22/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Tenha sempre Cristo como o centro da sua vida
VI SEMANA DA PÁSCOA (Branco, Glória, Creio II Semana do Saltério)
Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Is 48,20)
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”
Palavra do Senhor.
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.
Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!
Leitura do livro do Apocalipse de São João.
10Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 22Não vi templo na cidade, pois o seu templo é o próprio Senhor, o Deus todo-poderoso, e o Cordeiro. 23A cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro.
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.
Palavra da salvação.
Sobre as Oferendas
Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Se me amardes, guardareis meus mandamentos, diz o Senhor. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro paráclito, que permaneça convosco para sempre, aleluia! (Jo 14,15s).
Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal e infundi em nossos corações a força desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Tenha sempre Cristo como o centro da sua vida
“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada’. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (João 14,23.25-26).
Veja, meus irmãos e minhas irmãs, estamos caminhando neste tempo Pascal e vamos em direção ao Pentecostes, essa grande festa, essa grande Solenidade na vida da nossa Igreja.
A Palavra de Deus deste domingo apresenta o Espírito Santo como Aquele que é capaz de recordar todas as coisas que Jesus havia dito. Veja: a atribuição que é dada ao Espírito Santo: recordar todas as coisas.
Vamos entender, a palavra “recordar” vem de “cor”, que é coração, então, é devolver para o coração, ou seja, recentralizar a nossa vida com as coisas importantes que nos ensinou Jesus Cristo. Então, recordar é trazer de volta para o coração, é trazer de volta para o centro, é perceber que nós não podemos abrir mão de determinadas coisas que nos ensinou o Senhor porque sem ela nós nos perdemos.
Se nos esquecemos dessas coisas fundamentais, somos capazes de fazer escolhas erradas, por isso, o Espírito Santo é o Defensor, aquele colocado ao nosso favor para recordar-nos do essencial, senão podemos perder o sentido de viver, podemos perder o sentido de ser cristãos no mundo, de viver na graça de Deus, de lutar pela santidade. Não podemos perder isso, e o Espírito Santo nos recorda o essencial, nos faz centralizar de novo Jesus Cristo.
O Espírito Santo quer nos recordar que nós precisamos ter Jesus Cristo como o centro da nossa vida
Por que vale a pena, todos os dias, me levantar e buscar a fidelidade a nosso Senhor? Por que vale a pena ser padre? Por que vale a pena estar casado? Por que vale a pena ser fiel a Jesus Cristo? Por que vale a pena seguir os mandamentos do Senhor? Esse essencial, essa realidade fundamental quem nos recorda é o Espírito Santo.
Porque, na nossa vida cristã, muitas vezes, as coisas vão sendo esquecidas; Jesus vai sendo colocado de lado, Jesus vai ficando escondido na nossa vida e, por isso, o sentido de escolher pelo Senhor, muitas vezes, pode ser confundido, e aí tudo se torna confuso na nossa vida. Aparece o Espírito Santo para, de novo, nos recordar de que precisamos aderir a Jesus Cristo com todo o nosso coração.
O Espírito Santo nos faz caminhar com os pés no chão, nos faz caminhar na nossa verdade, sabendo que todas as coisas que estão à nossa volta precisam ganhar, em Cristo, um sentido novo.
Talvez, você esteja passando por essa experiência hoje, talvez, o Espírito Santo hoje precise recordar ao seu coração que Jesus Cristo está ficando um pouco abandonado na sua vida, Jesus Cristo está perdendo o lugar para outras coisas, para outras pessoas. É hora de acordar porque o Espírito Santo quer nos recordar de que precisamos ter Jesus Cristo como o centro da nossa vida e as coisas essenciais não podem ser deixadas de lado.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário