07/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Não abandone jamais a sua fé
III SEMANA DA PÁSCOA* (Branco Ofício do Dia)
Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12).
Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
9 31 A Igreja gozava então de paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor, e a assistência do Espírito Santo a fazia crescer em número.
32 Pedro, que caminhava por toda parte, de cidade em cidade, desceu também aos fiéis que habitavam em Lida.
33 Ali achou um homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia paralítico num leito.
34 Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo te cura: levanta-te e faze tua cama”. E levantou-se imediatamente.
35 Viram-no todos os que habitavam em Lida e em Sarona, e converteram-se ao Senhor.
36 Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava.
37 Aconteceu que adoecera naqueles dias e veio a falecer. Depois de a terem lavado, levaram-na para o quarto de cima.
38 Ora, como Lida fica perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro aí se encontrava, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: “Não te demores em vir ter conosco”.
39 Pedro levantou-se imediatamente e foi com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao quarto de cima. Cercavam-no todas as viúvas, chorando e mostrando-lhe as túnicas e os vestidos que Dorcas lhes fazia quando viva.
40 Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
41 Ele a fez levantar-se, estendendo-lhe a mão. Chamando os irmãos e as viúvas, entregou-lha viva.
42 Este fato espalhou-se por toda Jope e muitos creram no Senhor.
Palavra do Senhor.
Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 6 60 muitos dos discípulos de Jesus, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”
61 Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza?
62 Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?
63 O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.
64. Mas há alguns entre vós que não crêem”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65. Ele prosseguiu: “Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”.
66. Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.
67. Então Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”
68. Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
69. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família e concedei-nos, com o auxílio da vossa proteção, sem perder o que nos destes, alcançar os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
Pai, eu te rogo por eles, para sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste, diz o Senhor, aleluia! (Jo 17,20s).
Guardai, ó Deus, no vosso constante amor aqueles que salvastes, para que, redimidos pela paixão do vosso Filho, nos alegremos por sua ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Não abandone jamais a sua fé
“Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: ‘Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?’. Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: ‘Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida’” (João 6,60-63).
Veja, meus irmãos, essa Palavra realmente é dura, ela exige de nós uma adesão. Para nos adequarmos a ela, é preciso uma adesão não apenas da razão, mas do coração. É preciso que aquilo que Jesus nos afirma passe pela experiência do nosso coração. Não basta uma adequação apenas racional, porque, às vezes, o mistério exige a fé e não o entendimento. Muitas vezes, os mistérios de Deus vão pedir a nossa adesão de fé e não o entendimento racional, e isso, muitas vezes, nos desinstala como desinstalou muitos dos discípulos de Jesus, e ter fé não nos faz menos humanos, de forma nenhuma, mas nos faz ainda mais humanos, porque nós damos espaço para o divino.
O ser humano não sobrevive sem o divino, por isso a fé nos torna ainda mais humanos, ainda mais capazes, mais abertos àquilo que é a beleza do transcendente. Por isso que certas verdades de Cristo são duras de entender, e os discípulos afirmaram isso: “Essa palavra é dura”. A fé é a experiência de toda a pessoa e não apenas da nossa cabeça, mas a experiência de todo o nosso ser. O coração, os sentimentos, as emoções, as nossas experiências, os nossos encontros, tudo isso são elementos que apoiam a nossa fé, que nos ajudam a experimentar o mistério. Não podemos ficar só com a parte racional.
A fé é a experiência de toda a pessoa, e não apenas da nossa cabeça, mas a experiência de todo o nosso ser
Às vezes, muitos de nós também nos afastamos, vamos embora só porque, naquele momento, não conseguimos ter o controle da situação, o controle da razão para entender determinadas coisas, e muitos, nesse momento, vão embora e abandonam o caminho de fé. Mas aqui está a palavra do apóstolo Pedro, que representa toda a comunidade, que representa também o meu e o seu coração: “Senhor, onde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna”. Ou seja, só a tua Palavra nos completa, só a tua Palavra nos faz verdadeiramente humanos, só a tua Palavra preenche o nosso coração, porque ela envolve todo o nosso ser, o nosso intelecto, a nossa razão, os nossos sentimentos, as nossas experiências, as nossas emoções.
Essa é a verdadeira experiência com Jesus Cristo, nossa pessoa num todo precisa aderir a esse mistério. Essa palavra não é dura, ela é forte, potente e transformadora. Então, não tenha medo, não vá embora, não abandone a sua fé; permaneça com Jesus, porque Ele está contigo.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário