30/03/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Viva plenamente a experiência de amor com o Pai
IV SEMANA DA QUARESMA (Roxo Ofício do Dia)
A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação (Sl 68,14).
Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do livro do profeta Isaías.
49 8 Eis o que diz o Senhor: "No tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei, (Eu te formei e designei para fazer a aliança com os povos), para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas,
9 para dizer aos prisioneiros: ‘Saí!’ E àqueles que mergulham nas trevas: ´Vinde à luz!´ Ao longo de todo o trajeto terão o que comer. Sobre todas as dunas encontrarão seu alimento.
10 Não sentirão fome nem sede; o vento quente e o sol não os castigarão, porque aquele que tem piedade deles os guiará e os conduzirá às fontes.
11 Tornar-lhes-ei acessíveis todas as montanhas, e caminhos atingirão as alturas.
12 Ei-los que vêm de longe, ei-los do norte e do poente, e outros da terra dos sienitas.
13 Cantai, ó céus; terra, exulta de alegria; montanhas, prorrompei em aclamações! Porque o Senhor consolou seu povo, comoveu-se e teve piedade dos seus na aflição.
14 Sião dizia: ´O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me´.
15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca".
Palavra do Senhor.
Misericórdia e piedade é o Senhor.
Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.
O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda a obra que ele faz.
Ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.
É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 5 17 Mas Jesus respondeu aos judeus: "Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também".
18 Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
19 Jesus tomou a palavra e disse-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.
20 Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
21 Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.
22 Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho.
23 Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,
27 e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:
29 os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.
30 De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus de clemência, que a força deste sacrifício nos lave da antiga culpa e nos faça crescer na vida nova, participando da vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Deus não enviou seu Filho para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (Jo 3,17).
Nós vos pedimos, ó Deus: não permitais que a eucaristia, instituída para salvar-nos, possa levar à condenação aqueles que a recebem. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Viva plenamente a experiência de amor com o Pai
“Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: ‘Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho’. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: ‘Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz” (João 5,17-20).
Que belo esse texto da comunhão de Jesus com o Pai! Que beleza poder tocar nesta intimidade de Jesus com o Pai e, definitivamente, aprender também a ser íntimo d’Ele. O que esse tempo quaresmal quer fazer com cada um de nós é nos colocar nessa dinâmica de intimidade pela oração, pela caridade, pelo jejum, pelas práticas de piedade, obras de misericórdia que nós vivemos.
Vamos aprendendo do coração de Deus, vamos aprendendo do coração de Cristo essa intimidade. As obras de piedade precisam nos levar a essa intimidade com Deus. Não fazemos a caridade simplesmente para uma autossatisfação do nosso “eu”, para dizer que somos caridosos. Não! Fazemos caridade para nos tornar mais íntimos de Deus, para nos tornar mais parecidos com o Pai. E essa intimidade de Jesus com o Pai, vejam as palavras de Jesus: o Pai trabalha, eu também trabalho; o Pai faz, eu também faço; o Pai me ama e eu também O amo. Expressões que falam dessa intimidade de Jesus, mas que provocaram muita inveja e muita raiva no coração dos escribas e dos mestres da Lei.
Isso aqui não é de hoje, isso aqui não foi de dois mil anos atrás, isso aqui é desde Caim e Abel, aquela inveja de Caim em relação ao seu irmão Abel, porque Deus havia colocado os olhos na oferta de Abel. Essa inveja e essa raiva que nutre o coração desses homens não pode estar em nosso coração.
Jesus quer que todos nós entremos nessa dinâmica de intimidade com o amor do Pai
É o amor do Pai que nutria o coração de Jesus, e é o amor que precisa nutrir o nosso coração! O nosso coração não pode se alimentar de raiva, de inveja, de ciúme, de discórdia. Precisamos agir em comunhão com o Pai, tendo também no nosso coração os mesmos sentimentos de Cristo.
Jesus afirmou: “O Pai trabalha sempre e eu também”. Veja, o amor operativo unia os dois, o Pai do Céu que se debruçava em amor pela humanidade, o Filho que assumiu a nossa condição humana se debruçava em amor pela humanidade. O que Jesus quer não é provocar inveja ou ciúmes nos nossos corações por causa da relação d’Ele com o Pai do Céu, mas Jesus quer que todos nós entremos nessa dinâmica de intimidade com o amor do Pai, quer que todos nós experimentemos.
Ele estava apenas nos ensinando que tudo o que nós fizermos, como agimos neste mundo, a forma como agimos precisa ter o Pai como ponto de apoio, é a nossa relação com o Pai do Céu que determina todas as nossas atitudes.
Hoje, o que você puder fazer para se tornar mais parecido com o coração de Cristo, faça! O que Deus suscitar no seu coração para que você realize, hoje, uma obra de caridade, um gesto de amor para com alguém, faça, compreendendo que, neste gesto, você se assemelha mais ao coração de Cristo, e você se torna mais íntimo do coração do Pai. Essa é a alegria da nossa vida: viver plenamente a experiência do amor do Pai.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário