28/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Transforme todos os seus problemas em oração
XIII SEMANA COMUM - SANTO IRINEU - BISPO E MÁRTIR (Vermelho, Prefácio Comum ou dos Santos Ofício da Memória)
Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
Ó Deus, vós concedestes ao bispo santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; renovai em nós a fé e a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da profecia de Amós.
3 1 Ouvi, israelitas, o oráculo que o Senhor pronunciou contra vós, contra todo o povo, disse ele, que tirei do Egito.
2 Dentre todas as raças da terra só a vós conheço; por isso vos castigarei por todas as vossas iniquidades.
3 Porventura caminharão juntos dois homens, se não tiverem chegado previamente a um acordo?
4 Rugirá por acaso o leão na floresta, sem que tenha achado alguma presa? Gritará o leãozinho no covil, se não tiver apanhado alguma coisa?
5 Cairá o pardal no laço posto no solo, se a armadilha não estiver armada? Levantar-se-á da terra o laço sem ter apanhado alguma coisa?
6 Tocará o alarme na cidade sem que o povo se assuste? Virá uma calamidade sobre uma cidade sem que o Senhor a tenha disposto?
7 (Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos.)
8 O leão ruge, quem não temerá? O Senhor Javé fala: quem não profetizará?
11 Causei no meio de vós uma confusão semelhante ao cataclismo divino de Sodoma e de Gomorra; ficastes como um tição que se tira do fogo, mas não vos voltastes para mim - oráculo do Senhor.
12 Por isso, Israel, eis o que te infligirei; e porque te farei isso, prepara-te, Israel, para sair ao encontro de teu Deus!
Palavra do Senhor.
Na vossa justiça guiai-me, Senhor!
Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade,
não pode o mau morar convosco;
nem os ímpios poderão permanecer
perante os vossos olhos.
Detestais o que pratica a iniquidade
e destruís o mentiroso.
Ó Senhor, abominais o sanguinário,
o perverso e enganador.
Eu, porém, por vossa graça generosa,
posso entrar em vossa casa.
E, voltado reverente ao vosso templo,
com respeito vos adoro.
Aleluia, aleluia, aleluia.
No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra (Sl 129,5).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 23 Jesus subiu a uma barca com seus discípulos.
24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia.
25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, nós perecemos!”
26 E Jesus perguntou: “Por que este medo, gente de pouca fé?” Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.
27 Admirados, diziam: “Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?”
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Possa glorificar-vos, ó Deus, este sacrifício oferecido com alegria na festa de santo Irineu; que ele nos leve a amar a verdade, para guardarmos inabaláveis a fé e a unidade da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
Eu vim para que tenham a vida e a tenham cada vez mais, diz o Senhor (Jo 10,10).
Ó Deus, por estes sagrados mistérios, aumentai em nós aquela fé que, mantida até o fim, coroou de glória santo Irineu; dai que também nós sejamos justificados, seguindo-a fielmente. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Transforme todos os seus problemas em oração
“Naquele tempo, Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!’” (Mateus 8,23-25).
Bem, meus irmãos, os discípulos estão passando por uma tempestade violenta. Quais são as suas tempestades hoje? Quais são as realidades pelas quais você está hoje atravessando? Quais são os dilemas, os problemas, as suas lutas? Porque isso precisa falar ao nosso coração. Mas também, no meio dessas tempestades da nossa vida, a pergunta que os discípulos fizeram para Jesus pode incomodar o nosso coração: Onde está Deus em tudo isso? Onde está o Senhor? Por que o Senhor dorme enquanto estou aqui padecendo e sofrendo essa realidade?
Bom, essa pergunta pode fazer parte do nosso coração — como eu disse –, mas ela pode interferir muito incisivamente na nossa vida espiritual. Porque, no momento de crise, no momento em que nós atravessamos uma dificuldade, uma provação, se não temos clara a nossa visão de Deus, num momento desse nos perguntando onde está Deus, podemos abandonar a nossa fé, podemos relaxar na nossa vida de oração, podemos fazer outras escolhas, buscar outras alternativas religiosas. “Já que esse Deus católico não resolve meu problema, vou buscar um outro, vou atrás de um outro”. Isso é muito arriscado!
Transforme os problemas que você vive, os dilemas que você está enfrentando, transforme isso em oração
O descontentamento com Deus precisa se transformar em oração. Os discípulos estavam ali apavorados: “Senhor, estamos aqui perecendo e você está dormindo”. Mas o que eles fizeram depois? “Senhor, salva-nos”. O descontentamento dos discípulos se transformou em oração.
Então, transforme os problemas que você vive, os dilemas que você está enfrentando, transforme isso em oração. Diga: “Senhor, salva-me”, “Salva-me desta situação, porque estou sofrendo, estou padecendo no meio desta realidade”. Que a sua oração seja sincera, que não seja uma oração de sentimentalismo, mas seja uma oração bem sincera, uma oração que nos ensine a experimentar a confiança na presença e na ação de Jesus na nossa vida.
E não aquele Cristo da “varinha mágica”, que vem e acaba com os nossos problemas, acalma a nossa tempestade e resolve tudo; mas a oração que nos leva a experimentar a presença de Jesus. Mesmo que o problema persista, mesmo que a situação continue, mas você sabe quem está do teu lado: Jesus, o Senhor, Ele o acompanha, Ele está com você na barca da sua vida, bem dentro do olho do furacão dos seus problemas, Ele está do seu lado. Segure na mão d’Ele, faça a sua oração sincera. Senhor, salva-me!
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário