29/05/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Sinta a presença de Deus tocar o seu coração
ASCENSÃO DO SENHOR (Branco, Glória, Creio, Prefácio da Ascensão Ofício da Solenidade)
Homens da Galileia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso filho, já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1 1 Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus,
2 desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).
3 E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.
4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, "que ouvistes", disse ele, "da minha boca;
5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias".
6 Assim reunidos, eles o interrogavam: "Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?"
7 Respondeu-lhes ele: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,
8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".
9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.
10 Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
11 "Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu".
Palavra do Senhor.
Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta!
Povos todos do universo, batei palmas,
gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
o soberano que domina toda a terra.
Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!
Porque Deus é o grande rei de toda a terra,
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
Deus reina sobre todas as nações,
está sentado no seu trono glorioso.
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 1 17 "rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.
Palavra do Senhor.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).
Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. 50Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.
Palavra da salvação.
Sobre as Oferendas
Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, aleluia! (Mt 28,20)
Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Sinta a presença de Deus tocar o seu coração
“Naquele tempo, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus” (Lucas 24,50-53).
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo e estamos com toda a Igreja celebrando a Solenidade da Ascensão do Senhor. A Ascensão, na verdade, é uma forma de educar o discípulo. É assim: a educação que nós recebemos do Senhor, no nosso discipulado, passa por essa fase.
Vejam vocês, o pai e a mãe que educam o filho e fazem dele uma pessoa autônoma; a professora que educa o seu aluno e o ajuda a ir adiante nas etapas de formação intelectual; um formador, por exemplo, que educa o seu formando e não se apega a ele, também o ajuda a se tornar autônomo e independente, protagonista da sua própria formação, do seu caminho formativo. E Jesus faz o mesmo com os Seus discípulos, com cada um de nós.
A educação que passa por uma partida, que passa por uma separação, a educação que passa por essa fase, aparentemente, dolorosa, mas extremamente instrumento de maturidade para a vida do discípulo.
A presença agora não será mais do lado, mas a presença vai ser dentro. O discípulo vai ter que aprender a ter a presença do Seu Mestre dentro do coração, dentro de si.
A presença de Jesus vai ser na alma, no coração, ela precisa ser sentida dentro
Aqui podemos ver essa passagem, essa mudança no comportamento de Jesus para com os Seus discípulos. Quando Jesus estava presente do lado dos Seus discípulos — dizer do lado era uma presença marcada pela realidade física —, Jesus estava ali, eles podiam tocar n’Ele, estar com Ele, ouvir a Sua voz, ver o Seu rosto, uma presença marcada pelo sentimentalismo, pelas instruções, o convívio, o consolo de Jesus, a ajuda, mas num modo horizontal. Essa era a presença de Jesus do lado, agora, Ele está dentro.
E quais são as modalidades dessa presença dentro? Agora, a presença de Jesus vai ser na alma, no coração, ela precisa ser sentida dentro, no interior do discípulo, baseada nas convicções, nas certezas, nas promessas que Jesus fez. E vamos recordar isso, vamos fazer memória daquilo que Jesus nos disse baseado na confiança de que Ele está conosco todos os dias, na memória diária de tudo que nós vivemos com o Senhor. Essa é a fase que o Senhor quer nos colocar, agora, com a Solenidade da Ascensão, uma nova modalidade de presença.
Por isso, essa experiência do amor que educa, ajuda o outro a se tornar protagonista da própria vida, autônomo, capaz de florescer os seus dons, capaz de florescer os seus talentos, de colocar para fora o seu melhor e dar ao mundo o seu melhor.
A Solenidade da Ascensão do Senhor não é uma solenidade da ausência, não é a festa da ausência, mas de um passo atrás que o Senhor dá, pois, é necessário para que aconteça Pentecostes. Jesus sai de cena para que aconteça Pentecostes. Então, não é a sua ausência, é só um passo atrás estratégico, para que o discípulo também receba agora, do Alto, uma nova modalidade de presença e saiba amar a Jesus e a viver com Ele aqui dentro do coração. Mesmo quando os sentimentos disserem o contrário, o discípulo sabe que o Mestre está com ele, está perto.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário