11/06/2022 - LITURGIA E REFLEXÃO DIÁRIA - Viva concretamente o Reino dos Céus

 

SÃO BARNABÉ - APÓSTOLO (Vermelho, Prefácio dos Apóstolos – Ofício da Memória)

Antífona de Entrada

Feliz foi Barnabé, santo de Deus, que mereceu ser contado entre os apóstolos. Era na verdade um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé (At 11,24).

Oração do dia

Ó Deus, que designastes são Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as nações, fazei que a vossa Igreja anuncie por palavras e atos o evangelho de Cristo que ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Atos 11,21- 26; 13,1-3)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11 21 A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que receberam a fé e se converteram ao Senhor.

22 A notícia dessas coisas chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém. Enviaram então Barnabé até Antioquia.

23 Ao chegar lá, alegrou-se, vendo a graça de Deus, e a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração,

24 pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor.

25 Em seguida, partiu Barnabé para Tarso, à procura de Saulo. Achou-o e levou-o para Antioquia.

26 Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos. 13 1 Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.

2 Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: "Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado".

3 Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 97/98

O Senhor fez conhecer seu poder salvador

E, às nações, sua justiça.

 

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,

Porque ele fez prodígios!

Sua mão e o seu braço forte e santo

Alcançaram-lhe a vitória.

 

O Senhor fez conhecer a salvação

E, às nações, sua justiça;

Recordou o seu amor sempre fiel

Pela casa de Israel!

 

Os confins do universo contemplam

A salvação do nosso Deus.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,

Alegrai-vos e exultai!

 

Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa

E da cítara suave!

Aclamai, com os clarins e as trombetas,

Ao Senhor, o nosso rei!

Evangelho (Mt 10,7-13)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ide ao mundo e ensinai a todas as noções!

Eis que eu estou convosco até o fim do mundo! (Mt 28,19s)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7 "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.

8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,

10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.

11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.

12 Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’.

13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós".

Palavra da Salvação.


Sobre as Oferendas

Nós vos pedimos, ó Deus, que santifiqueis a vossa bênção as nossas oferendas; acendam elas em nós a caridade que impeliu São Barnabé a levar aos gentios a luz do evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Já não vos chamo servos, diz o Senhor, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai (Jô 15,15).

Depois da Comunhão

Ao recebemos, ó Deus, o penhor da vida eterna, dai-nos gozar, na vossa luz, o que celebramos, sob o véu do sacramento, em honra do apóstolo São Barnabé. Por Cristo, nosso Senhor.


                          Reflexão sobre o Evangelho

                                Por Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Viva concretamente o Reino dos Céus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo” (Mateus 10,7).

 

É uma Palavra muito forte para cada um de nós. Na verdade, esse é o miolo, o centro de todo o anúncio. O Reino de Deus está próximo porque Cristo é o Reino de Deus, Cristo é o Reino de Deus encarnado e presente no meio de nós. Por isso, o Reino não está no além, não está no depois, no pós a essa vida, mas o Reino de Deus está aqui e agora, está na sua vida, é já, porque Ele é Cristo.

Todas as vezes que aderimos a Cristo, todas as vezes que nos abrimos a Cristo, o Reino de Deus acontece na nossa vida, está presente na nossa vida.

Sabemos que uma das piores coisas na nossa realidade humana é nos sentirmos sozinhos. Você pode comprovar isso. Como é cruel, como é terrível você se sentir sozinho, sobretudo no momento de tribulação, no momento de enfermidade, quando você passa por uma dificuldade na vida. Como é bom a presença de alguém que amamos ao nosso lado!

Então, a centralidade do anúncio do Reino de Deus é levar as pessoas a reconhecer a presença de Jesus. Porque a Palavra diz: “O Reino dos Céus está próximo”, porque o Reino dos Céus é Cristo e Cristo está perto de nós, por isso, ninguém pode se dizer sozinho neste mundo, pois Cristo se fez presente na vida de cada um de nós.

O Reino dos Céus é Cristo e Ele está perto de nós, por isso, ninguém pode se dizer sozinho neste mundo

O Reino de Cristo precisa ser encarnado em cada um de nós, não podemos anunciar o Reino dos Céus só a partir dos palcos, não podemos anunciar o Reino só a partir do ambão, das redes sociais. Isso é muito fácil! O Reino dos Céus precisa descer e encontrar os nossos irmãos.

Papa Francisco insiste tanto nessa realidade: “O pastor com o cheiro das ovelhas”, ou seja, fazer-nos próximo das pessoas, tocar a carne de Cristo que padece e sofre nas pessoas; falar com elas, estar perto. É uma chamada de atenção para nós cristãos do nosso comprometimento concreto e real.

Porque é uma grande tentação nos tempos de hoje, com toda a tecnologia, ficarmos somente presos às redes sociais. Desejo que você que acompanha essa homilia diária, quando você terminar de ouvi-la, o Espírito Santo inspire no seu coração gestos concretos de amor e você possa fazer com que o Reino de Deus, que está perto, esteja perto das pessoas que estão mais perto de você, na sua família, seus vizinhos, as pessoas da sua comunidade. Concretamente, viva o Reino de Deus porque o Reino de Deus é Cristo.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DO REPOUSO NO ESPIRÍTO SANTO #10- Formação continuada da FÉ

DONS EFUSOS (CARISMÁTICOS) DOM DA FÉ #4 - Formação continuada da FÉ