20/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Corrija o seu coração em primeiro lugar

 

XII SEMANA TEMPO COMUM (Verde – Ofício do dia)

Antífona de Entrada

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

Oração do dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (2 Reis 17,5-8.13-15.18)

Leitura do segundo livro dos Reis.

17 5 Depois atacou Samaria e assediou-a por três anos.

6 No ano nono do reinado de Oséias, o rei da Assíria apoderou-se de Samaria e deportou os israelitas para a Assíria, estabelecendo-os em Hala, às margens do Habor, rio de Gozan, e nas cidades da Média. Causas da ruína de Israel

7 Assim aconteceu porque os filhos de Israel tinham pecado contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito e libertado da opressão do faraó, rei dos egípcios. Eles adoraram outros deuses,

8 adotaram os costumes das nações que o Senhor tinha expulsado diante dos israelitas e seguiram os costumes estabelecidos pelos reis de Israel.

13 O Senhor tinha advertido Israel e Judá pela boca de seus profetas e videntes: “Renunciai às vossas más ações; guardai meus mandamentos e minhas leis; observai toda a lei que prescrevi a vossos pais e que vos transmiti pelos meus servos, os profetas”.

14 Mas eles não o quiseram ouvir, e endureceram o seu coração, como o tinham feito seus pais, que se tornaram infiéis ao Senhor, seu Deus.

15 Desprezaram os seus preceitos e a aliança estabelecida com seus pais, não atenderam às advertências que lhes tinha feito, e seguiram as vaidades, tornando-se eles mesmos vaidades; apesar de ter-lhes o Senhor proibido seguir as pisadas dos povos que os cercavam,

18 Por isso, o Senhor ficou profundamente indignado contra os israelitas e lançou-os para longe de sua face. Só a tribo de Judá subsistiu.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 59/60

Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!

 

Rejeitastes, ó Deus, vosso povo

e arrasastes as nossas fileiras;

vós estáveis irado; voltai-vos!

 

Abalastes, partistes a terra,

reparai suas brechas, pois treme.

Duramente provastes o povo

e um vinho atordoante nos destes.

 

Quem me leva à cidade segura,

e a Edom quem me vai conduzir

se vós, Deus, rejeitais vosso povo

e não mais conduzis nossas tropas?

 

Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia;

nada vale o socorro dos homens!

Mas com Deus nós faremos proezas,

e ele vai esmagar o opressor.

Evangelho (Mateus 7,1-5)

Aleluia, aleluia, aleluia.

A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

7 1 Disse Jesus: “Não julgueis, e não sereis julgados.

2 Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.

3 Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?

4 Como ousas dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar a palha do teu olho’, quando tens uma trave no teu?

5 Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão”.

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento (Sl 144,15).

Depois da Comunhão

Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.

                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Corrija o seu coração em primeiro lugar

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não julgueis, e não sereis julgados’. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mateus 7,1.3.5).

 

Palavra dura, meus irmãos! Palavra exigente, porque, muitas vezes, nos perdemos na vida do outro e esquecemos o nosso próprio caminho, esquecemos do nosso caminho pessoal de conversão.

Porque, muitas vezes, o outro é para nós o espelho das nossas verdades, muitas vezes, o outro chama a nossa atenção porque acabamos vendo nele aquilo que está escondido dentro de nós.

O erro é de pensar, muitas vezes, que o que nós vemos na outra pessoa seja um mal, seja uma falha, um defeito e não conseguir enxergar isso em nós — “Não! Isso está em mim! Aquilo que eu vejo no outro também pode estar escondido dentro de mim”.

Cuidado com seus critérios de julgamento, porque eles podem esconder as imperfeições que você tem dentro do seu coração

Existe um mecanismo de defesa do nosso ego que, na psicologia, chamamos de “projeção”. A projeção é quando não consigo, conscientemente, lidar com algumas imperfeições minhas, e o que faço? Projeto ela nos outros, começo a ver no outro aquilo que não aceito em mim, aquilo que ainda em mim não está integrado, não está redimido. Então, é um trabalho tanto da psicologia, mas também espiritual. Porque precisamos fazer essa junção dentro do nosso “eu”.

O julgamento que nós temos forte em relação aos outros, muitas vezes, pode revelar essa não aceitação das mesmas coisas que estão dentro de nós. Muito cuidado com a sua rigidez, muito cuidado com os seus critérios de julgamento, porque, muitas vezes, eles podem camuflar e esconder as imperfeições que você tem dentro do seu coração.

Por isso, a necessidade de nos reconciliar com quem somos. O Filho de Deus, justamente, veio à Terra para reconciliar o nosso coração com o coração de Deus, mas também nos reconciliar com nós mesmos.

São João Paulo II, quando começou seu Pontificado, escreveu uma belíssima encíclica chamada “Redemptor Hominis” (O Redentor do homem); e ele dizia que o homem que quiser compreender a si mesmo, precisa se aproximar de Cristo. Então, aproximemo-nos de Cristo porque ali vamos compreender quem somos de verdade, por isso, as nossas misérias interiores precisam ser apresentadas ao Senhor.

A Palavra de Deus é muito clara: tire primeiro o mal de dentro de você, corrija em você aquilo que deseja tanto corrigir nos outros, e, depois, o mundo à nossa volta vai ser transformado. Primeiro, em mim, depois, nos outros.

Vamos pedir que a Palavra de Deus possa iluminar o nosso interior, fazer-nos ter contato com as nossas misérias, imperfeições e fragilidades, para que, uma vez restaurados, sejamos instrumentos mais benévolos na vida dos nossos irmãos.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ