10/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Deus conhece todas as intenções do seu coração

 

X SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilar e sucumbem (Sl 26,1s).

Oração do dia

Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (1 Reis 19,9.11-16)

Leitura do primeiro livro dos Reis.

19 9 Chegando ali, passou a noite numa caverna. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida: “Que fazes aqui, Elias?” 11 O Senhor desse-lhe: “Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar”. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra.

12 Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.

13 Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: “Que fazes aqui, Elias?”

14 Ele respondeu: “Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e agora querem tirar-me a vida”.

15 O Senhor disse-lhe: “Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, 16 Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 26/27

Senhor, é vossa face que eu procuro!

 

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,

Atendei por compaixão!

Meu coração fala convosco confiante,

é vossa face que eu procuro.

 

Não afasteis em vossa ira o vosso servo,

sois vós o meu auxílio!

Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,

meu Deus e salvador!

 

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver

na terra dos viventes.

Espera no Senhor e tem coragem,

espera no Senhor!

Evangelho (Mateus 5,27-32)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 27 disse Jesus: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

28 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.

29 Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.

30 E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.

31 Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

32 Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério”.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Sois minha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17,3)

Depois da Comunhão

Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós por esta eucaristia, libertando-nos das más inclinações e orientando para o bem a nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.


                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Deus conhece todas as intenções do seu coração

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração’” (Mateus 5,27-28).

 

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração. Que tarefa difícil é educar as intenções do coração, justamente aquelas coisas mais interiores, aquelas coisas mais profundas que escondemos, que só nós sabemos e só Deus sabe.

Muitas vezes, o exterior diz uma coisa, mas o interior vive outra completamente diferente. Então, a Palavra de Deus quer nos educar nas intenções do nosso coração, porque, diante de Deus, o que conta é aquilo que não se vê. Por quê? Porque Deus vê o coração, Deus sabe das nossas intenções, Ele sabe dos nossos sentimentos mais secretos, Ele sabe daquilo que está escondido lá dentro, e só nós temos conhecimento.

Por isso a Deus interessa mais o que está dentro de você, o que está dentro de mim, do meu coração. E, hoje, pela força da Sua Palavra, Ele quer educar essas intenções do nosso coração, por isso a necessidade de reconciliar o externo com o interno, aquilo que nós expressamos com aquilo que está dentro de nós; reconciliar essas duas coisas. É aquele antigo drama do sentir e do consentir.

A Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração

O primeiro não é o pecado, porque não temos a capacidade de lidar com o que nós sentimos, mas o segundo sim, porque é o consentimento. Quando aplico a minha vontade, quando livremente posso escolher aderir ou não àquele sentimento, por isso esse drama, essa luta, muitas vezes, está dentro de nós.

Ser assaltado por pensamentos e sentimentos não é pecado, mas agora assaltar os outros através de pensamentos e sentimentos, isso sim é pecado. E precisamos corrigir isso em nós, precisamos pedir a graça de Deus. Que a nossa vida não seja realmente vivida nesse ambiente, nesse drama. Por isso essa batalha espiritual que precisamos travar dentro de cada um de nós; a necessidade da vigilância interior, vigiar os nossos sentimentos e pensamentos para que a vontade sempre prevaleça e nós possamos externar aquilo que está dentro de nós, toda a bondade e toda a graça de Deus presente nos nossos corações.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ