15/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Ezequiel 18,1-10.13.30-32
Leitura da profecia de Ezequiel.
18 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Por que repetis continuamente esse provérbio entre os israelitas:
2 ‘Os pais comeram uvas verdes, mas são os dentes dos filhos que ficam embotados’?
3 Por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, não tereis mais ocasião de repetir esse provérbio em Israel.
4 É a mim que pertencem as vidas, a vida do pai e a vida do filho. Ora, é o culpado que morrerá.
5 O homem justo - que procede segundo o direito e a eqüidade,
6 que não participa dos festins das montanhas, que não volve os olhos para os ídolos da casa de Israel, que não desonra a mulher do próximo, e não tem relação com uma mulher durante o tempo de sua impureza,
7 que não oprime ninguém, que restitui o penhor ao seu devedor, que não exerce a rapina, que dá seu pão aos famintos, e cobre com vestimenta o que está nu,
8 que não empresta à taxa usurária e não recebe com juros, que afasta a sua mão da iniqüidade, e julga eqüitativamente entre um homem e outro,
9 que segue os meus preceitos e observa as minhas leis, para proceder com retidão - esse homem é um justo: certamente viverá. Oráculo do Senhor Javé.
10 Porém, se esse homem gerou um filho violento e sanguinário, que comete (contra seu irmão) uma dessas faltas
13 que faz empréstimo com usura e recebe juros, esse rapaz não poderá permanecer em vida. Após as abominações que houver cometido, ele deve perecer, e seu sangue recairá sobre ele.
30 Assim, pois, casa de Israel, é segundo o vosso próprio proceder que julgarei cada um de vós - oráculo do Senhor Javé. Convertei-vos! Renunciai a todas as vossas faltas! Que não haja mais em vós o mal que vos faça cair.
31 Repeli para longe de vós todas as vossas culpas, para criardes em vós um coração novo e um novo espírito. Por que haveríeis de morrer, israelitas?
32 Não sinto prazer com a morte de quem quer que seja - oráculo do Senhor Javé! Convertei-vos, e vivereis!”
Palavra do Senhor.
Salmo - 50/51
Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!
Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retires de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
e para vós se voltarão os transviados.
Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho - Mateus 19,13-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 19 13 foram, então, apresentadas a Jesus algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam.
14 Disse-lhes Jesus: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham”.
15 E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedeste à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os, por vosso poder, em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).
Depois da Comunhão
Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Os pais são canais de bênçãos para os filhos
“Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas” (Mateus 19:13)
Fico pensando nessa passagem das Sagradas Escrituras, quando os pais estavam levando os filhos para que Jesus pudesse não só colocar as mãos sobre eles, mas também orar por eles.
Temos que perdoar a ignorância dos discípulos. Eles repreenderam e mantiveram as crianças afastadas. Jesus disse: “Deixe as crianças virem a mim. O Reino dos Céus pertence a quem se assemelha a eles ”.
Vamos levar nossos filhos a Jesus. Primeiro, quem deve fazer isso são os próprios pais. É em nossa casa, em nossa igreja doméstica, que nossos filhos devem ser abençoados e devemos orar por eles. Pais, por favor, abençoem seus filhos, coloquem suas mãos sobre seus filhos para orar.
Mães que estão grávidas, deixem os filhos chegarem ao colo de Deus, não fiquem sozinhas preparando tudo aquilo para os filhos que vão chegar, com um berço, com a roupa, a cesta do bebê. Isso é ótimo, alegre e antecipatório, mas também prepara seus filhos espiritualmente.
Nossos filhos precisam crescer abençoados, e o primeiro canal de bênção e graça para os filhos são os próprios pais.
Que bênção é ter um pai e uma mãe que, todos os dias, colocam a mão - e ambas as mãos, porque o homem também tem que colocar e orar - na barriga! E quando os filhos nascerem, não pare, um dia abençoe seus filhos. E, por favor, não abençoe de forma alguma, não faça da bênção um amuleto ou qualquer coisa sorrateira.
A bênção é uma comunicação da graça, é o que é transmitido da autoridade paterna e materna que você tem para com seus filhos. Eles estão crescendo - e que são abençoados -, pedem e imploram pela bênção. Por favor, abençoe-os!
"Seu pai abençoado" "Sua mãe abençoada" Isso é o que toda criança deveria aprender a pedir ao pai e à mãe.
Tenho muito prazer em abençoar crianças, e você precisa mandar mesmo que o padre não goste, mande a criança pedir benção para o padre, mande a criança buscar benção na Igreja.
Nossos filhos precisam crescer abençoados, e o primeiro canal de bênção e graça para os filhos são os próprios pais. Não deixe a criança dormir um dia sem bênção, e depois de crescer continue a abençoar, mesmo quando não gosta de bênçãos, porque vocês são canais e fontes de bênçãos.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário