12/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA
XIX SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Antífona de entrada
Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1a Leitura - Ezequiel 9,1-7;10,18-22
Leitura da profecia de Ezequiel.
9 1 Depois ouvi gritar com voz forte: “Aproximai-vos, vós, os guardas da cidade, trazendo cada um de vós o instrumento de destruição”.
2 Surgiram então, do pórtico superior que olha para o norte, seis homens trazendo cada um na mão o instrumento de destruição. Encontrava-se no meio deles um personagem vestido de linho, trazendo à cintura um tinteiro de escriba. Entraram para se colocar de pé ao lado do altar de bronze.
3 Então a glória do Deus de Israel se elevou de cima do querubim, onde repousava, até a soleira do templo. Chamou o Senhor o homem vestido de linho, que trazia à cintura os instrumentos de escriba,
4 e lhe disse: “Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem”.
5 Depois, dirigindo-se aos outros em minha presença, disse-lhes: “Percorrei a cidade, logo em seguida, e feri! Não tenhais consideração, nem piedade.
6 Velhos, jovens, moços, moças, crianças e mulheres, matai todos até o total extermínio; precavei-vos, todavia, de tocar em quem estiver assinalado por uma cruz. Começai por meu santuário”. Começaram pelos anciãos que encontraram defronte ao templo,
7 “Manchai o templo”, disse-lhes, “e enchei de cadáveres os adros; em seguida saí!” E foram-se eles para prosseguir o morticínio na cidade.
18 De repente, a glória do Senhor deixou a soleira do templo e pousou sobre os querubins. 19 Estes desdobraram as asas, e eu os vi alçarem-se da terra com as rodas ao lado, para partirem. Eles pararam à entrada da porta oriental do templo, dominados pela glória do Senhor.
20 Estavam lá os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, às margens do Cobar, e reconheci os querubins:
21 cada um tinha quatro figuras e quatro asas, e sob as asas algo parecido com mãos humanas.
22 Suas figuras assemelhavam-se àquelas que eu tinha visto às margens do Cobar. Cada um deles ia para a frente diante de si.
Palavra do Senhor.
Salmo - 112/113
A glória do Senhor vai além dos altos céus.
Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!
Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!
O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.
Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono
e se inclina para olhar o céu e a terra?
Evangelho - Mateus 18,15-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5,19).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 15 “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.
16 Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas.
17 Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano.
18 Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.
19 Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.
20 Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Palavra da Salvação.
Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona de Comunhão
O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).
Depois da Comunhão
Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho
Por
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
A verdadeira correção é feita com amor e caridade
Se há uma questão que sempre é importante para nós, é a correção. Como precisamos saber como nos corrigir. Primeiro, cada um de nós precisa aprender a se corrigir, corrigir nossas ações e atitudes, corrigir as formas que não edificam. Mal posso esperar que os outros me corrijam, se não me corrijo, se não levo a correção a sério.
Precisamos nos permitir ser corrigidos por Deus. Falo: bem-aventurado aquele a quem Deus corrige e amaldiçoado é quando não somos mais corrigidos por Deus, não nos permitimos ser corrigidos.
Os pais precisam corrigir seus filhos, marido e mulher precisam se corrigir, mas a Palavra de Deus hoje é exatamente: irmãos precisam corrigir irmãos. Se você vir seu irmão pecar, por favor, não fique indiferente, não fale: "Isso não é problema meu."
Ninguém que ama bem o outro vê alguém fazer algo errado e quer que essa pessoa continue errando. Isso é falta de caridade e amor; além disso, que nossa correção seja fraterna e não mundana.
Só há correção verdadeira quando é feito sozinho, com caridade e amor
A correção mundana é aquela onde, primeiro, espalhamos, falamos, contamos aos outros sobre o erro do irmão, então você já está pecando, talvez até mais seriamente do que o pecado que você viu seu irmão pecar. A correção está sozinha.
Não caia na maldição de colocar sua raiva nas suas redes sociais, pois a terapia de muitos é usar as redes sociais para aliviar, falar mal do outro, lançar dicas ou qualquer outra coisa parecida. Esse é um pecado grave, é maior do que qualquer outro que seus irmãos possam ter cometido.
A correção só existe verdadeiramente quando é feita sozinha, com caridade e amor. Porque se caridade e amor faltam, não é correção, é agressão.
Se você foi com toda a caridade e amor para se aproximar e procurar o seu irmão para corrigir e ele te ouvir, maravilha, você ganhou o seu irmão. Portanto, faça o melhor que puder.
Se seu irmão não te ouvisse? Você vai pedir ajuda à Igreja, procurar a Igreja, procurar um padre, não acusar o seu irmão, é dizer: “Como faço para lidar com essa situação? Meu irmão é assim ”.
O problema é que somos movidos por fofocas, conversas e fofocas. É uma verdadeira indecência expor o pecado e o erro do outro sem correção viva. Ora, é verdade que só corrige quem sabe ser corrigido.
Deixemo-nos corrigir por Deus e pelos outros e teremos a graça de corrigir alguém com humildade.
Deus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário