29/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Vença o mal e busque a graça de Deus para a sua vida

 

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

Oração do dia

Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Amós 5,14-15.21-24)

Leitura da profecia de Amós.

5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.

15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembleias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!

21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos;

22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.

23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas;

24 mas, antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 49/50

A todos os que procedem retamente

eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

 

“Escuta, ó meu povo, eu vou falar;

ouve, Israel, eu testemunho contra ti:

eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!

 

Eu não venho censurar teus sacrifícios,

pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

não preciso dos novilhos de tua casa

nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

 

Porque as feras da floresta me pertencem

e os animais que estão nos montes aos milhares.

Conheço os pássaros que voam pelos céus

e os seres vivos que se movem pelos campos.

Evangelho (Mateus 8,28-34)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

8 28 No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali.

29 Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”

30 Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava.

31 Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”.

32 “Ide”, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas.

33 Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados.

34 Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1)

Depois da Comunhão

Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Vença o mal e busque a graça de Deus para a sua vida

“Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: ‘Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?’” (Mateus 8,28-29).

 

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, ninguém podia passar por aquele caminho. Olha que interessante, uma coisa que me chamou a atenção: quando alguém está mal, aqueles que estão ao lado, em torno da pessoa, eles podem sofrer juntos, eles podem sofrer as consequências desse mal. Primeiro, que não era um homem só, eram dois, justamente o mal vai se propagando. Se nós não o cortamos, ele vai formando também a sua rede. E depois, aqueles dois prejudicaram tanto aquele povoado, que eles se tornaram um obstáculo no caminho daquelas pessoas.

Veja, quando nós aderimos ao mal, também podemos nos tornar obstáculo na vida das pessoas, sobretudo daquelas que estão mais próximas de nós. Basta você perceber, por exemplo, alguém que tem o vício da bebida, um alcoólatra. O que ele faz dentro do ambiente familiar! O que ele é capaz de provocar dentro do ambiente familiar!

Um filho que tem o vício da droga, o que ele não pode provocar no ambiente familiar! Quantas mães que, muitas vezes, não podem nem entrar no quarto do filho, não podem nem acessar um cômodo da casa, porque ali está escondida a droga, ali está escondido talvez o fruto de um roubo do filho. E essa tristeza do coração, muitas vezes de mães e pais, que passam por isso. Essa Palavra fala muito para nós.

Se há um primeiro sinal, não compactue com o mal, vença-o, busque a graça de Deus, busque o Senhor

Agora, pior é quando alguém está sob a influência do mal; quando escolhe o mal para a própria vida; quando, conscientemente, escolhe um mal, e esse mal acaba influenciando a vida de alguém. Como eu disse, os males se somam, eles vão crescendo, eles tomam toda a vida da pessoa, tanto é que aquele homem foi possuído pelo demônio – a Palavra diz –, ou seja, ele tomou posse de toda a vida da pessoa.

Há um primeiro sinal de um mal, corte-o; há um primeiro sinal de uma situação pecaminosa, corte-a. Porque o mal vai crescendo, vai criando as suas redes e vai tomando o coração do ser humano. Então, há um primeiro sinal, não compactue com o mal, vença esse mal, busque a graça de Deus, busque o Senhor.

Aquele homem diz “conosco”, o termo que ele usa aqui: “Que tens a ver conosco?”. A expressão desse plural aqui é justamente sobre essa realidade. Que terrível é viver na companhia do mal, que terrível é associar-se ao mal!

Muitas vezes, quando o mal está no coração de uma pessoa e essa pessoa consegue adeptos — não estou falando aqui de mal só de possessão diabólica, estou falando de outros males que batem à porta do nosso coração: uma fofoca. Quando alguém começa a falar mal de alguém, em vez de cortar, você se associa a essa fofoca e acrescenta um comentário ainda mais malicioso contra a vida de alguém. Isso pode se manifestar de diversas formas, nunca podemos nos associar ao mal.

Agora, na nossa libertação, também podemos mudar o que está à nossa volta, a vida das pessoas. Porque esses dois foram libertos por Jesus, e quando um coração acolhe o Cristo, quando um coração experimenta a libertação, todos aqueles que estão à volta participam desta graça de Deus.

Desejo isso para você, desejo isso para o seu lar, desejo isso para as realidades da tua vida! Deseje também com fé, hoje, a libertação dos membros da sua casa, dos membros da sua família, para que Jesus Cristo seja o Senhor das nossas vidas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ