14/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
SÃO MAXIMILIANO KOLBE PRESBÍTERO E MÁRTIR (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires Ofício da Memória)
Antífona de entrada
Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor do meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mt 25,34.40).
Oração do Dia
Ó Deus, inflamastes são Miximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à virgem imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Ezequiel 16,1-15.60.63
Leitura da profecia de Ezequiel.
16 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
2 “Filho do homem, mostra a Jerusalém os seus crimes abomináveis.
3 Dir-lhe-ás: eis o que diz o Senhor Javé a respeito de Jerusalém: por tua origem e nascimento, pertences à terra de Canaã; teu pai foi um amorreu e tua mãe, uma hitita.
4 No dia do teu nascimento, teu cordão umbilical não foi cortado; não te banharam com água para te purificar, não te untaram com sal, nem te enfaixaram.
5 Ninguém se inclinou sobre ti para te prestar algum piedoso cuidado. No dia em que nasceste foste exposta em meio das campinas; só havia infortúnio para ti.
6 Passei junto de ti e te percebi banhada em teu sangue. Eu te gritei: vive (malgrado o teu sangue), vive (malgrado o teu sangue),
7 e eu te fiz multiplicar como a erva dos prados. Cresceste. Ficaste moça. Teus seios se formaram, veio-te o pêlo. Mas estavas nua, inteiramente nua.
8 Passando junto de ti, verifiquei que já havia chegado o teu tempo, o tempo dos amores. Estendi sobre ti o pano do meu manto, cobri tua nudez; depois fiz contigo uma aliança ligando-me a ti pelo juramento - oráculo do Senhor Javé - e tu me pertenceste.
9 Então eu te mergulhei na água para limpar o sangue de que estavas coberta, e te ungi com óleo.
10 Eu te vesti de tecidos bordados, calcei-te com sapatos de pele de golfinho, cingi-te com um cinto de fino linho e um véu de seda.
11 Ornei-te de adornos: braceletes nos teus pulsos, colares em teu pescoço,
12 um anel para o teu nariz, brincos para tuas orelhas, uma coroa magnífica para tua cabeça.
13 Teus ornatos eram de ouro, prata, com vestimentas de linho fino, de seda e panos bordados; teu alimento era trigo, mel e óleo. Cada vez mais bela, chegaste à dignidade real.
14 A reputação da tua beleza correu entre as nações, pois essa beleza era perfeita, graças ao esplendor que te havia eu preparado - oráculo do Senhor Javé.
15 Tu, porém, te fiaste na beleza, aproveitaste da tua fama para te prostituíres e ofereceste a tua sensualidade a todo transeunte, a quem te entregaste.
60 Mas eu me recordarei da aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e farei contigo uma eterna aliança.
63 a fim de que te recordes (do passado) e te envergonhes, e que, em tua vergonha, não tenhas mais a audácia de abrir a boca, quando eu houver perdoado os teus delitos, - oráculo do Senhor Javé”.
Palavra do Senhor.
Salmo - Is 12
Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo;
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
Com alegria bebereis no manancial da salvação
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,
dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai, cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião,
porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”
Evangelho - Mateus 19,3-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 3 os fariseus vieram perguntar a Jesus para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?”
4 Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse:
5 ‘Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne’?
6 Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”.
7 Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?”
8 Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim.
9 Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”.
10 Seus discípulos disseram-lhe: “Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!”
11 Respondeu ele: “Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.
12 Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Nós vos apresentamos, ó Deus, as nossas oferendas e vos suplicamos que, a exemplo de são Maximiliano Kolbe, aprendamos a oferecer-vos a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
Não há maior prova de amor que dar a vida pelos amigos, diz o Senhor (Jo 15,13)
Depois da Comunhão
Restaurados na mesa do vosso filho, humildemente vos pedimos, ó Deus, que sejamos inflamados no mesmo amor que são Maximiliano Kolbe recebeu deste convívio. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Vamos promover o amor e a união conjugal
“O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa, e serão os dois uma só carne? Portanto, já não são dois, mas uma só carne. Pois bem, o que Deus uniu, o homem não deve separar " (Mt 19: 5-6)
Hoje em dia, alguém me disse que o casamento está em crise, que a união do homem e da mulher está em crise. Não acho que o casamento esteja em crise, mas acho que o amor está em crise.
A crise do amor é um sinal de rever as coisas como estão, porque o amor é a dimensão mais profunda da dimensão humana. Ninguém vive sem amar, mas existe um amor que une o homem à mulher. Que beleza é esse amor! Por favor, não pare aqui no negativo! Primeiro, contemplo o que é autêntico e positivo, contemplo o que é o sonho de Deus, o desígnio e o sopro de Deus, do qual Ele nunca desistiu.
Deus formou a família humana pela união do homem com a mulher. Desta união maravilhosa, onde duas pessoas se tornam uma só carne, não perdem a sua identidade individual, o homem é o homem, a mulher é a mulher, cada um com o seu ser e agir.
Essa união misteriosa com Deus - quando falo "união misteriosa" não é um mistério, uma coisa incompreensível, mas é uma coisa muito profunda e bela. Esse encontro de alma no casamento é divino, é muito sagrado! À medida que precisamos trabalhar mais e mais em nossa espiritualidade conjugal, precisamos cada vez mais para fortalecer nosso casamento.
Vamos trabalhar para que a graça de Deus promova o amor e a união conjugal
Sei que alguns querem exaltar os problemas, o que não deu certo, mas o que não deu certo, muitas vezes, foi porque o que era correto não foi valorizado, eu não cuido do que era correto. Sei que por muitos motivos existe um casamento que não deveria ter existido ou não tem condições de continuar. É preciso cuidar de cada caso, mas não transformar os casos que não deram certo em regras para a vida.
A regra é esta: "O que Deus uniu, o homem não deve separar." Portanto, não promovemos o divórcio, a separação de casais, não promovemos que um seja contra o outro. Vamos promover o amor e a união.
Luto por um casal até as últimas consequências. Nunca a separação é a primeira solução, nunca as coisas que não estão funcionando corretamente são o motivo da separação. Eu sou um testemunho, porque já trabalhei para unir muitos casais que se separavam por pequenas coisas, mas a cabeça estava tão atormentada que ficou muito grande e até impossível. Mas, com a graça de Deus, com a maturidade humana que nos colocamos uns nos outros, com a força do diálogo e do amor, tudo se pode rever, reiniciar e refazer.
Existe a turma de "Separar o que é melhor", "Não funcionou para mim, também não funcionará para o outro." Não vamos andar nesta estrada. Claro que existem situações em que não existe outro jeito, vamos trabalhar para ajudar. Se for necessário recomeçar, recomece, mas ninguém pode recomeçar sem primeiro tentar o que queria.
Trabalhemos para que a graça de Deus promova o amor e a união conjugal.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário