03/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - É Jesus quem revela o rosto do Pai a você
SANTOS FILIPE E TIAGO APÓSTOLOS E MÁRTIRES (Vermelho, glória, Prefácio dos Apóstolos Ofício da Festa)
Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!
Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
15 1 Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.
2 Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.
3 Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
4 foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
5 apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.
6 Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);
7 depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.
8 E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo.
Palavra do Senhor.
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite esta mensagem,
a noite à noite publica esta notícia.
Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 14 6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto".
8 Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta".
9 Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ´Mostra-nos o Pai´.
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Recebei, ó Deus, as oferendas que vos apresentamos na festa dos apostos são Filipe e são Tiago; e dai-nos a graça de praticar uma religião pura e imaculada. Por Cristo, nosso Senhor.
Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta. Filipe, quem me vê, vê o Pai, aleluia! (Jo 14,8s)
Purificai, ó Deus, os nossos corações pela participação nesta eucaristia, para que, contemplando-vos em vosso Filho, com são Filipe e são Tiago, mereçamos a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Filipe provém de Betsaida, lugar e origem de Pedro e André. É o Apóstolo que convida Natanael a conhecer mais intimamente Jesus: "Vem e verás". Com ele aprendemos a nos deixar conquistar pelo Senhor, a fim de anunciá-lo aos outros com maior eficácia. Tiago, filho de Alfeu, natural de Nazaré, parente de Jesus, desempenhou importante papel na Igreja de Jerusalém. A ele é atribuída a carta de Tiago, que nos anima a viver um cristianismo concreto e prático.
Reflexão sobre o Evangelho
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
É Jesus quem revela o rosto do Pai a você
“Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conhecereis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes’. Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’. Jesus respondeu: ‘Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?’” (João 14, 6-10).
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, essa experiência que nós encontramos no Evangelho é também a experiência de todos nós. Porque essa pergunta que Filipe faz — na verdade, ele é um porta-voz —, são as nossas palavras: “Mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Certamente, o nosso coração também é atormentado por esta angústia, por esta busca. Então, essas palavras também são as nossas; é a minha palavra direcionada a Jesus.
Parece que Filipe não entendeu absolutamente nada acerca da revelação do rosto do Pai em Jesus, mas, ao mesmo tempo, Filipe traz no coração um desejo profundo de encontrar o Tudo, ele quer encontrá-Lo, ele quer ver o Pai, e isso está presente também em nós. Muitas vezes, nós temos dificuldade de entender muitas coisas, mas esse nosso desejo é sincero. E o que há de mais importante na nossa vida é conhecer o Pai. É o sentido da nossa existência porque é o Ele quem nos confirma como filhos e nos revela a nossa verdadeira identidade.
Aproximemo-nos de Jesus, estejamos perto d’Ele, cultivemos com Ele essa relação de amizade
Não fazemos a experiência de entender que Jesus é o rosto do Pai em muitas situações. Em muitas realidades, nós não entendemos que Jesus é o caminho de acesso para Ele. Você pode identificar, na sua vida, quantas vezes rejeitou a presença de Deus, rejeitou a revelação de Deus porque eram coisas estranhas, parecia que: “Deus não está nisso; Deus não está nessa situação; eu não consigo ver o rosto de Deus”, mas Jesus revelou também o rosto do Pai por meio do Seu sofrimento, da Sua Cruz, através da Sua entrega total de vida. E, muitas vezes, o rosto do Pai estará escondido nas realidades mais contraditórias da nossa vida. Muitas vezes, nós vamos ter de aprender e amadurecer na fé, para enxergar o rosto do Pai nas realidades mais difíceis que enfrentamos.
Jesus precisa ser um fato na nossa vida; Ele não pode mais ser só uma hipótese. Jesus é um fato! Ele é uma experiência. E cada fato precisa ser uma ocasião de encontro pessoal; até aqueles fatos mais difíceis precisam ser uma oportunidade de experiência e de encontro com o Senhor.
“Mostra-nos o Pai”: Ele já se mostrou; Ele já se revelou a cada um de nós no Seu filho Jesus. Abra os teus olhos, contemple o rosto do Pai em Jesus Cristo; abra os teus olhos da fé para enxergar o rosto do Pai escondido nas realidades que estão bem próximas de você. Peça ao Senhor, hoje, a graça e o dom da fé para que se descortine, diante de você, esta visão, muitas vezes, turva; essa dificuldade de encontrar Jesus nas situações que acontecem na sua vida.
Jesus revela-nos o rosto do Pai, Ele é a perfeição da revelação. Por isso, aproximemo-nos de Jesus, estejamos perto d’Ele, cultivemos com Ele essa relação de amizade, para que o rosto do Pai, para nós, seja evidente e muito claro.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário