31/08/2020 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA

 XXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)


Antífona de entrada
Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Oração do Dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - 1 Coríntios 2,1-5
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
1 Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus.
2 Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.
3 Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor.
4 A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino,
5 para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Permaneço o dia inteiro a meditá-la.

Vossa lei me faz mais sábio que os rivais,
porque ela me acompanha eternamente.

Fiquei mais sábio que todos os meus mestres,
porque medito sem cessar vossa aliança.

Sou mais prudente que os próprios anciãos,
porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos.

De todo mau caminho afasto os passos,
para que eu siga fielmente as vossas ordens.

De vossos julgamentos não me afasto,
porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.

Evangelho - Lucas 4,16-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 16 Jesus dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.
20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”.
22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: “Não é este o filho de José?”
23 Então lhes disse: “Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria”.
24 E acrescentou: “Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.
25 Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra;
26 mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.
27 Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã”.
28 A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.
29 Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo.
30 Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.
Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)

Depois da Comunhão
Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho

Por Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Permitamo-nos ser corrigidos pela Palavra de Deus

“Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício” (Lucas 4,29).

Vocês estão vendo que na Sua própria cidade Jesus não só não é aceito, como também é ignorado, rejeitado, desprezado no meio até de parentes, de pessoas que fazem parte do parentesco d’Ele, parentesco próximo, dito por alguns até como Seus familiares.

Não acolheram Jesus, não puderam admitir que Ele era profeta, porque olharam para Ele como aquele que cresceu no meio deles, o filho de José e de Maria. Agora, no entanto, o que Ele está falando é o verdadeiro profetismo, Ele agora é o profeta de Israel, Ele é o Messias que se tornou duro até para os Seus.

É preciso dizer que, até hoje, muitos em Israel não acolhem, não aceitam Jesus como o Cristo. É preciso dizer que, no meio de nós, até como batizados, como cristãos, muitas vezes também não O acolhemos nem O aceitamos.

Muita coisa que Jesus diz é dura – não é duro o que Jesus fala, dura é a nossa cabeça e o nosso coração para acolher a verdade como ela é. Não queremos muitas vezes ser incomodados, e Jesus era muito incômodo com a Palavra e com o Seu profetismo.

O que alguns querem é o profetismo do agrado até na hora de pegar a Bíblia. A pessoa fica procurando passagens para agradar o seu ego, passagens que vão corroborar com o que pensam. “Essa aqui é a bênção”,“Essa é a promessa de Deus para mim”.

A Palavra de Deus é aquela que nos corrige, que nos exorta e coloca no eixo

Quando a Palavra está corrigindo, está chamando à atenção, está nos advertindo, nós, muitas vezes, fazemos até vista grossa: “Essa passagem não é para mim!”.

Não gosto muito daquilo que as pessoas, muitas vezes, usam nos escritórios, nos lugares, essas caixinhas de promessas que tiram uma passagem. Geralmente, é só uma promessinha boa para deixar a pessoa alegre e feliz.

A Palavra de Deus não é só promessinha para a pessoa ficar alegre e feliz. A Palavra de Deus é aquela que nos corrige, que nos exorta e nos coloca no eixo. Muitas vezes, não queremos ser exortados nem por Deus, pois preferimos rejeitá-Lo, ignorá-Lo e colocá-Lo de lado. É o que a sociedade e o mundo fazem.

A Palavra de Deus é só bênção para nós quando nos corrige e nos chama à atenção, quando nos adverte. E se não está nos advertindo, é porque não estamos no Espírito e no prumo da Palavra, e vamos deixando de lado como fizeram os conterrâneos de Jesus, os parentes d’Ele, que O levaram morto abaixo até para desprezá-Lo.

Não desprezemos Jesus e Sua Palavra, permitamos que ela nos corrija, que nos forme e oriente, porque Jesus veio para nos salvar, e precisamos permitir que a Sua salvação, por mais dura que seja, aconteça em nós.

Deus abençoe você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ