 18. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós!
Palavra do Senhor.
Salmo - 127/128
Felizes todos os que respeitam o Senhor!
Felizes és tu se temes o Senhor
e trilhas seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos hás de viver,
serás feliz, tudo irá bem!
Será assim abençoado todo homem
que teme o Senhor.
O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida.
Evangelho - Mateus 23,27-32
Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
23 27 Disse Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28 Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
30 e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas’.
31 Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas.
32 Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais!”
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, que, pelo sacrifício da cruz, oferecido uma só vez, conquistastes para vós um povo, concedei à vossa Igreja a paz e a unidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Com vossos frutos saciais a terra inteira: fazeis a terra produzir o nosso pão e o vinho que alegra o coração (Sl 103,13ss).
Depois da Comunhão
Ó Deus, que fazei agir plenamente em nós o sacramento do vosso amor e transformai-nos de tal modo pela vossa graça, que em tudo possamos agradar-vos. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Vamos expulsar a hipocrisia de nossos corações
Existem de vocês, mestres das leis e fariseus hipócritas! Vós sois como túmulos caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e tudo podre (Mt 23,27)
Que frase difícil de ouvir do Mestre Jesus, que tanto fala sobre amor e misericórdia. Porque o coração de Jesus apóia tudo, os piores pecados, que jogamos para ser pior, mas não há nada mais insuportável para o coração de Deus do que a hipocrisia, principalmente a hipocrisia religiosa.
Religiosamente parece ser lindo, bonito, fala bem, prega, canta, ensina e reza, usa símbolos religiosos e assim por diante, mas, por dentro, vive a hipocrisia e a sepultura caiada. Porque na sociedade da aparência, o que importa é o que está fora: vivemos, muitas vezes, a religião da aparência, fingindo ser uma coisa e ser de outra, falando de uma coisa e vivendo de outra.
Precisamos cuidar de nós mesmos todos os dias, com o que falamos e ensinamos. Quando falo "cuida" não é para parar de falar e ensinar, mas é preciso cuidar se estamos vivendo e praticando, porque mesmo quem não acredita pode falar, até demônio pode falar. Agora, viver é nossa primeira obrigação de vida.
Não há nada mais insuportável para o coração de Deus do que a hipocrisia, especialmente a hipocrisia religiosa.
Os Professores das leis conheciam a Lei, mas que hipocrisia, Eles construíram túmulos para os profetas, eles adornaram os túmulos dos justos, eles fizeram excelentes medidas práticas e religiosas, mas eles não tiveram misericórdia dos pecadores, e por trás deles eles fizeram coisas vergonhosas.
Muitas vezes falamos sobre amor, bondade e misericórdia, mas não podemos exercitar isso em nossa própria casa. Às vezes, não podemos ser pacientes com quem mora conosco. Estamos falando sobre o bem, mas vivemos fazendo o mal, falando mal dos outros por trás. Vivemos uma religião onde criticamos tudo e todos. O pai não empresta, o irmão não empresta, e me parece que os únicos que emprestam em nossa concepção somos nós.
Tenhamos cuidado com essa visão confusa e distorcida da experiência religiosa. Cuidado para não nos tornarmos, de fato, tumbas caiadas, vivemos em belas aparências e não seremos aqueles que se expressam pelos outros.
Deus te abençoe
Comentários
Postar um comentário