17/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Queira ser um portador da paz de Cristo

 

V SEMANA DA PÁSCOA* (Branco – Ofício do dia)

Antífona de Entrada

Louvai o nosso Deus, todos vós que o temeis, pequenos e grandes; pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder de seu Cristo, aleluia! (Ap 19,5;12-10)

Oração do dia

Ó Deus, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, dai ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 14,19-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

14 19 Sobrevieram, porém, alguns judeus de Antioquia e de Icônio que persuadiram a multidão. Apedrejaram Paulo e, dando-o por morto, arrastaram-no para fora da cidade.

20 Os discípulos o rodearam. Ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe.

21 Depois de ter pregado o Evangelho à cidade de Derbe, onde ganharam muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia (da Pisídia).

22 Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.

23 Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado.

24 Atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília.

25 Depois de ter anunciado a palavra do Senhor em Perge, desceram a Atália.

26 Dali navegaram para Antioquia (da Síria), de onde tinham partido, encomendados à graça de Deus para a obra que estavam a completar.

27 Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios.

28 Demoraram-se com os discípulos longo tempo.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 144/145

Ó Senhor, vossos amigos anunciem

vosso reino glorioso.

 

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,

e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!

Narrem a glória e o esplendor do vosso reino

e saibam proclamar vosso poder!

 

Para espalhar vossos prodígios entre os homens

e o fulgor de vosso reino esplendoroso.

O vosso reino é um reino para sempre,

vosso poder, de geração em geração.

 

Que a minha boca cante a glória do Senhor

e que bendiga todo ser seu nome santo,

desde agora, para sempre e pelos séculos.

Evangelho (João 14,27-31)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória, aleluia! (Lc 24,46.26)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

14 27 Disse Jesus: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!

28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou e volto a vós’. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.

29 E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.

30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim.

31 O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, as oferendas da vossa Igreja em festa. Vós que sois a causa de tão grande júbilo, concedei-lhe também a eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Cristo, aleluia! (Rm 6,8)

Depois da Comunhão

Ó Deus, olhai com bondade o vosso povo e concedei aos que renovastes pelos vossos sacramento a graça de chegar um dia à glória da ressurreição da carne. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Queira ser um portador da paz de Cristo

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’” (João 14,27-28).

 

Veja, meus irmãos, a graça que o Senhor nos concede. Veja o que Ele nos deixa como graça, como testamento: “Deixo-vos a paz, a minha paz; não a paz do mundo, mas a minha paz”; a paz de Jesus, a paz verdadeira. Sabemos que a paz, na concepção mundana, quer dizer: problemas resolvidos, ausência de conflitos, as dificuldades foram superadas e nós temos paz. Isso é herança lá do Império Romano, porque existia aquela máxima da Pax Romana, que era, justamente, a ausência dos conflitos, onde Roma tinha o seu império, tinha domínio. Então, era não permitir que os conflitos emergissem.

O requisito que o mundo dá para a paz são condições favoráveis. O requisito é uma realidade tranquila e serena, sem nenhum tipo de perturbação, mas agora essa não é a paz que Jesus veio trazer, essa não é a paz, porque a paz de Jesus é a companhia de uma pessoa, porque a paz é Jesus.

Viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz, que só Cristo pode nos dar

A palavra “paz” vem de “shalom”, Jesus é o shalom do Pai, e justamente Jesus, na Sua pessoa, traz para nós a verdadeira paz, porque, na companhia d’Ele, nos sentimos amados, sentimo-nos protegidos e acompanhados até mesmo no meio das tribulações. Por isso podemos ter exteriormente tempestades, adversidades, problemas e conflitos. Exteriormente, à nossa volta, podem existir essas realidades, mas dentro de nós temos paz, porque temos conosco o Príncipe da Paz que é Jesus, o shalom do Pai.

É importante tomarmos posse da vida de Cristo, é importante cultivarmos a nossa amizade com Cristo, a nossa intimidade com Ele para que, no meio deste mundo conflituoso, permaneçamos em paz.

Queira, hoje, a paz de Cristo; dê, hoje, essa paz de Cristo para alguém, seja a paz de Cristo onde você está, porque, apesar das nossas adversidades, apesar das nossas tribulações — e talvez você esteja atravessando, hoje, uma tribulação ou uma tempestade —, podemos permanecer em paz dentro de nós, porque Cristo está aí.

Abrace, hoje, a paz de Cristo, seja a paz de Cristo para alguém; viva, neste mundo, como portador da verdadeira paz que só Ele pode dar.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ