25/03/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Aceite o projeto de Deus em sua vida
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio - Ofício da Solenidade)
Ao entrar no mundo, Cristo disse: Eis-me aqui, ó Pai, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do profeta Isaías.
Naqueles dias, 7 10 o Senhor disse ainda a Acaz:
11 "Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto".
12 Acaz respondeu: "De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova".
13 Isaías respondeu: "Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus?
14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel, 8 10 porque Deus está conosco".
Palavra do Senhor.
Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!
Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados,
e então eu vos disse: “Eis que venho!”
Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”
Boas novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembleia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!
Proclamei toda a vossa justiça
sem retê-la no meu coração;
vosso auxílio e lealdade narrei.
Não calei vossa graça e verdade
na presença da grande assembleia.
Leitura da carta aos Hebreus.
Irmãos, 10 4 pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados.
5 Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: "Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.
6 Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.
7 Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade".
8 Disse primeiro: "Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado" (quer dizer, as imolações legais).
9 Em seguida, ajuntou: "Eis que venho para fazer a tua vontade". Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia.
10 Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
A palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós vimos sua glória que recebe de Deus Pai (Jo 1, 14ab).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 26 "no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria".
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Recebei, ó Deus onipotente, as oferendas de vossa Igreja, que comemora a sua origem na encarnação do vosso Filho, celebrando com alegria este grande mistério. Por Cristo, nosso Senhor.
O Mistério da Encarnação
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. A virgem Maria recebeu com fé o anúncio do anjo; e, à sombra do Espírito Santo, acolheu com amor, no seio puríssimo, aquele que, para salvar os seres humanos, quis nascer entre eles. Assim, cumpriram-se as promessas feitas a Israel e, de modo inefável, realizava-se a esperança das nações. Por esta razão, a multidão dos anjos e dos santos se alegra eternamente na vossa presença. Concedei-nos também a nós associar-nos aos seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz...
A virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado: "Deus-conosco" (Is 7,14).
Ó Deus, confirmai em nossos corações os mistérios da verdadeira fé, para que, proclamando verdadeiro Deus e verdadeiro homem aquele que nasceu da Virgem, cheguemos à felicidade eterna pelo poder da sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Aceite o projeto de Deus em sua vida
“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi; e o nome da Virgem era Maria” (Lucas 1,26-27).
Hoje, dia 25 de março, celebramos, com toda a Igreja, a Festa da Visitação, a visita de Deus à humanidade, a partir da presença do anjo Gabriel na vida da Virgem Maria. De 25 de março a 25 de dezembro, temos nove meses calculados, mas, daqui em diante, temos a marca da entrada de Deus na história da humanidade. Daqui pra frente, temos a entrada de Deus na nossa história.
Porque, ao entrar na história da Virgem Maria, dessa belíssima criatura, nós também contemplamos a entrada de Deus na nossa história pessoal. Deus também nos visitou e quis começar conosco um lindo caminho, uma linda história de salvação. Então, hoje, também é o dia de contemplarmos o nosso encontro pessoal com Deus, a iniciativa amorosa de Deus na nossa vida.
O padre leu só o início do relato daquele episódio em que o anjo Gabriel chega à presença da Virgem Maria, trazendo aquela beleza do encontro das duas liberdades: a liberdade de Deus que propõe, que escolhe, que elege; e a liberdade humana que responde à essa iniciativa de Deus.
Deus não obrigou a Virgem Maria a dizer o seu “sim”, mas Ele provocou o coração d’Ela; Deus tocou a liberdade da Virgem Maria, que é a liberdade de todos nós. Constantemente, na nossa vida, isto acontece: o encontro das duas liberdades. Deus nos propõe, Ele nos quer para Ele; Deus nos chama a estar perto d’Ele, mas a resposta é nossa, é pessoal, a resposta depende de mim e depende de você.
Deus quer nos envolver no Seu projeto de amor, Ele quer nos envolver na Sua própria vida
O anúncio que o anjo faz não é apenas uma troca de informações, o anjo Gabriel não é só um porta-voz porque, na Bíblia, a presença do anjo é a presença do próprio Deus. Então, o que o anjo Gabriel traz é a proposta de um projeto, não são simplesmente informações, e sim um projeto que envolve a vida da Virgem Maria. Todas as vezes que Deus nos visita não é por acaso, Deus não quer simplesmente falar alguma coisa ao nosso coração, mas Ele quer nos envolver no Seu projeto de amor, Ele quer nos envolver na Sua própria vida.
Numa linguagem bem atual, aquele “sim” de Maria, o fiat de Maria é como se fosse o play, Maria deu o play para que começasse, na história da humanidade, a história da redenção da humanidade, a partir do seu sim da encarnação do Verbo de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor”.
Hoje, também somos convidados a apertar esse play, a deixar que Deus comece conosco uma história de amor, que Ele entre na nossa vida, que Ele ocupe todas as áreas do nosso coração. O segredo desta Festa de hoje — daquilo que aconteceu com a Virgem Maria e a cada um de nós —, é aceitar aquilo que Deus propõe, mesmo no meio do medo, mesmo no meio da confusão, porque a Virgem Maria também apresentou as suas dúvidas, a Virgem Maria também dialogou com o anjo Gabriel.
Então, aceite o projeto de Deus, mesmo no meio da confusão e do medo. “É muito difícil, Senhor, dar esse passo”, mas dê esse passo porque é projeto de Deus, é história de salvação, é redenção para a nossa vida, é uma esperança nova, é um caminho novo que se abre diante dos nossos olhos. Não tenha medo, diga o seu “sim”, diga com a Virgem Maria: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua vontade!” .
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário