09/03/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - O Senhor espera pela sua conversão

 

I SEMANA DA QUARESMA* (Roxo – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Lembrai-vos de vossa misericórdia e de vosso amor, pois são eternos. Nossos inimigos não triunfem sobre nós; libertai-nos, ó Deus, de toda angústia! (Sl 24,6.3.22)

Oração do dia

Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Jonas 3,1-10)

Leitura da profecia de Jonas.
3 1 A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2 "Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei".
3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.
4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
6 A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
7 Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber.
8 Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos.
9 Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!
10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 50/51

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

 

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!

Na imensidão de vosso amor, purificai-me!

Lavai-me todo inteiro do pecado

e apagai completamente a minha culpa!

 

Criai em mim um coração que seja puro,

dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face

nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

 

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,

e, se oferto um holocausto, o rejeitais.

Meu sacrifício é minha alma penitente,

não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Lucas 11,29-32)

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.
30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.
31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.
32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas".
Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Nós vos ofertamos, o Deus, estes dons que nos destes para oferecer-vos. E, assim como os tornais para nós um sacramento, sejam também remédio para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Senhor, alegrem-se todos os que em vós confiam e exultem eternamente aqueles que protegeis (Sl 5,12).

Depois da Comunhão

Senhor nosso Deus, que não cessais de nos alimentar com os vossos sacramentos, concedei que esta refeição nos alcance a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

                              Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova 

O Senhor espera pela sua conversão

“Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: ‘Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas’” (Lucas 11,29).

 

Muito bem, meus irmãos, nós esperamos sempre um sinal para começarmos de verdade o nosso caminho espiritual, a nossa experiência de conversão. Temos essa tendência de querer nos agarrar sempre nos sinais. Um caminho espiritual sério, comprometido e maduro precisa se desprender da dependência de certos sinais. Precisamos seguir um pouco mais o nosso coração, a nossa intuição daquilo que Deus nos pede, daquilo que Deus quer de nós, porque, algumas realidades já estão mais evidentes do que nós imaginamos, não precisamos de mais nenhum sinal.

Então, não vamos fazer como aquelas famosas “dietas da segunda-feira”, que nunca chegam. Vamos abraçar hoje o nosso caminho de fé, vamos abraçar hoje a nossa necessidade de conversão sem esperar esse bendito sinal porque precisamos tomar consciência de que, hoje, o Senhor quer entrar na casa do nosso coração.

Temos o texto aqui, onde Jesus fala para aquela multidão que nenhum sinal seria dado a não ser o sinal de Jonas. Sabemos muito bem, e a Primeira Leitura de hoje, da Liturgia, retrata aquela experiência do profeta Jonas com a conversão. E nós entendemos desse sinal de Jonas o quê? Que não existe nada impossível para Deus.

Vamos abraçar hoje a nossa necessidade de conversão sem esperar esse bendito sinal

Quando você se depara com um pecado ou com o vício seu, uma situação que você precisa mudar, urgentemente você precisa deixar com que essa realidade mude. Digo para você: nada é impossível para Deus. Porque, se nós vamos ver o relato daquela experiência do profeta Jonas, a partir do momento em que ele se colocou docilmente nas mãos de Deus, ele começou a atravessar a cidade de Nínive pregando a conversão.

Sabe qual foi o resultado para o espanto dele? A pregação de Jonas chegou até os ouvidos do rei, e até o rei se vestiu de saco e sentou-se em cinzas. Veja, o rei não passou a cinza na fronte, como nós fazemos na Quarta-feira de Cinzas, mas ele se sentou nas cinzas, e ainda mais, o rei emanou um decreto, escreveu um decreto onde, homens e também animais, deveriam fazer um jejum total e completo, sem comer e sem beber nada, se refugiassem na oração pedindo a Deus a Sua intervenção, e que eles deixassem a conduta errada de lado, mudassem de comportamento. Veja, a partir da pregação de Jonas aconteceu todo esse movimento de conversão.

Nada, absolutamente nada, é impossível para Deus quando um coração se abre e escuta a voz do Senhor. Então, na minha vida e na sua vida, tudo pode ser transformado, tudo pode ser mudado. Podemos ser mais de Deus nesta Quaresma, podemos deixar o pecado de lado e assumimos uma vida nova, se escutarmos a voz do Senhor, se ouvirmos o apelo de conversão que hoje Ele nos faz.

Abramos o nosso coração, permitamos que o Senhor realize esta obra maravilhosa em nossa vida, permitamos que o Senhor estabeleça o Seu Reino dentro dos nossos corações. Não deixemos para amanhã, ouçamos hoje a voz do Senhor!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ