22/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Tome muito cuidado com os falsos profetas
XII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde Ofício do Dia)
O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura do segundo livro dos Reis.
22 8 O sumo sacerdote Helcias disse ao escriba Safã: “Encontrei no templo do Senhor o livro da Lei”. Helcias deu esse livro a Safã,
9 o qual, depois de tê-lo lido, voltou ao rei e prestou-lhe contas da missão que lhe fora confiada: “Teus servos juntaram o dinheiro que se encontrava no templo e entregaram-no aos encarregados do templo do Senhor”.
10 O escriba Safã disse ainda ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”.
11 E leu-o em presença do rei. Quando o rei ouviu a leitura do livro da Lei, rasgou as vestes,
12 e ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicão, filho de Safã, a Acobor, filho de Mica, ao escriba Safã e ao seu oficial Azarias, o seguinte:
13 “Ide e consultai o Senhor de minha parte, da parte do povo e de todo o Judá, acerca do conteúdo deste livro que acaba de ser descoberto. A cólera do Senhor deve ser grande contra nós, porque nossos pais não obedeceram às palavras deste livro, nem puseram em prática tudo o que aí está prescrito”.
23 1 O rei convocou à sua presença todos os anciãos de Judá e de Jerusalém,
2 e subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, profetas e todo o povo, pequenos e grandes. Leu então, diante deles, o texto completo do livro da Aliança que fora descoberto no templo do Senhor.
3 O rei, de pé na tribuna, renovou a aliança em presença do Senhor, comprometendo-se a seguir o Senhor, a observar os seus mandamentos, suas instruções e suas leis, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e a cumprir todas as cláusulas da aliança contida no livro. Todo o povo concordou com essa aliança.
Palavra do Senhor
Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Ensinai-me a viver vossos preceitos;
quero guardá-los fielmente até o fim!
Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei,
e de todo o coração a guardarei.
Guiai meus passos no caminho que traçastes,
pois só nele encontrarei felicidade.
Inclinai meu coração às vossas leis,
e nunca ao dinheiro e à avareza.
Desviais o meu olhar das coisas vãs,
dai-me a vida pelos vossos mandamentos!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
7 15 Disse Jesus: “Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.
18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.
19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20 Pelos seus frutos os conhecereis”.
Palavra da Salvação.
Sobre as Oferendas
Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.
Eu sou o bom pastor e dou a vida por minhas ovelhas, diz o Senhor (Jo 10,11.15).
Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.
Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Tome muito cuidado com os falsos profetas
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos’” (Mateus 7,15-16).
Meus irmãos, temos um ditado popular que diz: “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Então, precisamos ter esse ditado popular muito diante dos nossos olhos.
Muito cuidado com as ofertas de salvação muito fáceis, ofertas de salvação muito mágicas, porque falsos profetas — já dizia nosso Senhor — viriam para dizer coisas no Seu nome. Então, precisamos muito do discernimento, da força do Espírito Santo para saber justamente discernir e separar essas realidades.
Nem sempre aquilo que nós vemos coincide com aquilo que está dentro. Muita atenção! Cuidado! Muitas vezes, pregações, discursos muito revestidos de um moralismo muito grande, de uma justiça muito grande, de uma rigidez muito grande, podem esconder uma coisa muito terrível interiormente. O perigo de ostentar algo, e dentro não ser realmente aquela realidade.
Muita atenção: existe um meio para poder descobrir isso, para poder revelar essas realidades. O próprio Evangelho nos dá esse segredo. São justamente os frutos, os frutos da pregação da Palavra, os frutos de uma vida autêntica, os frutos de uma vida vivida realmente na graça de Deus. Jesus, no tempo d’Ele, também presenciou muitas dessas realidades.
Os falsos profetas têm nos lábios aquelas sentenças de condenação, sentenças muito condenatórias
Os falsos profetas têm tudo sempre muito claro; os falsos profetas têm sempre tudo muito determinado, e eles sentem, muitas vezes, um ódio em relação ao confronto, têm muita dificuldade com o confronto. Os falsos profetas não sabem dialogar, eles gostam das sentenças.
Isso no tempo de hoje está tão presente! Os falsos profetas têm nos lábios aquelas sentenças de condenação, sentenças muito condenatórias. “Esse é herege”, “Esse é excomungado”, “Esse aqui está perdido”. Quando nós vemos esse tipo de afirmação, muito cuidado! Porque ali podem ser, justamente, lobos em pele de ovelhas. Temos que ter atenção a isso, porque a verdadeira profecia desperta, no coração, primeiramente, uma consciência de sermos profundamente amados por Deus.
Não há profecia que não deva partir dessa verdade fundamental, as pessoas precisam se sentir amadas por Deus, porque é essa verdade depois que vai ajudá-las a observar os mandamentos, a seguir os preceitos, a amar Jesus Cristo fazendo escolhas corretas e justas. Então, a profecia precisa partir disso: não podemos nunca uniformizar as pessoas a um estilo, a um jeito, mas precisamos promover a unidade das pessoas. Não a uniformidade, mas a unidade em Cristo Jesus, os Seus valores e o Seu Evangelho.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Comentários
Postar um comentário