04/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Qual é a vontade de Deus para a sua vida?
III SEMANA DA PÁSCOA (Branco Ofício do Dia)
Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão, cantando de alegria, aleluia! (Sl 70,8.23)
Permanecei, ó Pai, com vossa família e, na vossa bondade, fazei que participem eternamente da ressurreição do vosso filho aqueles a quem destes a graça da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
8 1 E Saulo havia aprovado a morte de Estêvão. Naquele dia, rompeu uma grande perseguição contra a comunidade de Jerusalém. Todos se dispersaram pelas regiões da Judéia e de Samaria, com exceção dos apóstolos.
2 Entretanto, alguns homens piedosos trataram de enterrar Estêvão e fizeram grande pranto a seu respeito.
3 Saulo, porém, devastava a Igreja. Entrando pelas casas, arrancava delas homens e mulheres e os entregava à prisão.
4 Os que se haviam dispersado iam por toda parte, anunciando a palavra (de Deus).
5 Assim Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo.
6 A multidão estava atenta ao que Filipe lhe dizia, escutando-o unanimemente e presenciando os prodígios que fazia.
7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam, levantando grandes brados. Igualmente foram curados muitos paralíticos e coxos.
8 Por esse motivo, naquela cidade reinava grande alegria.
Palavra do Senhor.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!
Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!
Toda a terra vos adore com respeito
e proclame o louvor de vosso nome!”
Vinde ver todas as obras do Senhor:
seus prodígios estupendos entre os homens!
O mar ele mudou em terra firme,
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!
Ele domina para sempre com poder!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus (Jo 6,40).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, Jesus replicou à multidão: 6 35 "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
36 Mas já vos disse: ‘Vós me vedes e não credes’.
37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora.
38 Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.
40 Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia".
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Ressuscitou e manifestou-se a nós o Senhor que nos remiu com seu sangue, aleluia!
Ouvi, ó Deus, as nossas preces, para que o intercâmbio de dons entre o céu e a terra, trazendo-nos a redenção, seja um auxílio para a vida presente e nos conquiste a alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Qual é a vontade de Deus para a sua vida?
“Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Esta é a vontade d’Aquele que me enviou: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e n’Ele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia’” (João 6, 39-40).
Qual é a vontade de Deus para mim? Qual é a vontade de Deus para você? Que eu não me perca, que você não se perca, que encontre a verdade, que encontre a Cristo; que você encontre o sentido da sua vida. Em primeiríssimo lugar, você precisa ter consciência disso. É claro que, pouco a pouco, cada um de nós vai se encaminhando na vida, vai descobrindo a sua vocação, a sua realidade específica, o seu modo de glorificar a Deus — sendo padre, sendo casado, sendo consagrado, vivendo a realidade do mundo do trabalho, sendo fermento no meio do mundo com as pessoas —, cada um vai descobrindo o seu lugar. Mas, hoje, o Evangelho quer nos revelar essa vontade primeira, a vontade de Deus primeira para todos nós: que ninguém se perca; que ninguém fique desorientado na vida, que ninguém perca o sentido de viver, que nenhum de nós perca a vontade de dar a sua vida por amor às pessoas.
O Evangelho quer nos revelar a vontade primeira para todos nós: que ninguém se perca
Jesus veio para que todos nós nos reencontrássemos, porque, realmente, de fato, nós estávamos perdidos. Por causa da experiência de Adão e Eva, nossos primeiros pais, nós ficamos desorientados porque nos afastamos de Deus, porque nós pretendemos a nossa vida de uma forma independente. E, quando nos afastamos de Deus, nos desorientamos; mas quando estamos perto de Deus, mesmo no meio da dúvida, das tribulações, nós sabemos o nosso caminho, o nosso destino.
Mas isso — a missão de Jesus de nos fazer reencontrar — , aciona dentro de nós aquele mecanismo da liberdade, justamente porque Jesus não “força a barra”; Jesus não nos obriga a nada, até para escolher um inferno nós somos livres. É forte essa expressão, porém, até para escolher viver uma situação de inferno entra em jogo a nossa liberdade. Jesus não quer jamais, e Deus não quer jamais, que nós vivamos em situação de inferno ou escolhamos o inferno, mas Ele nos deixa livres.
Eu posso ser livre porque Jesus já me deu uma outra alternativa: o caminho d’Ele, que é me reencontrar. Por isso, eu posso escolher. Porém, é interessante que Jesus, ao fazer isso, se arriscou muito, porque eu e você podemos escolher o contrário, mas é assim: o amor se arrisca. E Jesus se arriscou muito, mas se arriscou para nos dar a segunda possibilidade. A possibilidade de viver perto d’Ele, a possibilidade de estar no seu caminho constantemente, de nos orientar a partir da sua Palavra para que Ele nos ressuscite no dia final.
Justamente é o que está no Evangelho: “Eu o ressuscitarei no último dia”, para que a nossa vida aqui, na terra, possa, depois, ter uma continuidade na vida eterna com o Senhor. Por isso, hoje, Ele precisa encontrar dentro de mim, dentro de você, esse desejo, Ele precisa encontrar dentro de nós essa escolha certa, para que a nossa vida realmente tenha rumo. Jesus não quer que nós percamos o rumo da nossa vida, e sim que nós nos reorientemos a partir da sua Palavra.
Que, hoje, a Sua graça possa chegar até o seu coração. Oriente a sua vida para Cristo, e Ele levará todos nós de volta para o coração do Pai, na vida eterna.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Comentários
Postar um comentário