09/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Você é chamado a imitar o Cristo

 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA - Presbítero e Apóstolo do Brasil (Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Estes são homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

Oração do dia

Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do são José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Reis 18,41-46)

Leitura do primeiro livro dos Reis.

41 Então Elias disse a Acab: “Vai, come e bebe, porque já ouço o ruído de uma grande chuva”.

42 Voltou Acab para comer e beber, enquanto Elias subiu ao cimo do monte Carmelo, onde se encurvou por terra, pondo a cabeça entre os joelhos.

43 Disse ao seu servo: “Sobe um pouco, e olha para as bandas do mar”. Ele subiu, olhou (o horizonte) e disse: Nada. Por sete vezes, Elias disse-lhe: “Volta e (olha)”.

44 Na sétima vez o servo respondeu: “Eis que, sobe do mar uma pequena nuvem, do tamanho da palma da mão”. Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha”.

45 Num instante, o céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu ao seu carro e partiu para Jezrael.

46 A mão do Senhor veio sobre Elias, o qual, tendo cingido os rins, passou adiante de Acab e chegou à entrada de Jezrael.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 64/65

Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

 

Visitais a nossa terra com as chuvas,

e transborda de fartura.

Rios de Deus que vêm do céu derramam águas,

e preparais o nosso trigo.

 

É assim que preparais a nossa terra:

vós a regais e aplanais,

os seus sulcos com a chuva amoleceis

e abençoais as sementeiras.

 

O ano todo coroais com vossos dons,

os vossos passos são fecundos;

transborda a fartura onde passais.

Brotam pastos no deserto,

as colinas se enfeitam de alegria.

Evangelho (Mateus, 5,20-26)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

20 Disse Jesus: “Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus.

21 Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal’.

22 Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: ‘Raca’, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena.

23 Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

24 deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.

25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.

26 Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo”.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Olhai, ó Deus todo-poderoso, as oferendas que vos apresentamos na festa de são José de Anchieta e concedei-nos imitar os mistérios da paixão do Senhor que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor (Ez 34,15).

Depois da Comunhão

Ó Deus, pela força deste sacramento, confirmai vossos filhos e filhas na verdade da fé, pela qual são José de Anchieta jamais deixou de trabalhar, consagrando-lhe toda a sua vida. Fazei que nós também a proclamemos por toda parte com palavras e ações. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Você é chamado a imitar o Cristo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’” (Mateus 5,20-21).

 

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o cristão precisa ter um plus, uma palavrinha moderna que significa “um algo a mais”. O cristão precisa ter o algo a mais!

Aqui, não é questão de superioridade, para nos acharmos melhor do que os outros. Absolutamente não! Mas fala de uma nobreza de alma, algo a mais para falar dessa nobreza da vocação que nós recebemos.

Somos chamados a imitar o Cristo, a ser um outro Cristo no mundo, por isso essa grandeza de alma que chamamos de longanimidade precisa existir na vida do cristão. O cristão precisa ser grande, o cristão precisa ter o coração enorme para que os irmãos possam entrar, possam fazer parte da vida dessa pessoa.

Nosso Mestre e Senhor, na verdade, esticou-se na cruz para que pudéssemos entrar no Seu coração. Nosso Mestre e Senhor deixou-se ferir no Seu coração por amor a cada um de nós, para mostrar à humanidade um amor nunca visto antes.

Jesus fez o seu “algo a mais”, Ele deu o seu plus. E nós como cristãos somos chamados a imitá-Lo, e precisamos colocar esse algo a mais no mundo e na vida das pessoas.

Somos chamados a imitar o Cristo, a ser um outro Cristo no mundo

Já imaginou se você começasse a reagir da mesma forma que todos reagem, que os pagãos reagem, que as pessoas que nunca ouviram falar do nome de Deus reagem? E o pior é que, muitas vezes, pessoas que nunca ouviram falar do nome de Deus reagem muito melhor do que nós, têm atitudes muito mais nobres do que nós. Porque, é claro, no coração de cada ser humano está presente a semente divina, a semente de Deus.

Agora, eu e você, que recebemos a graça de sermos discípulos de Jesus e imitá-Lo, precisamos dar esse algo a mais.

Existe um mínimo que é imposto para todos, mas existe o plus do amor, que é superar a expectativa do outro, ir além daquilo que o outro merece ou daquilo que o outro espera. Existe uma diferença entre quem faz algo só por obrigação e quem faz esse algo por amor.

Você percebe quando uma mãe cuida do filho só por obrigação ou quando a mãe cuida do filho por amor, por vocação. Essa é a beleza desse plus, desse algo a mais.

Na minha experiência de vida, encontrei inúmeras pessoas que deram esse plus: médicos, professores, padres, pessoas da sociedade que dão a vida no seu trabalho; que deram esse plus do cristianismo, esse algo a mais da vida de Cristo que precisa ser espelhada em cada um de nós.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ