07/03/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Aprenda a contemplar o rosto de Cristo
I SEMANA DA QUARESMA (Roxo Ofício do Dia)
Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu Senhor, assim os nossos para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! (Sl 122,2s)
Convertei-nos, ó Deus, nosso salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do Levítico.
19 1 O Senhor disse a Moisés:
2 “Dirás a toda a assembléia de Israel o seguinte: sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.
11 Não furtareis, não usareis de embustes nem de mentiras uns para com os outros.
12 Não jurareis falso em meu nome, porque profanaríeis o nome de vosso Deus. Eu sou o Senhor.
13 Não oprimirás o teu próximo, e não o despojarás. O salário do teu operário não ficará contigo até o dia seguinte.
14 Não amaldiçoarás um surdo; não porás algo como tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
15 Não sereis injustos em vossos juízos: não favorecerás o pobre nem terás complacência com o grande; mas segundo a justiça julgarás o teu próximo.
16 Não semearás a difamação no meio de teu povo, nem te apresentarás como testemunha contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17 Não odiarás o teu irmão no teu coração. Repreenderás o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa.
18 Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Palavra do Senhor.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.
Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,
para os olhos é uma luz.
É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.
Que vos agrade o cantar dos meus lábios
e a voz da minha alma;
que ela chegue até vós, ó Senhor,
meu rochedo e redentor!
Salve Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação (2Cor 6,2).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 25 31 "Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;
36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’.
37 Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’
40 Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’.
41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.
42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’.
44 Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’
45 E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’
46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, esta oferenda, sinal de nossa dedicação. Fazei que ela santifique a nossa vida e obtenha para nós vosso favor. Por Cristo, nosso Senhor.
Acolhei, ó Deus, esta oferenda, sinal de nossa dedicação. Fazei que ela santifique a nossa vida e obtenha para nós vosso favor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ó Deus, pela recepção deste sacramento, experimentamos vosso auxílio na alma e no corpo e assim, salvos em todo o nosso ser, nos alegremos com a plenitude da redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Aprenda a contemplar o rosto de Cristo
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’” (Mateus 25,31-36).
Veja, esses elementos que aparecem aqui no Evangelho nos recordam diretamente do discurso de Jesus sobre as bem-aventuranças. É o projeto de todo cristão, é a nossa vida que precisa tocar essas realidades.
Sabemos que existirá uma conclusão de toda a história: o fim dos tempos. O fim dos tempos não é a destruição do planeta Terra, destruição de todas as coisas que nós contemplamos na natureza. Não tem nada a ver com isso! Existirá uma conclusão da história, ou seja, tudo se encaminhará para o projeto do Criador. Mas também temos de ter consciência que existirá uma conclusão da minha história e da tua história.
É justamente sobre esse tema que nós tratamos no Evangelho. Por que? A luz de Deus vai brilhar um dia sobre todos nós, a luz de Deus vai brilhar sobre as nossas escolhas, sobre a forma como nós decidimos viver nesta vida que Deus nos deu. Por isso, bom seria se nós já, agora, acendêssemos essa luz de Cristo para enxergar o nosso coração. Eu diria ainda mais, não que acendêssemos, mas que permitíssemos que a luz de Deus brilhasse já nos nossos corações e nas nossas consciências.
Uma vez que nós veremos o nosso rosto verdadeiro, o rosto de Cristo também vai ficar visível a todos nós
Um dia, veremos o nosso rosto verdadeiro, então, é bom já irmos nos acostumando a nos enxergar, de fato, como nós somos. Por isso, a nossa consciência precisa de uma boa formação, precisamos cultivar sempre a verdade, o amor à verdade, o amor que nosso Senhor nos ensinou, para que a nossa consciência nos ajude sempre. A consciência é essa luz, que nos ajuda sempre a tomar consciência do que nós escolhemos de como vivemos a nossa vida.
E uma vez que nós veremos o nosso rosto verdadeiro, o rosto de Cristo também vai ficar visível a todos nós. Mas é engraçado que esse rosto de Cristo anda no nosso meio um pouco escondido, Ele está no nosso meio de uma forma escondida e precisamos já aprender a descobri-Lo. Se, um dia, queremos contemplar o rosto de Cristo na vida eterna, temos que aprender, desde já, a contemplar o rosto de Cristo. Onde? No faminto, no sedento, no estrangeiro, no migrante, naquele que está nu, naquele que está doente, naquele que está prisioneiro. Jesus se esconde aí! Ali está o rosto de Cristo e precisamos descobri-Lo! Para quê? Para que um dia nós também ouçamos a voz do Pai dizendo: “Vinde benditos. Porque eu estava nessas condições e fui acolhido”.
Vejam a identificação de Cristo com todas essas realidades que o padre disse, eu posso hoje encontrar Jesus Cristo nessas realidades e, um dia, encontrá-Lo definitivamente na vida eterna. Que nosso Senhor faça brilhar nos nossos corações e nas nossas consciências a sua luz bendita.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário