29/03/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - O seu sofrimento atrai a compaixão de Jesus
IV SEMANA DA QUARESMA (Roxo Ofício do Dia)
Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria (Is 55,1).
Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Ezequiel.
Naqueles dias, 47 1 o anjo conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar.
2 Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul.
3 O homem foi para o oriente com uma corda na mão: mediu mil côvados; a seguir fez-me passar na água, que me chegou até os tornozelos. Mediu ainda mil côvados e me fez atravessar a água, que me subiu até os joelhos.
4 Mediu de novo mil côvados e fez-me atravessar a água, que me subiu até os quadris.
5 Mediu, enfim, mil côvados; e era uma torrente que eu não podia atravessar, de tal modo as águas tinham crescido! E era preciso nadar, era um curso de água que não se podia passar (a vau).
6 "Viste, filho do homem?" - falou-me, e me levou ao outro lado da torrente.
7 Ora, retornando, avistei nas duas margens da torrente uma grande quantidade de árvores.
8 "Essas águas", disse-me ele, "dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis.
9 Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida.
12 Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio".
Palavra do Senhor.
Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
O Senhor para nós é refúgio e vigor,
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
assim não tememos se a terra estremece,
se os montes desabam, caindo nos mares.
Os braços de um rio vêm trazer alegria
à cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
Quem a pode abalar? Deus está no seu meio!
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus
e a obra estupenda que fez no universo.
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
5 1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.
3 Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água.
4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
6 Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: "Queres ficar curado?"
7 O enfermo respondeu-lhe: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim".
8 Ordenou-lhe Jesus: "Levanta-te, toma o teu leito e anda".
9 No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado.
10 E os judeus diziam ao homem curado: "É sábado, não te é permitido carregar o teu leito".
11 Respondeu-lhes ele: "Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda".
12 Perguntaram-lhe eles: "Quem é o homem que te disse: ´Toma o teu leito e anda?´"
13 O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: "Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior".
15 Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
16 Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Nós vos oferecemos, ó Deus, os dons que nos destes para que estes sinais que manifestam vossa solicitude para conosco nesta vida sejam remédio para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranqüilas e refaz as minhas forças (Sl 22,1s).
Ó Deus de bondade, purificai-nos e renovai-nos pelo sacramento que recebemos, de modo que sejamos auxiliados hoje e por toda a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
O seu sofrimento atrai a compaixão de Jesus
“Naquele tempo, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados – cegos, coxos e paralíticos . Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Jesus disse: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’” (João 5,1-3.5-8).
Jesus gosta dos lugares onde existe a dor humana, Ele tem preferência por lugares onde existe o sofrimento. O sofrimento atrai a compaixão e a misericórdia de Jesus, isso diz muito para nós. Se você está passando por um sofrimento, se está passando por uma situação de dor, seja ela física, emocional, psicológica, Jesus está muito perto de você porque Ele era atraído sempre pelo sofrimento humano, muito diferente de nós que, às vezes, mantemos à distância de segurança, da indiferença em relação aos problemas das pessoas, ao sofrimento das pessoas, e isso o nosso coração precisa tanto se converter. O Senhor se aproxima de quem O invoca, de quem se encontra no meio do sofrimento e da tribulação.
O personagem de hoje está diante, à beira da piscina, esse lugar de graça, onde acontecia um fenômeno muito particular: o anjo do Senhor agitava aquela água e o primeiro que entrasse era agraciado. Era uma espécie de uma loteria, uma “Mega-Sena”, porque era uma única pessoa privilegiada. Agora, podemos mergulhar a nossa vida em Jesus.
Jesus é essa piscina em que o Espírito agita essa água constantemente e podemos mergulhar todos os dias n’Ele, a todo momento da nossa vida; e também receber d’Ele as Suas graças.
Aparece esse homem que há 38 anos estava sofrendo de uma enfermidade. Trinta e oito anos na Palavra de Deus é quase uma geração — 40 anos era uma geração. Veja, esse homem passou praticamente a sua vida inteira experimentando o sofrimento. Uma coisa aqui é interessante: parece que esse homem já havia se identificado com a sua doença. Esse homem já havia, de tal modo, se identificado com a sua doença que foi necessário Jesus fazer uma pergunta. Pare e pense um pouco, alguém sofrendo há 38 anos de uma enfermidade, será que não queria ser curado? É óbvio que essa pessoa queria a cura, mas por que Jesus faz essa pergunta? “Queres ficar curado?”.
Jesus gosta dos lugares onde existe a dor humana, Jesus tem preferência por lugares onde existe o sofrimento
Porque aquele homem já havia sepultado dentro dele o desejo da vida, aquele homem já estava morto em vida porque ele estava imóvel, estava parado na sua enfermidade. E Jesus precisava tocar de novo no desejo daquele homem de viver, Ele precisava ir dentro. Não era só a cura física que aquele homem precisava, mas Jesus precisava curar o interior daquele homem, precisava curar o desejo de vida no coração daquele homem, tanto que ele diz: “Senhor, ninguém me ajuda. Quando a água é agitada, chego sempre atrasado”.
Uma pessoa que está sempre chegando atrasada na vida, que está sempre atrás, e aí Jesus reconhece que aquele homem precisava se mover aqui dentro. É essa cura que Jesus precisa fazer em nós, porque, muitas vezes, nós nos fixamos — com todo respeito — nos fixamos nas curas físicas e nos esquecemos da cura mais importante, que é a cura do coração. Aqui dentro não pode ficar nada paralisado!
Por isso, Jesus diz: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. Alguém que escutou por 38 anos: “Alguém já entrou na piscina”, “Já acabou a graça”, “Já terminou”, agora escuta: “Pega a tua cama e anda, vai para tua casa”, é a salvação que chega na vida desse homem, é a voz de Cristo que chega também na minha vida e na sua vida, dizendo: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário